É possível entender o marxismo como um conjunto de ideias políticas, econômicas e sociais que servem para compreender a realidade vivida por Karl Marx e Friedrich Engels no decorrer do século XIX.
Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram um método para análise social. Usado dentro da teoria marxista, leva em conta as relações de trabalho existentes no século XIX. Esse método é chamado pelos pensadores posteriores a Marx de materialismo histórico dialético.
A teoria social de Marx e Engels - tal como as teorias de Durkheime Weber - propunha a explicação científica de acontecimentos sociais do momento em que viviam.
As teorias marxistas se mostraram preocupadas em encontrar soluções ligadas ao desenvolvimento, conflitos e desigualdades existentes nas sociedades capitalistas europeias.
O marxismo apresenta-se como uma teoria da ação, principalmente as que buscam por mudanças socioeconômicas impulsionadas pela luta de classes travada entre burguesiae proletariado.
Para escrever suas obras e desenvolver a noção de socialismo, Marx baseia-se nos escritos de Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier sobre o socialismo utópico e desenvolve o socialismo científico, baseado em racionalidade, observação histórica, social, política e econômica.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚