Geralmente, os profissionais já formados em algum segmento profissional utilizam esse tipo de especialização para dominarem alguma especificidade relacionada ao exercício de sua profissão.
A seguir, confira mais detalhes sobre a especialização pós-técnica, como elas funcionam e quais são as opções disponíveis no mercado.
Como são os cursos de Especialização Técnica?
O curso de especialização pós-técnica foi regulamentado pelo MEC em 1999, o que na prática sacramentou uma nova possibilidade de completar a formação em nível médio do curso técnico.
A especialização normalmente é realizada por aqueles profissionais que desejam melhorar seus currículos, capacitando-os ainda mais para a realização de suas atividades profissionais diárias.
Uma vez que o pós-técnico fornece diploma comprovando a especialidade do profissional em alguma atividade específica de sua área de atuação, ele ainda pode significar melhores oportunidades de emprego e salário para quem faz esse tipo de curso.
O técnico em guia de turismo, por exemplo, apresenta a especialização técnica em Guia Especializado em Atrativo Turístico Natural e oferece aprimoramento em um setor do turismo cada vez mais focado em experiências mais sustentáveis e em ascensão.
Quanto tempo dura o Curso de Especialização Técnica?
O curso de especialização pós-técnico possui duração mínima, determinada pelo MEC, correspondente a 25% da carga horária de sua formação técnica.
Por exemplo, supondo que a sua habilitação profissional tenha sido realizada por um Curso Técnico em Enfermagem, com carga horária de 1.800h. A duração da especialização técnica na área, como em Enfermagem do Trabalho, terá duração mínima de 450h, que é igual a 25% de 1.800h.
Contudo, o mais comum em relação à carga horária de ambos costuma ser de 1.200h aos cursos técnicos e de 300h às especializações técnicas.
Para fazer uma especialização pós-técnica, basta o interessado ter concluído algum curso técnico de nível médio.
Feito isso, é só procurar as especializações possíveis na área da sua primeira formação.
Não existem restrições em relação a quanto tempo depois do término do curso técnico deve ser feita a especialização pós-técnica. Ela pode ser realizada logo após conclusão do ensino técnico, ou anos depois.
Normalmente, esses cursos são realizados por profissionais que já trabalham na área há algum tempo, pois isso os capacitam melhor depois de já terem alguma experiência.
Diferença entre Graduação e Especialização Técnica
Existem diversas diferenças entre a graduação e a especialização técnica. As que mais se destacam é que a graduação é um curso de nível superior, ou seja, oferece um título como bacharelado ou tecnólogo. Sua duração costuma ser de quatro a cinco anos.
Por outro lado, a especialização técnica exige que a pessoa tenha terminado um curso técnico na área em que quer se especializar. A carga horária correspondente a 25% de sua formação técnica.
Se você ficou interessado e já tem algum curso técnico na área da Saúde, saiba que existem algumas possibilidades interessantes no mercado.
Veja a seguir a lista que a Revista Quero preparou!
Especialização Pós-Técnica para Técnico em Enfermagem
O Curso Técnico em Enfermagemfoca nos aprendizados práticos da profissão, levando o aluno ao trabalho em hospitais e clínicas para lidar com as atividades do dia a dia.
Além disso, a teoria abrange conteúdos relacionados a anatomia, fisiologia e administração de remédios.
Especialização Pós-Técnica para Técnico em Radiologia
O Curso Técnico em Radiologia capacita seus estudantes a operarem e a realizarem exames em equipamentos utilizados para diagnóstico por imagem, como raio-x, tomografia e ressonância.
identificação de doenças mamárias, principalmente o câncer de mama.
Especialização Técnica em Radioterapia: especialização que ajuda a capacitar o técnico formado em radiologia a operar os equipamentos e a administrar os tratamentos de radioterapia, como
especificidades do tratamento com radiação ionizante, controle das doses e como garantir a qualidade e segurança nos procedimentos radioterápicos.
Os estudantes aprendem anatomia dental, fundamentos da odontologia, além de importantes processos auxiliares como a esterilização e operação de equipamentos.
A formação prática abrange o atendimento do paciente, limpeza dos dentes, aplicação de flúor, entre outras atividades voltadas à promoção e prevenção odontológica.
Duração média: entre 16 e 24 meses Carga horária: mínimo de 1.200 horas
Especialização Técnica em Prótese sobre Implante: capacita os profissionais a planejarem, projetarem e fabricarem próteses dos mais diversos tipos, para serem colocadas sobre implantes.
Os técnicos são capacitados ainda a realizarem a instalação e possíveis posteriores ajustes e manutenções garantido a qualidade e eficácia da prótese.
Especialização Profissional Técnica em Prótese Total: especialização que aprimora os conhecimentos de profissionais a confeccionarem e trabalharem com os diversos tipos de prótese total existentes, como a odontológica, convencional e inclusive a sobre implante, estudando as especificidades de cada uma.
Especialização Profissional Técnica em Prótese Ortodôntica: ensina a fabricar e a ajustar os diferentes tipos de aparelhos ortodônticos. Os alunos aprendem aspectos
mais teóricos relacionados a mecânica ortodôntica, novamente junto aos estudos sobre anatomia e fisiologia dental. Posteriormente, aprende-se também sobre quando são aplicados os diferentes aparelhos, móveis, fixos, expansores e de contenção.
Se você preferir fazer uma graduação, também pode contar com a Quero! Saiba que ela também oferece bolsas de graduação, para que você consiga descontos e mensalidades muito mais acessíveis, sem a necessidade de nota do Enem ou comprovação de renda.
Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de até 80% no valor do curso: