logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências Humanas

por Giovana Murça em 11/01/21 790 visualizações

Atualizado em: 16/11/2021

No próximo domingo (21), milhões de pessoas enfrentam o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos irão fazer as provas de Linguagens, Humanidades e Redação. Dentro de Ciências Humanas e suas tecnologias serão cobrados conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Leia também: 
+ Encontre bolsas de estudo para graduação
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Linguagens

esquenta enem ciências humanas

 O que revisar?

A prova de Ciências Humanas do Enem tem a característica de ser bastante interpretativa e com muitos textos. Dessa forma, a principal dica dos professores é a leitura atenta da prova. Veja outras dicas dos professores para você mandar bem nessas matérias.

Baixe gratuitamente o Guia sobre a Redação do Enem

História

O professor do Anglo Vestibulares, Gian Dorigo, enfatiza que muitas questões do Enem apresentam os assuntos apenas como uma contexto: “Eles cobram a interpretação daquele texto e não o conteúdo em si”. 

As datas comemorativas de 2019 não devem ser uma grande preocupação para a prova, tranquiliza o professor Gian. A prova é preparada com bastante antecedência e, segundo Gian, historicamente, o Enem não se preocupa com essas datas.

A prova de História costuma cobrar sobre movimentos sociais e como a ações desses movimento resultam em mudanças, inclusive na legislação. Dois movimentos destacados pelo professor são a luta pelo abolicionismo, durante o Brasil Império no século XIX, e o movimento operário brasileiro, desde sua criação no século XX até a criação da legislação trabalhista na Era Vargas.

Outro assunto quente para a prova é o período da Primeira República brasileira, no qual o professor pede a atenção ao autoritarismo político, ligado às oligarquias e ao coronelismo, a manipulação das eleições com o voto de cabresto.

Leia também: Quais são os assuntos de História que mais caem no Enem?

O último tema que o professor enfatiza é a história contemporânea da África e Ásia, que inclui o processo de imperialismo e descolonização das regiões.

 

Geografia

Mais do que conteúdos, o Enem cobra habilidade e competências de seus candidatos. Em Geografia, o professor Augusto Silva do Anglo Vestibulares destaca duas: a interpretação de gráficos, tabelas e mapas e a análise da relação dos ser humano com o meio ambiente

A dica do professor é a leitura atenta dos textos verbais e não-verbais. No caso dos gráficos, tabelas e mapas (não-verbais), Augusto orienta que o candidato analise aquilo que tem maior e menor incidência, pois normalmente as perguntas focam nesses aspectos.

O professor acredita que com o Enem “mais técnico” o foco deva ser em questões de aspectos naturais, como a geografia física. Veja os cinco temas que você deve revisar para a prova de Geografia:

1. Geografia física: climatologia e geomorfologia (hidrografia, vegetação, relevo e clima);

2. Questões ambientais: mudanças climáticas e desmatamento;

3. População: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), taxa de natalidade, mortalidade, e outras;

4. Questão urbana: expansão das grandes cidades, condição de vida da população e desigualdades urbanas;

5. Geografia agrária: produção agrícola e desigualdades no campo.

Leia também: Quais são os assuntos de Geografia que mais caem no Enem?

Pensando na antecedência com que é formulada a prova, Augusto acredita que assuntos muito recentes e polêmicos não devem aparecer. É o caso do desmatamento da Amazônia, entretanto a degradação de outros biomas como Cerrado e Mata Atlântica são recorrentes na prova.

Outros assuntos da atualidade que ocorrem há mais de um ano são prováveis, como o Brexit, a crise dos refugiados, a guerra comercial entre Estados Unidos e China, os conflitos no Oriente Médio, como a Guerra na Síria, as desigualdades sociais e problemas econômicos em diversos países africanos e perseguições religiosas no Myanmar.

 

Filosofia

Nas questões de Filosofia, o Enem se utiliza de autores como pretexto para cobrar as competências e habilidades exigida nessa prova. Pensando nisso, o professor Gian Dorigo não recomenda que o aluno decore nenhum conceito filosófico, mas que saiba interpretar os textos e manejar esses conceitos.

Os temas mais recorrentes na prova de Filosofia, segundo o professor, são:

1. Filosofia clássica: no nascimento da filosofia na Grécia Antiga destacam-se as ideias de Platão e Aristóteles;

2. Filósofos pré-socráticos ou filósofos da natureza;

3. Filosofia política: a prova costuma comparar as ideias das diversas correntes do contratualismo na Idade Moderna, principalmente de Jean-Jacques Rousseau, Montesquieu e John Locke;

4. Racionalismo, com foco para René Descartes e nas diferenças em relação ao Empirismo.

Sociologia

Assim como em Filosofia, as questões de Sociologia são mais interpretativas e usam os temas como pretextos para avaliar as habilidades e competências dos candidatos.

Pensando num Enem “mais técnico”, o professor Augusto Silva, acredita que mesmo que sejam abordados textos sobre desigualdades sociais ou feminismo, por exemplo, as questões não irão cobrar o assunto em si, mas a interpretação do trecho.

Os assuntos mais recorrentes em Sociologia e que, portanto, devem ser revisados são:

1. Cultura e seus subtemas, como aculturação, apropriação cultural e choque de culturas;

2. Cultura brasileira: “Várias questões abordam tradições de algumas regiões dialogando com imagens e particularidades da sociedade contemporânea”, afirma XXX;

3. Teoria sociológica: Émile Durkheim, Max Weber, Jean-Jacques Rousseau e sociólogos brasileiros, como Florestan Fernandes;

4. Mundo do trabalho: a relação que a sociedade tem com o trabalho.

Leia também:
Quais são os assuntos de Filosofia que mais caem no Enem?
Quais são os assuntos de Sociologia que mais caem no Enem?

Guia completo: Redação do Enem

Quer garantir sua nota mil na redação do Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.

Baixar Guia de Redação do Enem

Esquenta Enem 2021

Para te ajudar na reta final do Enem, a Revista Quero, em parceria com o Anglo Vestibulares, preparou o Esquenta Enem 2021, uma série de lives com dicas dos melhores professores.

Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo o gabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!

Participar do Esquenta Enem 2021


Publicado originalmente em: 31/10/2019
Atualizado em: 16/11/2021

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54