logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Linguagens

por Giovana Murça em 11/01/21 520 visualizações

Atualizado em 16/11/2021

No próximo dia 21, será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira parte do exame contempla as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. Só na área de linguagens são 45 questões incluindo gramática, literatura e língua estrangeira, você está preparado? 

esquenta enem linguagens

Mas agora não é o momento de se desesperar! É hora de focar na revisão e exercícios. Para te ajudar na prova de Linguagens, a Revista Quero conversou com os professores do Anglo Vestibulares Henrique Braga, de Língua Portuguesa, e Maurício Soares Filho, de Literatura. Confira as dicas! 

esquenta enem linguagens

Encontre bolsas de estudo para todos os níveis de ensino

O que revisar?

A prova de português no Enem tradicionalmente é uma prova longa, com muitos textos. Isso porque o foco está mais na abordagem e interpretação do que no conteúdo. “No Enem, os conteúdos são só pontos de partida para trabalhar as habilidades desenvolvidas no ensino médio”, afirma Henrique.

Nesse sentido, o Enem não tem questões que abordam a “descrição pela descrição”. “São questões que pedem apenas para classificar de aquilo é um adjunto adnominal ou um complemento adverbial, por exemplo”, explica Henrique.

Segundo o professor Henrique Braga, os cinco conhecimentos mais cobrados na prova são:

1. Leitura e interpretação de texto 

O professor Henrique explica que algumas questões vão exigir a localização de informações na superfície do texto e outras vão exigir deduções que se faz a partir daquele texto lido.

2. Gêneros textuais

O candidato deve reconhecer marcas de um gênero textual e identificar a intenção por trás daquele texto. “Por exemplo, o que faz daquele texto uma notícia ou uma crônica ou como aquele gênero convence o leitor a comprar um produto ou aderir uma ideia”, exemplifica Henrique.

Baixe gratuitamente o Guia sobre a Redação do Enem

3. Variedades linguísticas

Contrapondo a modalidade oral e escrita, o candidato deve relacionar o uso do português e a construção da identidade de diferentes regiões do Brasil.

4. Textos multimodais 

Os textos multimodais são aqueles textos que exploram elementos visuais e verbais, nos quais os candidatos devem analisar como a palavra e a imagem se articulam.

5. Movimentos artísticos

A ideia não é memorizar cada movimento artístico, mas entender como os movimentos aparecem nos textos. 

 

Literatura no Enem

Assim como as questões de Linguagens, as que cobram a área de Literatura também são bem interpretativas. O professor Maurício explica que independente no movimento literário, o candidato é convidado a ler e interpretar os sentidos dos textos. 

De acordo com Maurício, o desenvolvimento do senso crítico é o mais importante na prova. Portanto, os candidatos podem esperar questões que cobrem a interpretação de textos diferentes daqueles acostumados em sala de aula. As questões costumam relacionar manifestações culturais do cotidiano, como letras de rap ou funk e expressões folclóricas, como a festa do Bumba-meu-boi, no Maranhão. 

O Enem cobra lista de leitura?

O Enem não cobra a leitura prévia de livros como outros vestibulares. Entretanto, alguns movimentos literários do século XIX aparecem com frequência, como o Modernismo, Romantismo e Realismo

Revisar esses movimentos e sua relação com a arte pode ajudar em questões híbridas, que misturam textos e imagens. Conhecer algumas dessas estéticas artísticas nas pinturas tem sido exigido dos candidatos nos últimos anos”, enfatiza Maurício.

Não caia em pegadinhas

Na hora de responder às questões de interpretação de texto, o professor Henrique alerta que existem dois tipos de alternativas a serem evitadas e que podem te ajudar nos momentos de dúvida entre duas alternativas:

  • Alternativas que dizem algo que pode ser verdadeiro mas que o texto não diz.

“Quando o enunciado pede o que está de acordo com o texto, o correto não é se aquilo é verdade ou mentira, mas se o texto diz aquilo de fato”, enfatiza Henrique.

Leia: Quais são os assuntos de Português que mais caem no Enem?
  • Alternativas que embaralham palavras do texto.

A alternativa apresenta palavras extraídas do texto, mas formuladas de forma diferente daquilo que foi lido anteriormente. “O candidato deve pensar se aquelas palavras continuam com o mesmo sentido que elas tinham no contexto original ou se houve alguma descontextualização”, aconselha Henrique.


Guia completo: Redação do Enem

Quer garantir sua nota mil na redação do Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.

Baixar Guia de Redação do Enem

Esquenta Enem 2021

Para te ajudar na reta final do Enem, a Revista Quero, em parceria com o Anglo Vestibulares, preparou o Esquenta Enem 2021, uma série de lives com dicas dos melhores professores.

Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo o gabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!

Participar do Esquenta Enem 2021


Publicado originalmente em: 28/10/2019

Atualizado em: 16/11/2021


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54