Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Idiomas sem Fronteiras: saiba tudo sobre o programa

por Natália Plascak Jorge em 08/02/19 400 mil visualizações

Atualizado em 06/03/2020

Se você dá valor para cursos de línguas estrangeiras, esta dica pode ser muito útil: o Ministério da Educação abriu vagas para o programa Idiomas sem Fronteiras. Isso quer dizer que os Núcleos de Línguas (NucLi) das universidades federais credenciadas podem oferecer cursos presenciais de inglês, alemão, espanhol, francês, italiano e japonês.

idiomas sem fronteiras

Como é o programa

O programa Idiomas sem Fronteiras incentiva o estudo de línguas estrangeiras entre os estudantes brasileiros. Os cursos são de graça, já que são feitas parcerias com universidades de todo o país. Uma de suas responsabilidades que acaba chamando atenção é a aplicação gratuita de testes de proficiência.

Quem pode participar

Podem participar dos cursos oferecidos pelo programa Idiomas sem Fronteiras estudantes de graduação, mestrado ou doutorado, em universidades credenciadas como Núcleo de Língua (NucLi). Os professores ativos nessas instituições de ensino também podem se inscrever e participar das aulas.

Número de vagas

O número de turmas depende da oferta e do potencial de vagas de cada universidade, com o mínimo de 15 e o máximo de 25 alunos por turma. O número de vagas pode sofrer alterações a cada oferta, dependendo da disponibilidade de carga horária dos professores de cada universidade.

Como fazer a inscrição

Os interessados em participar do Idiomas sem Fronteiras devem se inscrever pelo Sistema ISF Aluno. É preciso ficar esperto porque as universidades fazem reuniões de orientação antes do começo das aulas para confirmar a matrícula e saber o nivelamento dos alunos. Os selecionados que não participarem dessas reuniões estarão automaticamente desclassificados das aulas.

Veja também: Calendário Idiomas sem Fronteiras 2019

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Você pode utilizar até mesmo o aplicativo para isso. Se precisar de ajuda, pode conferir o passo a passo.

Níveis dos cursos presenciais

O foco do Idiomas sem Fronteiras são os níveis intermediários e avançados, B1, B2, C1 e C2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência). Para algumas universidades, também é permitido oferecer cursos para níveis iniciantes, A1 e A2.

Os cursos se concentram na preparação para a internacionalização e para o desenvolvimento de habilidades linguísticas das línguas estrangeiras para fins acadêmicos e/ou universitários. Saiba quais são as instituições parceiras.

Gostou das dicas? O que achou dessa oportunidade do Idiomas sem Fronteiras!

Que tal dar aquele up no seu inglês?

Já pensou em conseguir se comunicar com seus amigos, sua família ou no trabalho em outro idioma? O Quero Bolsa Idiomas pode ajudá-lo nessa missão!

Na plataforma digital é possível encontrar parcerias com diversas escolas de inglês que oferecem cursos rápidos que podem ser a peça-chave na sua vida. Confira algumas opções de escolas com bolsas de estudo imperdíveis:

Encontrar bolsas de estudo


Matéria originalmente publicada em 24 de agosto de 2017.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54