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Juliana Gottardi | 05/06/25Veja as datas oficiais da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Os primeiros meses de vida de um bebê são resumidos a um contato praticamente integral com os pais e outros familiares. Mas, de repente, essa rotina é interrompida para dar lugar a um novo desafio: a entrada na creche.
Esse momento da vida é complexo para as crianças, cujas atividades diárias vão mudar completamente, e também para os pais, que precisam encontrar a instituição ideal para seu filho. “É uma mudança muito radical na vida dos pequenos”, resume a pedagoga e diretora da Petit Kids, de São Paulo, Fernanda King.
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A primeira etapa da Educação Básica atende desde os bebês até as crianças pequenas, de cinco anos. Trata-se de um período de crescimento físico, cognitivo, emocional e social dos pequenos.
“A escola é importantíssima para essa faixa etária. É a primeira instituição que amplia a convivência, com os pares e os adultos, e envolve outras práticas sociais, o que favorece o autoconhecimento e a constituição da identidade da criança”, esclarece a diretora de educação infantil do Colégio Visconde de Porto Seguro, de São Paulo, Lilian Murad Brunner.
Indo ao encontro da explicação de Lilian, a psicopedagoga Maria Nerice Pinheiro destaca como a educação infantil impacta na formação do indivíduo: “Nessa fase a criança é desafiada a negociar, a ouvir o outro, a respeitar o espaço coletivo e individual, a ganhar, a perder, a conquistar mais autonomia, a construir novos hábitos e a fazer descobertas.”
Considerando a importância desse nível de ensino, a escolha de uma creche ou pré-escola pode ser um processo complexo para os responsáveis da criança. Andressa Anesi, mãe de um menino de dois anos e outro de três anos, viveu esse desafio na pele.
Andressa lista todos os fatores que influenciaram na sua decisão: espaço disponível, playgrounds, quadra, aulas extracurriculares, preço, alimentação, curso de férias, distância de casa e transporte escolar.
Existem ainda outros critérios a serem analisados pelos pais da criança. Limpeza, quantidade de profissionais por aluno, simpatia da equipe, proposta pedagógica e segurança também são questões relevantes, segundo a pedagoga Fernanda King.
A profissional também destaca que a primeira impressão sobre a instituição deve estar inclusa no julgamento da escola: “O atendimento que a família recebe está diretamente ligado à forma de pensar da escola e consequentemente à maneira que a criança será tratada.” Andressa é a prova disso, pois, para ela, esse foi um fator determinante na escolha da instituição de ensino após visitar três creches.
Andressa não é a única com uma lista extensa de fatores a serem observados numa escola de Educação Infantil. Simone de Carvalho e Roberto dos Santos são os pais de duas crianças dessa faixa etária, o Lucas e a Maria Laura. Para o casal, o grande desafio foi encontrar uma instituição que fosse além dos testes acadêmicos e focasse numa “educação integral, crítica, emancipadora e visionária”.
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O casal relata que procuraram indicações de instituições com pessoas que tinham perspectivas de vida parecidas com as deles. Nesse caso, a estratégia foi um sucesso, uma vez que eles se sentem contemplados pelos valores e metodologias do Colégio Santa Marcelina, local que escolheram.
Apesar de ser uma missão cheia de inseguranças, a entrada da criança na primeira etapa da Educação Básica é um momento crucial, do qual é impossível escapar. Para que o processo de escolha seja tranquilo, fica o conselho final da pedagoga e diretora da Escola Lumiar, de São Paulo, Maria Olivia Pagot: considere os desejos, sonhos e contextos da família e tudo vai dar certo!
Confira a seguir as perguntas que você pode fazer quando estiver visitando uma instituição de Educação Infantil:
A escola garante o direito ao brincar?
A proposta pedagógica da escola está alinhada ao que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Como funciona o projeto pedagógico da escola?
Qual a participação da família no processo escolar?
Como é o cotidiano da criança?
Quais são os espaços de aprendizagem oferecidos pela instituição?
A instituição oferece formação continuada aos professores?
Como são os cuidados de higiene, alimentação e segurança das crianças?
As crianças são felizes na instituição?
Como é o processo de adaptação da criança na escola?
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Apesar da pouca idade das crianças da Educação Infantil, elas já podem participar da escolha da creche ou pré-escola que vão ingressar. “A criança é um sujeito de opiniões e vontades, mesmo muito pequena ela pode expressar o seu conforto em um ambiente”, explica a pedagoga Maria Olivia Pagot.
A especialista em psicopedagogia, Maria Nerice Pinheiro, reforça a importância de incluir as crianças na escolha da instituição de ensino: “Precisamos romper com concepções que colocam as crianças em lugares de passividade e de silenciamento.”
Existem várias formas de envolver os pequenos na definição da creche ou pré-escola que vão estudar. Maria Nerice ensina algumas maneiras:
Em primeiro lugar, os pais podem escrever uma lista de nomes de diferentes instituições e deixar a criança montar a ordem das visitas;
Os pequenos também precisam ser levados nas visitas e apresentados à equipe e ao espaço escolar;
Depois de conhecer a instituição de ensino, os pais devem ouvir seus filhos, para descobrir a opinião deles sobre o local.
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