Nesta sexta-feira (9), às 23h59 (horário de Brasília), termina o período para se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que ficou popularmente conhecido como o “Enem dos Concursos”. Ao todo, foram ofertadas 6.640 vagas em 26 capitais do estado, Brasília e cidades do interior desses estados.
Para se inscrever, é preciso pagar uma taxa de R$ 60,00 para cargos que exijam formação no nível médio e R$ 90,00 para cargos com formação no nível superior. As inscrições são realizadas pelo site do governo, neste link. Basta entrar na sua conta gov.br e, depois, clicar no botão “iniciar inscrição”.
Nesse momento, vai aparecer um aviso de uso de dados e, para prosseguir, é preciso clicar em ‘autorizar’;
Você já estará na página do participante e será direcionado para realizar a sua inscrição;
Depois disso, basta preencher o formulário com os dados solicitados;
Após confirmar seus dados, será preciso escolher um dos oito blocos temáticos do CNU para concorrer. Clicando em cada um, é possível ver mais informações, como total de vagas, cargos e valor da inscrição;
Depois, só continuar a inscrição e pronto! Não esqueça de pagar a taxa de inscrição dentro do prazo!
Como vai funcionar o Concurso Nacional Unificado?
Segundo o calendário oficial do concurso, os locais de prova dos candidatos inscritos serão divulgados no dia 29 de abril. A prova do Concurso Nacional Unificado será aplicada no dia 5 de abril, em 220 cidades do Brasil. O resultado preliminar está previsto para se divulgado no dia 3 de junho, e o resultado final, em 30 de julho.
Como vai ser a prova do Concurso Nacional Unificado?
Aprova Concurso Nacional Unificado será composta por 70 questões objetivas, ou seja, de alternativas múltipla escolha, e uma prova dissertativa. Já o conteúdo que vai cair na prova varia de acordo com o cargo e área de atuação pretendida do candidato.
Importante ressaltar que a prova objetiva será composta por 20 questões de conhecimentos gerais, que incluem temas como políticas públicas, democracia e cidadania, Constituição Federal, Programa Nacional de Direitos Humanos, valores éticos do serviço público, diversidade e inclusão, administração e finanças, e mais 50 questões de conhecimentos específicos, de acordo com o edital escolhido.
Para ter a prova discursiva corrigida, o candidato deverá ter obtido no mínimo 40% de acertos na prova objetiva, desde que seja dentro do número de nove vezes o número de vagas de cada cargo. Por exemplo, se um cargo tem tem 90 vagas, significa que poderá ter até 810 provas discursivas corrigidas.
Já pensou em fazer faculdade?
Então, temos uma ótima notícia para você! NaQuero Bolsa, épossível entrar na faculdade com bolsa de estudos e assim economizar durante toda a formação.
A Quero Bolsa é a maior portal de educação do país e oferece oportunidades em diversos cursos em instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Há bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos! Basta entrar na plataforma e procurar pelo curso que deseja estudar para ver a disponibilidade de bolsas!
Vale lembrar que a Quero Bolsa tem parceria commais de 1.000 instituições de ensino,então o que não falta é opção de faculdade! Confira algumas faculdades parceiras bem avaliadas pelo MEC:
Muitos concursos têm a“prova de títulos”,que soma pontos para quem tem certos tipos de pós-graduação. Isso mostra como é importante ter esse nível de estudo. Vejabolsas de até 80%em pós: