
Farmacêuticos têm 10 áreas de atuação regulamentadas pelo CFF; veja quais são
João Marcondes | 29/09/25A profissão apresenta alta empregabilidade, com oportunidades em farmácias, hospitais, indústria farmacêutica, laboratórios e pesquisa clínica.
A profissão apresenta alta empregabilidade, com oportunidades em farmácias, hospitais, indústria farmacêutica, laboratórios e pesquisa clínica.
O farmacêutico atua em diversos setores, garantindo saúde mais ampla e segura à população.
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.
Imagem: Freepik
Após se formar e obter registro profissional, o profissional tem acesso a mais de 140 especialidades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).
A Resolução nº 572 do CFF (2013) define 10 áreas de atuação:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Atuação em alimentos funcionais e nutracêuticos, bancos de leite humano, controle de qualidade, microbiologia, nutrição enteral, nutrigenômica, pesquisa e produção de alimentos.
Leia também: Qual área da Farmácia ganha mais?
+ Farmácia: como se especializar em farmácia hospitalar
++ Farmácia: 9 cursos de pós para quem já concluiu a graduação
Inclui análises clínicas, bacteriologia, bioquímica clínica, genética, hematologia, hemoterapia, imunologia, parasitologia, virologia, bancos de sangue e órgãos, tecidos, entre outras áreas.
Docência no ensino superior, educação ambiental e em saúde, metodologia de ensino e planejamento e gestão educacional.
Abarca assistência e atenção farmacêutica, farmácia comunitária e magistral, farmácia oncológica e veterinária, dispensação, farmacologia clínica, farmacocinética, farmacogenética e biofarmácia.
Inclui farmácia clínica domiciliar, hospitalar e especializada (cardiologia, oncologia, pediatria, geriatria, terapia antineoplásica, UTI), nutrição parenteral, radiofarmácia e pesquisa clínica.
Controle de qualidade, biotecnologia, farmacogenômica, gases terapêuticos, hemoderivados, indústria farmacêutica, de cosméticos e saneantes, nanotecnologia, P&D e tecnologia de fermentação.
Abrange gestão de farmácias e drogarias, hospitalar e em saúde pública, auditoria, avaliação de tecnologias em saúde, assuntos regulatórios, logística farmacêutica, marketing, garantia da qualidade e gestão de laboratórios clínicos.
Homeopatia, antroposofia, acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, além de termalismo social e crenoterapia.
Atuação em Estratégia Saúde da Família, vigilância sanitária, epidemiologia, farmacovigilância, farmacoeconomia, controle de água e vetores, saúde coletiva, saúde do trabalhador e gestão de resíduos em serviços de saúde.
Inclui toxicologia clínica, forense, ambiental, ocupacional e de alimentos, cosméticos e medicamentos, análises toxicológicas, toxicogenética, toxicologia esportiva e experimental.
+ Farmácia: 5 cursos para especialização em Cosmetologia
++ Farmácia: veja 6 cursos complementares para se destacar no mercado
No Brasil, há mais de 400 mil farmacêuticos, sendo 70% mulheres. A profissão apresenta alta empregabilidade, com quase 81% dos formados já atuando na área.
Principais setores de atuação:
** As informações acima foram veiculadas primeiramente pelo CFF. Veja mais informações aqui.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: