Quais são os direitos e deveres do estagiário?
Os direitos e deveres do estagiário são aspectos fundamentais que garantem uma experiência de estágio produtiva e bem-sucedida.
Entre os direitos garantidos por lei, destacam-se a jornada de trabalho de, no máximo, 6 horas diárias e 30 horas semanais para estudantes do ensino superior e técnico, e de 4 horas diárias e 20 horas semanais para estudantes do ensino médio, além de férias remuneradas após um ano de estágio e vale-transporte.
Em relação aos deveres, é importante que o estagiário cumpra as normas e procedimentos da empresa, mantenha o sigilo das informações a que tiver acesso, demonstre comprometimento e dedicação no desenvolvimento das atividades propostas e mantenha uma postura ética e profissional.
Além disso, o estagiário deve manter um canal aberto de comunicação com a instituição de ensino e o supervisor de estágio, reportando o progresso e eventuais dificuldades encontradas durante o período de estágio.
Cumprindo esses direitos e deveres, o estagiário terá uma experiência enriquecedora, que contribuirá para seu crescimento pessoal e profissional, além de fortalecer seu currículo e abrir portas para futuras oportunidades no mercado de trabalho.
Veja também: Vale a pena fazer estágio de férias?
+ 10 áreas com estágios mais bem pagos no Brasil
Como é o acompanhamento e a avaliação do estágio?
Ao longo do estágio obrigatório, tanto a instituição de ensino quanto a empresa contratante devem acompanhar e avaliar o desempenho do estagiário.
Essa avaliação será considerada na hora de conceder o diploma, e o aluno deverá apresentar um relatório final de estágio à instituição de ensino, detalhando as atividades desenvolvidas e os conhecimentos adquiridos.
Terminei a faculdade e não fiz estágio, e agora?
[#444654]”>
[38rem] xl:max-w-3xl md:py-6 lg:px-0 m-auto”>
[calc(100%-50px)] flex-col gap-1 md:gap-3 lg:w-[calc(100%-115px)]”>
[20px] flex flex-col items-start gap-4 whitespace-pre-wrap break-words”>
Se você não fizer um estágio, pode perder oportunidades de adquirir experiência prática e habilidades relevantes para sua carreira. Sem experiência profissional, pode ter dificuldades para encontrar emprego.
Candidatos com estágios tendem a ser mais competitivos. Você pode perder a chance de construir uma rede profissional e obter recomendações no futuro. Além disso, pode ter uma compreensão limitada do ambiente de trabalho e dos desafios da sua área de atuação.
No entanto, existem outras maneiras de adquirir experiência, como projetos pessoais, trabalho voluntário e cursos online. É importante buscar formas de desenvolver habilidades e agregar valor ao seu currículo, mesmo sem um estágio
Por fim, destaca-se que, muitas vezes, sem o estágio o estudante fica impossibilitado de se formar. É preciso verificar a situação com a instituição de ensino em questão.