No próximo domingo (21), milhões de pessoas enfrentam o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos irão fazer as provas de Linguagens, Humanidades e Redação. Dentro de Ciências Humanas e suas tecnologias serão cobrados conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
A prova de Ciências Humanas do Enem tem a característica de ser bastante interpretativa e com muitos textos. Dessa forma, a principal dica dos professores é a leitura atenta da prova. Veja outras dicas dos professores para você mandar bem nessas matérias.
O professor do Anglo Vestibulares, Gian Dorigo, enfatiza que muitas questões do Enem apresentam os assuntos apenas como uma contexto: “Eles cobram a interpretação daquele texto e não o conteúdo em si”.
As datas comemorativas de 2019 não devem ser uma grande preocupação para a prova, tranquiliza o professor Gian. A prova é preparada com bastante antecedência e, segundo Gian, historicamente, o Enem não se preocupa com essas datas.
A prova de História costuma cobrar sobre movimentos sociais e como a ações desses movimento resultam em mudanças, inclusive na legislação. Dois movimentos destacados pelo professor são a luta pelo abolicionismo, durante o Brasil Império no século XIX, e o movimento operário brasileiro, desde sua criação no século XX até a criação da legislação trabalhista na Era Vargas.
Outro assunto quente para a prova é o período da Primeira República brasileira, no qual o professor pede a atenção ao autoritarismo político, ligado às oligarquias e ao coronelismo, a manipulação das eleições com o voto de cabresto.
O último tema que o professor enfatiza é a história contemporânea da África e Ásia, que inclui o processo de imperialismo e descolonização das regiões.
Geografia
Mais do que conteúdos, o Enem cobra habilidade e competências de seus candidatos. Em Geografia, o professor Augusto Silva do Anglo Vestibulares destaca duas: a interpretação de gráficos, tabelas e mapas e a análise da relação dos ser humano com o meio ambiente.
A dica do professor é a leitura atenta dos textos verbais e não-verbais. No caso dos gráficos, tabelas e mapas (não-verbais), Augusto orienta que o candidato analise aquilo que tem maior e menor incidência, pois normalmente as perguntas focam nesses aspectos.
O professor acredita que com o Enem “mais técnico” o foco deva ser em questões de aspectos naturais, como a geografia física. Veja os cinco temas que você deve revisar para a prova de Geografia:
1. Geografia física: climatologia e geomorfologia (hidrografia, vegetação, relevo e clima);
2. Questões ambientais: mudanças climáticas e desmatamento;
Pensando na antecedência com que é formulada a prova, Augusto acredita que assuntos muito recentes e polêmicos não devem aparecer. É o caso do desmatamento da Amazônia, entretanto a degradação de outros biomas como Cerrado e Mata Atlântica são recorrentes na prova.
Outros assuntos da atualidade que ocorrem há mais de um ano são prováveis, como o Brexit, a crise dos refugiados, a guerra comercial entre Estados Unidos e China, os conflitos no Oriente Médio, como a Guerra na Síria, as desigualdades sociais e problemas econômicos em diversos países africanos e perseguições religiosas no Myanmar.
Filosofia
Nas questões de Filosofia, o Enem se utiliza de autores como pretexto para cobrar as competências e habilidades exigida nessa prova. Pensando nisso, o professor Gian Dorigo não recomenda que o aluno decore nenhum conceito filosófico, mas que saiba interpretar os textos e manejar esses conceitos.
Os temas mais recorrentes na prova de Filosofia, segundo o professor, são:
Assim como em Filosofia, as questões de Sociologia são mais interpretativas e usam os temas como pretextos para avaliar as habilidades e competências dos candidatos.
Pensando num Enem “mais técnico”, o professor Augusto Silva, acredita que mesmo que sejam abordados textos sobre desigualdades sociais ou feminismo, por exemplo, as questões não irão cobrar o assunto em si, mas a interpretação do trecho.
Os assuntos mais recorrentes em Sociologia e que, portanto, devem ser revisados são:
1. Cultura e seus subtemas, como aculturação, apropriação cultural e choque de culturas;
2. Cultura brasileira: “Várias questões abordam tradições de algumas regiões dialogando com imagens e particularidades da sociedade contemporânea”, afirma XXX;
Quer garantir sua nota mil na redação do Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Para te ajudar na reta final do Enem, aRevista Quero, em parceria com oAnglo Vestibulares,preparou oEsquenta Enem 2021, uma série de lives com dicas dos melhores professores.
Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo ogabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!