logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Conheça a Fucape, faculdade que atingiu nota máxima em avaliação do MEC

Se você quer se profissionalizar na área de negócios, por que não tentar uma vaga em uma faculdade reconhecida? De acordo com a última avaliação dos cursos de ensino superior realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Fucape Business School (Fucape) é referência de qualidade, já que a faculdade obteve nota máxima (5) no índice que avalia a qualidade das instituições de ensino.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Especializada em integrar o conhecimento teórico e as aplicações práticas dos conceitos de empreendedorismo e gestão, a Fucape é reconhecida pelo MEC e popular por oferecer um sistema de ensino excelente. Além disso, a instituição também aceita a nota do Enem como forma de ingresso e participa de programas do governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Quer saber mais? Então confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a Fucape e como funcionam os cursos de Direito, Administração, Contador Global e Economia por lá.

Conheça a Fucape, faculdade que atingiu nota máxima em avaliação do MEC - Revista Quero

O que é o IGC e o CPC?

O Índice Geral de Cursos é um dos instrumentos utilizados para medir o desempenho das instituições do Brasil. Este índice usa como base o CPC, que significa Conceito Preliminar de Curso, outro indicador utilizado pelo MEC para avaliar a qualidade de cursos de ensino superior. 

Assim, de tempos em tempos, este conceito aplica avaliações para grupos de cursos de todos os programas de graduação que são ofertados entre as instituições brasileiras, e com base no resultado destas avaliações são estabelecidas notas e que servem como indicadores das melhores instituições para estudar.


O cálculo do Conceito Preliminar de Curso é realizado com base nos seguintes dados:

  • Desempenho da Instituição de Ensino no Conceito Enade (como os estudantes se saíram na prova do Enade); 

  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); 

  • Corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); 

  • Percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade). 


Os resultados do último IGC constam no ambiente institucional do Sistema e-MEC, e o último ano em que foram divulgados foi 2019. Para entender um pouco mais sobre as classificações do índice, vale ressaltar que todos os cursos são classificados em uma escala de 1 a 5. 

Cursos com o conceito maior que 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade exigidos pelo MEC, enquanto os cursos que recebem nota 1 ou 2 são considerados insatisfatórios. Já 5 é a nota máxima de qualidade, ou seja, classifica os cursos que oferecem o que há de melhor hoje no ensino do país.

Encontrar bolsas de estudo

Além disso, para calcular o IGC é preciso tomar como base a média dos CPCs do último triênio do Enade em relação aos cursos avaliados de cada instituição. Então, constam no cálculo do Índice Geral de Cursos:

  • A média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, na última avaliação trienal disponível;

  • A distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.


Com todos esses dados, é possível obter uma visão completa sobre o desempenho e os diferenciais de cada instituição. A classificação leva como base alguns dos requisitos mais avançados atualmente para se medir a qualidade da educação, e a Fucape possui nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC. Por isso, a seguir, vamos explicar um pouco mais sobre o que ela oferece para seus alunos.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Conheça a Fucape

Criada em 2000, a Fucape está no seleto grupo das instituições do Brasil que contam com uma nota 5 (nota máxima) no IGC. A Fucape recebe a nota máxima no índice há mais de uma década e, por isso, está entre as melhores faculdades do Brasil para cursos na área de negócios e se classifica como a primeira no estado do Espírito Santo.

Com unidades em Vitória no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Belo Horizonte em Minas Gerais e em São Marcos no Maranhão, a Fucape oferece formações de graduação e pós-graduação.

Entre os cursos oferecidos para graduação, estão: Direito, Administração, Economia e Contador Global, e é possível realizar especializações que vão desde doutorados e mestrados (acadêmicos ou profissionais) até MBAs de gestão e contabilidade.

Leia mais: Contabilidade: qual a mensalidade nas melhores faculdades de Ciências Contábeis?
Melhores faculdades de Direito do Brasil, segundo a OAB
Descubra já qual é o curso ideal para você

Entre os diferenciais que a Fucape apresenta, o HUB Fucape de inovação certamente se destaca, o qual consiste em um projeto que promove a fusão entre o mercado e a academia, acelerando e financiando startups ou promovendo assistência em projetos de empresas já maduras. O objetivo deste projeto é conectar a educação ao empreendedorismo e à inovação, o que é muito interessante para quem está cursando uma graduação na área de negócios.

Outro ponto de destaque vai para os programas internacionais de estudo que a Fucape apresenta, por meio de convênios firmados com instituições de ensino estrangeiras que possuem alta reputação na área dos negócios. Um adianto para quem quer estudar fora do país e se desenvolver internacionalmente.

No geral, é uma instituição de ensino superior vantajosa para quem quer seguir carreira na área de negócios ou quer se tornar um empreendedor, já que a Fucape também disponibiliza assistência em gestão de carreiras para seus alunos e ainda conta com diversos programas de suporte e financiamento de pesquisas.

Leia também: Fucape: lista de cursos e mensalidades
Confira o ranking das faculdades, de acordo com o MEC

Quais cursos têm na Fucape?

Direito

O curso de Direito prepara profissionais para aplicarem leis e normas jurídicas vigentes em um país ou região. Neste curso, o estudante adquire conhecimento teórico e técnico sobre legislação brasileira e a internacional, e desenvolve sua visão crítica e consciência política e social para poder aplicar seus conhecimentos.

Após a conclusão do curso de Direito, é possível prestar a prova do exame da Ordem (OAB) para atuar como advogado, ou seguir carreira jurídica. Quem faz o curso de Direito pode se tornar juiz, promotor, delegado de polícia, atuar como advogado ou ainda seguir carreira diplomática. 

Encontrar bolsas de Direito

Administração

Administração é o curso que prepara profissionais para gerenciar recursos humanos, finanças e materiais de uma organização, seja ela uma empresa privada, pública ou do terceiro setor. Este é o curso ideal para quem gosta de planejar estratégias e analisar a visão macro de um negócio.

Além disso, a área de trabalho para quem se forma em Administração é bastante vasta, podendo ir desde a abertura e gestão de uma empresa própria até a atuação como executivo em diversos níveis dentro de grandes organizações.

Encontrar bolsas de Direito

Economia

O curso de Economia prepara estudantes para se tornarem profissionais capazes de identificar possibilidades de valorização patrimonial em empresas, garantindo a saúde financeira das mesmas e analisando sua capacidade de expansão. É uma graduação que forma especialistas em gestão de finanças para empresas, área essencial para o desenvolvimento de um negócio.

A área de atuação para quem faz Economia é bastante ampla: um economista pode trabalhar no mercado financeiro, pode realizar perícias econômicas, oferecer consultorias ou até gerir as finanças de grandes instituições.

Encontrar bolsas de Direito

Contador Global

O curso de Contador Global é um grande diferencial da Fucape, pois ele consiste em uma graduação essencialmente composta por matérias da área de contabilidade, mas também oferece disciplinas nas áreas de economia, administração e direito.

O objetivo deste curso é formar profissionais multifacetados e preparados para as práticas do mercado, possibilitando um aprendizado inovador com experiência prática em empresas reais - o que favorece o aprendizado prático na área das ciências contábeis. Muito interessante e recomendado para quem quer cursar Ciências Contábeis com um enfoque mais empreendedor.

Encontrar bolsas de Ciências Contábeis

Leia mais: Quais são os melhores cursos de Administração do Brasil? Descubra já!
Economia e Ciências Econômicas: entenda a diferença
Os 10 melhores cursos de Administração EaD, segundo o MEC

Outras faculdades reconhecidas pelo MEC para cursar uma graduação na área de negócios

Decidiu que a área de negócios é para você? Então, seja cursando Administração, Ciências Contábeis, Direito ou Economia, dê preferência a instituições de renome e com reconhecimento do Ministério da Educação.

Além da Fucape, existem diversas instituições de ensino de qualidade que oferecem estes cursos de graduação, e listamos algumas a seguir para facilitar sua vida. Vale mencionar, ainda, que elas também participam de programas do governo. Confira:

Lembrando que os cursos na área do negócio normalmente são oferecidos tanto presencialmente ou a distância (EaD), então é só considerar qual destas modalidades de ensino mais se encaixa no seu dia a dia e conferir se a faculdade que você deseja cursar oferece essa possibilidade.

E aí, curtiu a ideia de estudar na Fucape? Qual curso você pretende seguir?

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54