Juntamente com Émile Durkheim e Karl Marx, o alemão Max Weber é considerado um dos pais fundadores da sociologia, por sistematizar e organizar o pensamento e estudos sobre a sociedade, organização social e política, influenciados pelo pensamento e estudos de Auguste Comte.
Nascido em 1864, na Alemanha, Max Weber é considerado, ao lado de Karl Marx, Émile Durkheim e Auguste Comte, um dos nomes mais importantes da Sociologia Clássica.
Weber viveu e desenvolveu suas obras no período pós unificação alemã, finalizado-as em 1871, no contexto de fortalecimento e crescimento - tanto do povo alemão quanto da economia capitalista instaurada no país.
Tal como Marx, Max Weber desenvolveu trabalhos em uma série de áreas como: Filosofia, Economia, Política e Direito. No entanto, foi o fundador de uma nova corrente de pensamento sociológico, a sociologia compreensiva, que deu lugar a uma nova forma de encarar os estudos da sociedade, até então influenciados pelo positivismo comteano e durkheimiano.
A sociologia é concebida por Max Weber como a ciência que tem como objeto a realidade infinita, na qual existem tipos ideais que servem como modelos para a interpretação dos acontecimentos sociais que serão analisados.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚