Responsável por cuidar da comunicação e do relacionamento, o gestor de mídias sociais é quem planeja, operacionaliza, interage e analisa os resultados das ações nos canais digitais. Por isso, tem se tornado cada vez mais requisitado.
Não em vão, profissões que envolvem o gerenciamento das redes sociais foram elencadas como promissoras! O Gestor de social media encabeça a lista de profissões emergentes em 2020, segundo o LinkedIn, além de trazer em 12º lugar a função de assistente de mídias sociais, indicando que profissões ligadas a esses canais vieram mesmo para ficar.
Se você já usa muito essas mídias e considera a possibilidade de seguir carreira atuando com elas, é importante que você conheça mais a fundo o que faz o profissional.
Afinal, o uso recreativo das redes sociais é bastante diferente do dia a dia de um gestor.
Leia mais: Saiba tudo sobre o curso de mídias sociais

Embora haja uma certa aparência de espontaneidade e improviso no trabalho, gerir as redes sociais está longe de ser uma atividade “intuitiva” ou apenas criativa.
Para se dar bem nessa área, você vai precisar de uma boa dose de curiosidade, pesquisa, muito planejamento e talento para lidar com dados numéricos de uma forma pragmática, dinâmica e precisa.
Gerir esses veículos na internet e ter certeza de que eles caminham para conquistar, nutrir e vender para um público específico e engajado é desafiador.
É como se você fosse jornalista, publicitário e escritor ao mesmo tempo, responsável pela seção de interação, dando voz às marcas nos meios digitais.
Encontre bolsas de estudos de até 80% para Marketing
Isso porque o social media também interage com o público na função de community manager, uma variação do cargo na qual o profissional é responsável pelo relacionamento e por gerenciar comunidades, desenvolvendo estratégias para uma imagem de marca consolidada.
Algumas vezes, o profissional também precisa desenvolver habilidades de design e até mesmo de gestão de campanha de anúncios (chamados de social ads).
Sim. Todas essas funções se revezam em apenas um dia de trabalho.
Acrescente a isso o fato de o mercado mudar rapidamente. Nessas plataformas, a cada dia há uma novidade ou algo diferente. É muito bom ser um profissional adaptável também.
+ Veja tudo sobre a profissão de Social Media
O que faz um gestor de mídias sociais?
O gestor de mídias sociais é responsável por posicionar a marca conforme seus objetivos de atrair, reter e engajar o público nesses canais.É o conjunto de decisões e ações em um planejamento muito bem delineado que ajudará a manter a audiência ávida em interagir com as publicações.
O trabalho de gerenciamento de redes sociais ajuda as empresas a melhorarem sua reputação digital, se tornar referência de mercado e, consequentemente, vender mais. Esse profissional é um intercessor dos interesses da empresa e de seus clientes.
Leia mais: Cursos para quem gosta de redes sociais
Essa visão que o ajudará a tomar decisões que vão desde a escolha das redes sociais que a marca atuará até o tipo de conteúdo que será publicado, passando por toda a execução e, é claro, análise de resultados.
Por isso, o gestor de mídias sociais precisa ser multidisciplinar, ter organização, criatividade e domínio das ferramentas tecnológicas que ajudam a acelerar o trabalho.
A capacidade criativa é a base de tudo, mas não faz um bom gestor de mídias sociais por si só: é preciso conciliar habilidades muito distintas, ter perfil analítico e jogo de cintura para acompanhar todas as mudanças de cada um desses canais.
Ele também pode ser o responsável por impulsionar as publicações (social ads), alcançando mais pessoas. Os posts patrocinados aumentam o alcance e a frequência necessárias para conduzir os clientes pelo funil de marketing
As duas principais ferramentas para a gestão de mídias sociais são o Google Ads e o Instagram/Facebook Ads.