Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Gestor de mídias sociais: tudo o que você precisa saber sobre essa promissora profissão

Responsável por cuidar da comunicação e do relacionamento, o gestor de mídias sociais é quem planeja, operacionaliza, interage e analisa os resultados das ações nos canais digitais. Por isso, tem se tornado cada vez mais requisitado. 

Não em vão, profissões que envolvem o gerenciamento das redes sociais foram elencadas como promissoras! O Gestor de social media encabeça a lista de profissões emergentes em 2020, segundo o LinkedIn, além de trazer em 12º lugar a função de assistente de mídias sociais, indicando que profissões ligadas a esses canais vieram mesmo para ficar

Se você já usa muito essas mídias e considera a possibilidade de seguir carreira atuando com elas, é importante que você conheça mais a fundo o que faz o profissional.

Afinal, o uso recreativo das redes sociais é bastante diferente do dia a dia de um gestor.

Leia mais: Saiba tudo sobre o curso de mídias sociais


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que significa gerir mídias sociais?   

Embora haja uma certa aparência de espontaneidade e improviso no trabalho, gerir as redes sociais está longe de ser uma atividade “intuitiva” ou apenas criativa.

Para se dar bem nessa área, você vai precisar de uma boa dose de curiosidade, pesquisa, muito planejamento e talento para lidar com dados numéricos de uma forma pragmática, dinâmica e precisa.

Gerir esses veículos na internet e ter certeza de que eles caminham para conquistar, nutrir e vender para um público específico e engajado é desafiador.

É como se você fosse jornalista, publicitário e escritor ao mesmo tempo, responsável pela seção de interação, dando voz às marcas nos meios digitais.

Isso porque o social media também interage com o público na função de community manager, uma variação do cargo na qual o profissional é responsável pelo relacionamento e por gerenciar comunidades, desenvolvendo estratégias para uma imagem de marca consolidada.

Algumas vezes, o profissional também precisa desenvolver habilidades de design e até mesmo de gestão de campanha de anúncios (chamados de social ads).

Sim. Todas essas funções se revezam em apenas um dia de trabalho.

Acrescente a isso o fato de o mercado mudar rapidamente. Nessas plataformas, a cada dia há uma novidade ou algo diferente. É muito bom ser um profissional adaptável também.

O que faz um gestor de mídias sociais?

O gestor de mídias sociais é responsável por posicionar a marca conforme seus objetivos de atrair, reter e engajar o público nesses canais.É o conjunto de decisões e ações em um planejamento muito bem delineado que ajudará a manter a audiência ávida em interagir com as publicações. 

O trabalho de gerenciamento de redes sociais ajuda as empresas a melhorarem sua reputação digital, se tornar referência de mercado e, consequentemente, vender mais. Esse profissional é um intercessor dos interesses da empresa e de seus clientes. 

Leia mais: Cursos para quem gosta de redes sociais

Essa visão que o ajudará a tomar decisões que vão desde a escolha das redes sociais que a marca atuará até o tipo de conteúdo que será publicado, passando por toda a execução e, é claro, análise de resultados.

Por isso, o gestor de mídias sociais precisa ser multidisciplinar, ter organização, criatividade e domínio das ferramentas tecnológicas que ajudam a acelerar o trabalho. 

A capacidade criativa é a base de tudo, mas não faz um bom gestor de mídias sociais por si só: é preciso conciliar habilidades muito distintas, ter perfil analítico e jogo de cintura para acompanhar todas as mudanças de cada um desses canais.

Ele também pode ser o responsável por impulsionar as publicações (social ads), alcançando mais pessoas. Os posts patrocinados aumentam o alcance e a frequência necessárias para conduzir os clientes  pelo funil de marketing

As duas principais ferramentas para a gestão de mídias sociais são o Google Ads e o Instagram/Facebook Ads.

Quanto ganha um profissional social media?

Não é necessário ser formado em nenhum curso superior para se trabalhar com mídias sociais, desde que o profissional se desenvolva com cursos específicos

No entanto, o mais comum é que cheguem a essa profissão alunos dos cursos de Comunicação Social ou Marketing. Nesses casos, a afinidade é natural e os estudos universitários ajudam muito no embasamento teórico da profissão.

Segundo o portal de empregos Vagas, o salário médio do social media celetista no Brasil é de R$3.112, 00, mas é natural que essa média salarial varia de uma região para a outra. 

No entanto, há variações também conforme senioridade, o tempo de trabalho e o tamanho da empresa em que o social media trabalha.

Ferramentas que o profissional precisa dominar

O uso de algumas ferramentas tecnológicas fazem toda a diferença na rotina de um gestor de redes sociais. 

Para ter mais produtividade, conte com uma boa plataforma de gerenciamento de redes sociais, afinal, vai ser parte do seu trabalho conduzir a criação e a frequência de publicações, postar em diferentes redes sociais e mensurar tudo para propor otimizações.

Se essa ferramenta fizer anúncios nas redes sociais, melhor ainda. Afinal, você vai precisar de uma  dose de produtividade se quiser que sobre tempo para pensar na estratégia e ter boas ideias de conteúdo.

Com os holofotes voltados para o Gestor de Mídias sociais, mais oportunidades tendem a aparecer. No entanto, pode ser que ela se torne, também, mais concorrida nos próximos anos. Por isso, o desenvolvimento contínuo é fundamental!

Preparado para se tornar um social media que gera resultados exponenciais? 

Colaboração: MLabs

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54