Uma das partes mais temidas e importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a Redação. Ela vale mil pontos e podem levar sua nota do Enem lá em cima. Você está preparado?
O Enem exige um texto dissertativo-argumentativo sobre um problema de interesse público nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente, entre outras. “Na prova, o candidato precisa se posicionar diante um tema polêmico e sustentar essa posição com argumentos e uma proposta de intervenção”, define o professor de redação do Anglo Vestibulares, Sérgio Paganim.
Na estrutura clássica dessa redação, o professor recomenda que o candidato faça a introdução, em um parágrafo, contextualizando o tema e deixando clara sua opinião; o desenvolvimento em dois parágrafos de argumentação; e por fim, um deixe um espaço considerável para uma proposta de intervenção bem detalhada para o problema.
Para aproveitar seus dias até a redação, o professor Paganim indica três preparações fundamentais:
1. Conheça as regras do jogo: conheça e entenda o que pede cada uma das cinco competências avaliadas no seu texto;
2. Leia as redações nota mil: com essas redações, entenda a estrutura do texto dissertativo-argumentativo na prática, observando como abrir e fechar seu texto e os melhores tipos de argumentos;
3. Amplie seu repertório: Como o tema é surpresa, a solução para se preparar é estudar ao máximo temas das grandes áreas que podem ser abordadas e identificar em qual deles mais lhe falta de repertório. Leia os noticiários e faça uma retrospectiva do que aconteceu durante o ano.
Os segredos das redações nota 1000
Uma boa preparação garante um bom texto e existem alguns elementos sempre presentes nas redações nota máxima. Segundo o professor Paganim, as redações nota alta têm uma estrutura clara, com argumentos bem organizados, explicados e conectados, opinião bem definida e apresentam um bom repertório de atualidades e do ensino médio.
Estudar pelas redações nota mil pode ajudar o candidato a organizar o texto de forma coesa, coerente e clara. Esses textos também trazem bons repertórios externos de filósofos, sociólogos, séries, filmes, conceito de alguma matéria.
Entretanto, cuidado, apelar para citações prontas não é recomendado. O professor de Literatura do Anglo Vestibulares, Maurício Soares Filho, afirma que essa citação pode ficar forçada, o candidato deve citar algo da sua realidade social. “O que se mede na redação não é seu conhecimento cultural, é a sua capacidade de conexão”, complementa Maurício.
Quer garantir sua nota mil na redação do Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Para te ajudar na reta final do Enem, aRevista Quero, em parceria com oAnglo Vestibulares,preparou oEsquenta Enem 2021, uma série de lives com dicas dos melhores professores.
Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo ogabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!