Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Linguagens

por Giovana Murça em 28/10/19 520 visualizações

No próximo dia 3 será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira parte do exame contempla as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. Só na área de linguagens são 45 questões incluindo gramática, literatura e língua estrangeira, você está preparado? 

esquenta enem linguagens

Mas agora não é o momento de se desesperar! É hora de focar na revisão e exercícios. Para te ajudar a fazer o Enem de boa, a Revista Quero preparou o Esquenta Enem em parceria com o Anglo Vestibulares. Serão duas semanas de vídeos de revisão de todas as disciplinas com professores do Anglo. Para se inscrever, basta se cadastrar gratuitamente: 

Se inscreva no Esquenta Enem!

Para a prova de Linguagens, os professores do Anglo Vestibulares Henrique Braga, de Língua Portuguesa, e Maurício Soares Filho, de Literatura. Confira as dicas! 

O que revisar?

A prova de português no Enem tradicionalmente é uma prova longa, com muitos textos. Isso porque o foco está mais na abordagem e interpretação do que no conteúdo. “No Enem, os conteúdos são só pontos de partida para trabalhar as habilidades desenvolvidas no ensino médio”, afirma Henrique.

Nesse sentido, o Enem não tem questões que abordam a “descrição pela descrição”. “São questões que pedem apenas para classificar de aquilo é um adjunto adnominal ou um complemento adverbial, por exemplo”, explica Henrique.

Segundo o professor Henrique Braga, os cinco conhecimentos mais cobrados na prova são:

1. Leitura e interpretação de texto 

O professor Henrique explica que algumas questões vão exigir a localização de informações na superfície do texto e outras vão exigir deduções que se faz a partir daquele texto lido.

2. Gêneros textuais

O candidato deve reconhecer marcas de um gênero textual e identificar a intenção por trás daquele texto. “Por exemplo, o que faz daquele texto uma notícia ou uma crônica ou como aquele gênero convence o leitor a comprar um produto ou aderir uma ideia”, exemplifica Henrique.

Baixe gratuitamente o Guia sobre a Redação do Enem

3. Variedades linguísticas

Contrapondo a modalidade oral e escrita, o candidato deve relacionar o uso do português e a construção da identidade de diferentes regiões do Brasil.

4. Textos multimodais 

Os textos multimodais são aqueles textos que exploram elementos visuais e verbais, nos quais os candidatos devem analisar como a palavra e a imagem se articulam.

5. Movimentos artísticos

A ideia não é memorizar cada movimento artístico, mas entender como os movimentos aparecem nos textos. 

Literatura no Enem

Assim como as questões de Linguagens, as que cobram a área de Literatura também são bem interpretativas. O professor Maurício explica que independente no movimento literário, o candidato é convidado a ler e interpretar os sentidos dos textos. 

De acordo com Maurício, o desenvolvimento do senso crítico é o mais importante na prova. Portanto, os candidatos podem esperar questões que cobrem a interpretação de textos diferentes daqueles acostumados em sala de aula. As questões costumam relacionar manifestações culturais do cotidiano, como letras de rap ou funk e expressões folclóricas, como a festa do Bumba-meu-boi, no Maranhão. 

O Enem cobra lista de leitura?

O Enem não cobra a leitura prévia de livros como outros vestibulares. Entretanto, alguns movimentos literários do século XIX aparecem com frequência, como o Modernismo, Romantismo e Realismo

Revisar esses movimentos e sua relação com a arte pode ajudar em questões híbridas, que misturam textos e imagens. Conhecer algumas dessas estéticas artísticas nas pinturas tem sido exigido dos candidatos nos últimos anos”, enfatiza Maurício.

Não caia em pegadinhas

Na hora de responder às questões de interpretação de texto, o professor Henrique alerta que existem dois tipos de alternativas a serem evitadas e que podem te ajudar nos momentos de dúvida entre duas alternativas:

  • Alternativas que dizem algo que pode ser verdadeiro mas que o texto não diz.

“Quando o enunciado pede o que está de acordo com o texto, o correto não é se aquilo é verdade ou mentira, mas se o texto diz aquilo de fato”, enfatiza Henrique.

Leia: Quais são os assuntos de Português que mais caem no Enem?
  • Alternativas que embaralham palavras do texto.

A alternativa apresenta palavras extraídas do texto, mas formuladas de forma diferente daquilo que foi lido anteriormente. “O candidato deve pensar se aquelas palavras continuam com o mesmo sentido que elas tinham no contexto original ou se houve alguma descontextualização”, aconselha Henrique.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54