Entenda a diferença entre carreira e profissão
É muito comum confundir os termos, sabia?
Confundir carreira e profissão é muito comum, pois normalmente estão sempre caminhando juntas. Mas, após ler esta matéria, você saberá claramente qual a diferença entre os dois termos.
O que é profissão?
Profissão é o ofício que alguém desempenha. Para se ter uma profissão é preciso estudar e se especializar em algo de maneira formal ou não. Por exemplo, a profissão dentista exige uma graduação no curso de Odontologia, ou seja, é preciso estudar em uma instituição autorizada e de maneira formal. Já para exercer a profissão de pedreiro, muitas vezes o estudo se dá de maneira empírica, ou seja, na prática e não necessariamente dentro de uma sala de aula. Mas ambas são profissões.
Exemplo de profissões: Psicólogo, filósofo, médico, jornalista, encanador, dentista, cozinheiro, internacionalista, etc.
O que é carreira?
Carreira é a jornada de um profissional, em uma ou em várias áreas. Duas pessoas podem ter a mesma profissão mas carreiras completamente diferentes, visto que existem demandas específicas no mercado de trabalho. Por exemplo, podemos citar dois Psicólogos que se formaram juntos na faculdade, sendo que um deles optou por seguir uma carreira na área de Psicologia Jurídica e outro na área de Psicologia Social.
*Dica de matéria: Conheça quais são as áreas da Psicologia
A escolha de uma profissão abre um leque de opções de carreira, algumas áreas exigem maior especialização, podendo requerer uma pós graduação, por exemplo.
A carreira deve ser escolhida de acordo com os interesses do profissional. Por exemplo, se o que uma pessoa procura profissionalmente é ter retorno financeiro mais rápido ou jornada de trabalho mais flexível, ela pode buscar opções que atendam o esperado e trilhar uma carreira nas áreas que o satisfaça.
O que escolher primeiro, carreira ou profissão?
Não existe uma regra, mas muitas pessoas escolhem a profissão já com a ideia de uma carreira estabelecida. Mas essa ideia pode ser substituída por outra durante ou depois da faculdade, visto que o aluno é exposto a diversas opções, antes desconhecidas, e poderá conhecer áreas que mais o agrada e mudar a escolha de carreira. Por exemplo, um aluno escolheu o curso de Pedagogia pensando em ser professor de educação infantil, mas, durante a graduação conheceu a área de Pedagogia Empresarial e acabou trilhando sua carreira no meio corporativo.
E aí, ficou esclarecido o que é carreira e o que é profissão? Me conta nos comentários o que achou da matéria;)