logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Está desempregado? Veja como usar o tempo livre para melhorar a carreira

por Maria Fernanda Alves em 27/02/20

No momento de transição entre um emprego e outro, os profissionais desempregados passam a ter algo muito precioso disponível: o tempo. E, para quem está desempregado, lidar com o tempo livre de forma produtiva pode fazer com que a carreira dê uma boa alavancada. 

Não dá para esquecer que ficar sem emprego pode ser um período de apreensão para muita gente, e é compreensível, afinal os boletos vão se acumulando e as reservas financeiras apenas esvaziando, mas é preciso continuar em movimento para evitar uma baixa na carreira.

Separamos algumas dicas que podem te fazer enxergar esse momento como uma oportunidade de planejamento de carreira e estímulo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Veja:

Invista no autocuidado

Não é incomum as pessoas passarem a semana inteira envolvidas com questões do trabalho e terem pouco tempo para dedicar a elas mesmas, seja por falta de tempo, planejamento ou até mesmo de conhecimento da importância e o impacto do autocuidado na vida profissional. 


Quero conseguir um emprego


No momento de desemprego o tempo disponível passa a existir e você percebe que o foco da sua vida é você, e essa é uma excelente oportunidade para começar a desenvolver hábitos que proporcionam saúde e bem-estar. 

O autocuidado envolve ações de manutenção do nosso corpo e mente, como por exemplo praticar uma caminhada ou outra atividade física, observar os alimentos que fazem parte do nosso cotidiano, fazer exames médicos, fazer terapia, meditação, ter momentos de autorreflexão, busca de desenvolvimento intelectual, dentre outras.

Ah, é importante deixar claro que o autocuidado não tem como objetivo fazer com que você se sinta próximo do padrão de beleza cultuado na sociedade, pode até fazer sim, mas o autocuidado, que está relacionado com a aproximação de você com você mesmo, atua forte no aumento da autoestima e, consequentemente, da confiança que será notado por todos ao seu redor.


Recalcule a rota, se preciso

Usar parte do seu tempo para saber quais são suas metas pessoais e profissionais e refletir se o estilo de vida que tem adotado tem te aproximado ou te afastado delas pode fazer com que você tenha objetivos mais claros, e até mesmo repense a sua rota caso seja necessário. Para saber se está no caminho certo é preciso saber para onde pretende ir.


Pense se você está feliz na sua profissão e se suas expectativas profissionais de quando você entrou no mercado de trabalho foram alcançadas. Imagine o tipo de trabalho que você gostaria de ter e o tipo que você gostaria de evitar. Pense em ambiente de trabalho, função, tamanho de equipe, remuneração, tudo que for relevante para você. 

A partir disso você poderá buscar oportunidades alinhadas aos seus objetivos.

Como já dissemos lá no começo do texto, os boletos vão se acumulando e a pressão para conseguir um novo emprego aumenta, mas é preciso ter cuidado para não se comprometer com "o primeiro emprego que aparecer" e acabar se decepcionando.

Hora de muito planejamento e organização


Se você tem o seguro-desemprego ou alguma reserva financeira que possa te segurar por um mês ou mais, terá tempo para investir em um plano de ação para encontrar uma oportunidade de trabalho até mesmo melhor do que a que você teve no passado.

Organize uma planilha com as oportunidades que estão abertas na sua região e que são do seu interesse, separe-as por nível de relevância para você e identifique os requisitos solicitados e se você tem o perfil compatível. 

Para as oportunidades em que você se encaixar, envie seu currículo. Caso veja que não domina alguma ferramenta importante ou precisa melhorar o seu nível em algum idioma para concorrer às melhores vagas, utilize o seu tempo disponível para se desenvolver nesses aspectos.


Se você você não tiver dinheiro para isso, não tem problema! Na internet você consegue encontrar uma infinidade de cursos gratuitos, você também pode buscar iniciativas da sua cidade vinculadas a prefeitura que ofereça capacitação gratuita. O importante é aproveitar o tempo disponível para se capacitar, tornando-se um candidato atraente para o mercado.


Separamos outras matérias que podem te ajudar a encurtar o seu tempo desempregado. Veja:

Veja como usar a técnica STAR para ir bem em uma entrevista de emprego
O que são soft skills e quais serão importantes ter para conseguir um emprego em 2020?
13 atitudes inaceitáveis durante uma entrevista de emprego
Saiba como responder sobre demissões na entrevista de emprego
Como responder na entrevista de emprego: quais são seus defeitos?

Vai precisar de uma bolsa de estudos para a graduação ou pós-graduação?

Se quiser estudar em 2020 pode conseguir uma bolsa de estudo em diversas faculdades, como as seguintes:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54