Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Faculdade X curso livre: qual é o melhor caminho quando falamos de Cinema?

por Leonardo Polck. em 10/11/17 980 visualizações

Bem, se você clicou para ler o texto, certamente está pensando em iniciar sua carreira na sétima arte ou até mesmo aprimorá-la.

Uma pergunta que muitas vezes deixa as pessoas de cabelo em pé é: preciso mesmo de uma faculdade para fazer uma boa carreira na área de Cinema? A resposta é bem objetiva na minha opinião: não, você não precisa de uma faculdade. Mas, precisa ficar atento aos sinais do mercado sem se iludir.

A maior parte desses profissionais não possui diploma em Cinema e Audiovisual. Isso pode levar a um pensamento equivocado sobre a área de que, se grandes cineastas brasileiros não possuem um canudo, ele não é necessário. O ponto é que eles construíram suas carreiras em uma época em que não havia universidades com esse curso aqui em terras tupiniquins, por isso, fizeram outros cursos como Rádio ou Jornalismo.

Os mais jovens seguem na direção da formação mais completa da faculdade de Cinema mesmo e aproveitam a oportunidade de estudar os conceitos de uma forma mais específica.

Tipos de cursos

A área de Cinema apresenta alguns tipos de cursos. Achei interessante compartilhar já que nem todos conhecem essas opções. São eles:

  •  Técnicos: que não exigem processo seletivo.
  • Tecnológicos: que estabelecem uma seleção de candidatos.
  • Livres e de especialização: que proporcionam uma formação em determinada área, como cursos de Roteiro ou Captação de Som.

A principal vantagem de um curso técnico ou tecnológico é o tempo de conclusão. Em dois anos, o aluno estará formado e poderá entrar no mercado de trabalho. Um ponto não tão positivo é a falsa impressão de maior conteúdo prático. Quando o curso tem a duração de quatro anos, a absorção do conteúdo acontece de modo mais suave e espaçada.

Um bom curso abrange um mix de carga teórica e prática. Em faculdades como a Facha, por exemplo, o aluno já começa a praticar desde o primeiro período. Apesar de ser uma faculdade de Cinema recente, percebe-se uma preocupação na grade curricular, afinal, ela é considerada uma das melhores do Rio. Não é faculdade de Comunicação com habilitação em Cinema, mas de Cinema desde o início. Acredito que há muito o que melhorar no curso, mas a fase prática é algo que encontramos por lá desde o começo.

Muito além da prática

Além de pegar em uma câmera e apertar o botão, a faculdade de Cinema apresenta disciplinas que exigem uma reflexão mais profunda. Na Facha, por exemplo, temos aulas de Sociologia e Antropologia da Imagem e a criação de espaços para discussões que ultrapassam a simples reprodução de imagens, o que, algumas vezes, inexiste em cursinhos.

Percebo que, no Brasil, temos uma valorização do diploma. Gostando ou não, ele é visto no mercado como um grande diferencial.

Então, voltando ao que iniciou essa discussão. O que é melhor? A faculdade ou o curso livre? Infelizmente, não há uma resposta pronta. Há casos e casos, e você precisa analisar o seu. Independentemente da sua escolha, acho interessante verificar alguns fatores. Digo isso porque vivi essa experiência e sei o quanto pode ser difícil tomar essa decisão. Por isso, listei abaixo dois pontos a serem considerados nessa escolha:

  1.  Qualidade
    Seja para fazer uma faculdade ou um curso, é preciso pesquisar antes. Fale com professores, com alunos e ex-alunos, entre em grupos de Facebook para se informar melhor, visite as instalações. Resumindo, pesquise para não ser surpreendido depois.
  2. Dedicação
    Esse curso é o que você quer para a sua vida? Então, o seu empenho fará diferença no final das contas. Entenda que somente com grande dedicação, esforço e estudo você fará diferença no mercado. Afinal, se a aula for só mais um momento em que não estará na praia, nenhum curso ou faculdade dará a você uma boa formação.

Gostou das dicas? Pronto para seguir os seus sonhos?


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54