Estudantes apontam suposto erro no Sisu; MEC afirma que sistema está normal
Sistema estaria classificando os candidatos nas duas opções de curso e aumentando as notas de corte parciais
Nesta tarde (24), estudantes subiram a hashtag #erronosisu nas redes sociais para denunciar um suposto erro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A hashtag já foi compartilhada mais de 25 mil vezes.
Os estudantes relatam que o sistema estaria classificando os candidatos nas duas opções de cursos pretendidos. Com os candidatos presentes nas duas listas de inscritos, as notas de corte estariam subindo de forma irreal, afetando a classificação parcial.
A nota de corte de um curso é a média do Enem do último candidato classificado. Segundo os estudantes, se o candidato já estiver classificado, mesmo que parcialmente, na sua primeira opção de curso, ele não deveria ser considerado na lista de candidatos da sua segunda opção.

Como deveria ser
No Twitter, um estudante compartilhou o que seria sua classificação parcial no Sisu 2018. Na imagem, o candidato está parcialmente classificado nas duas opções de curso, mas não é considerado na lista da segunda opção, pois já foi temporariamente classificado na primeira.
Pra quem não esta entendendo, era pra estar tipo assim: #erronosisu pic.twitter.com/CgZr7PDeZ2
— sisu me ajuda nunca te pedi nada (@montezdouglas) January 24, 2020
O Ministério da Educação pronunciou que o sistema está funcionando normalmente. Em um vídeo nas redes sociais, o ministro Abraham Weintraub e o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior, Thiago Leitão, explicam que a nota de corte é relativa e aumenta conforme cresce o número de inscritos. “Essa nota é só uma referência, é um indicativo de quão perto o estudante está daquela vaga e o quão disputada a vaga está”, afirmam.
Problemas no Enem 2019
Depois de assumir erros no resultado do Enem, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sisu em dois dias, até dia 26. Por conta dos erros na nota e da reclamação de milhares de estudantes, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça a suspensão das inscrições do Sisu 2020 e o adiamento dos programas Prouni e Fies.
Leia mais: Enem 2019: MPF pede à justiça a suspensão do Sisu, Prouni e Fies