Hora de começar: saiba como escolher a primeira escola

A entrada na Educação Infantil é um grande passo na vida de toda a família, o que torna um desafio encontrar a instituição de ensino ideal

Os primeiros meses de vida de um bebê são resumidos a um contato praticamente integral com os pais e outros familiares. Mas, de repente, essa rotina é interrompida para dar lugar a um novo desafio: a entrada na creche. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Esse momento da vida é complexo para as crianças, cujas atividades diárias vão mudar completamente, e também para os pais, que precisam encontrar a instituição ideal para seu filho. “É uma mudança muito radical na vida dos pequenos”, resume a pedagoga e diretora da Petit Kids, de São Paulo, Fernanda King. 

primeira escola

Leia mais: As melhores brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos
10 experimentos científicos para fazer com as crianças

A primeira etapa da Educação Básica atende desde os bebês até as crianças pequenas, de cinco anos. Trata-se de um período de crescimento físico, cognitivo, emocional e social dos pequenos. 

“A escola é importantíssima para essa faixa etária. É a primeira instituição que amplia a convivência, com os pares e os adultos, e envolve outras práticas sociais, o que favorece o autoconhecimento e a constituição da identidade da criança”, esclarece a diretora de educação infantil do Colégio Visconde de Porto Seguro, de São Paulo, Lilian Murad Brunner.

Indo ao encontro da explicação de Lilian, a psicopedagoga Maria Nerice Pinheiro destaca como a educação infantil impacta na formação do indivíduo: “Nessa fase a criança é desafiada a negociar, a ouvir o outro, a respeitar o espaço coletivo e individual, a ganhar, a perder, a conquistar mais autonomia, a construir novos hábitos e a fazer descobertas.”

Com a palavra, os pais

Considerando a importância desse nível de ensino, a escolha de uma creche ou pré-escola pode ser um processo complexo para os responsáveis da criança. Andressa Anesi, mãe de um menino de dois anos e outro de três anos, viveu esse desafio na pele. 

Andressa lista todos os fatores que influenciaram na sua decisão: espaço disponível, playgrounds, quadra, aulas extracurriculares, preço, alimentação, curso de férias, distância de casa e transporte escolar.

Existem ainda outros critérios a serem analisados pelos pais da criança. Limpeza, quantidade de profissionais por aluno, simpatia da equipe, proposta pedagógica e segurança também são questões relevantes, segundo a pedagoga Fernanda King. 

A profissional também destaca que a primeira impressão sobre a instituição deve estar inclusa no julgamento da escola: “O atendimento que a família recebe está diretamente ligado à forma de pensar da escola e consequentemente à maneira que a criança será tratada.” Andressa é a prova disso, pois, para ela, esse foi um fator determinante na escolha da instituição de ensino após visitar três creches.

Andressa não é a única com uma lista extensa de fatores a serem observados numa escola de Educação Infantil. Simone de Carvalho e Roberto dos Santos são os pais de duas crianças dessa faixa etária, o Lucas e a Maria Laura. Para o casal, o grande desafio foi encontrar uma instituição que fosse além dos testes acadêmicos e focasse numa “educação integral, crítica, emancipadora e visionária”.  

Para encontrar a instituição ideal, a pedagoga Maria do Carmo Kobayashi sugere que os pais conversem com outros pais que têm ou tiveram filhos na escola. E foi exatamente isso que Simone e Roberto fizeram. 

O casal relata que procuraram indicações de instituições com pessoas que tinham perspectivas de vida parecidas com as deles. Nesse caso, a estratégia foi um sucesso, uma vez que eles se sentem contemplados pelos valores e metodologias do Colégio Santa Marcelina, local que escolheram.

Apesar de ser uma missão cheia de inseguranças, a entrada da criança na primeira etapa da Educação Básica é um momento crucial, do qual é impossível escapar. Para que o processo de escolha seja tranquilo, fica o conselho final da pedagoga e diretora da Escola Lumiar, de São Paulo, Maria Olivia Pagot: considere os desejos, sonhos e contextos da família e tudo vai dar certo!

Quais perguntas fazer na hora da visita à pré-escola?

Confira a seguir as perguntas que você pode fazer quando estiver visitando uma instituição de Educação Infantil:

  • A escola garante o direito ao brincar?

  • A proposta pedagógica da escola está alinhada ao que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

  • Como funciona o projeto pedagógico da escola?

  • Qual a participação da família no processo escolar?

  • Como é o cotidiano da criança?

  • Quais são os espaços de aprendizagem oferecidos pela instituição?

  • A instituição oferece formação continuada aos professores?

  • Como são os cuidados de higiene, alimentação e segurança das crianças?

  • As crianças são felizes na instituição?

  • Como é o processo de adaptação da criança na escola?

Veja também: Noites tranquilas: 9 dicas de como fazer uma criança dormir
Tarefas de matemática: 10 dicas de como ajudar as crianças

Como envolver os filhos na escolha da primeira escola?

Apesar da pouca idade das crianças da Educação Infantil, elas já podem participar da escolha da creche ou pré-escola que vão ingressar. “A criança é um sujeito de opiniões e vontades, mesmo muito pequena ela pode expressar o seu conforto em um ambiente”, explica a pedagoga Maria Olivia Pagot. 

A especialista em psicopedagogia, Maria Nerice Pinheiro, reforça a importância de incluir as crianças na escolha da instituição de ensino: “Precisamos romper com concepções que colocam as crianças em lugares de passividade e de silenciamento.”

Existem várias formas de envolver os pequenos na definição da creche ou pré-escola que vão estudar. Maria Nerice ensina algumas maneiras:

  • Em primeiro lugar, os pais podem escrever uma lista de nomes de diferentes instituições e deixar a criança montar a ordem das visitas;

  • Os pequenos também precisam ser levados nas visitas e apresentados à equipe e ao espaço escolar;

  • Depois de conhecer a instituição de ensino, os pais devem ouvir seus filhos, para descobrir a opinião deles sobre o local.

Confira: O Discord é perigoso para crianças?
Autismo infantil: como escolher uma escola para uma criança autista

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações