logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Inscrição Encceja 2020: saiba como fazer

por Natália Plascak Jorge em 07/01/21 360 mil visualizações

Atualização: Encceja 2022: as inscrições estão abertas; faça já a sua
Como fazer a inscrição no Encceja?

Se você está ansioso e não sabe como fazer a sua inscrição no Encceja 2020, não perca essas dicas. O prazo começa às 10h do dia 11 de janeiro e vai até às 23h59 do dia 22 de janeiro de 2021.

Você não precisa pagar para se inscrever e deve preencher o formulário exclusivamente pela internet no endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Encontre bolsas de estudo para graduação

inscrição Encceja 2020

 

Quem pode fazer a inscrição no Encceja 2020?

A prova é voltada para pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e Médio no tempo adequado. O requisito obrigatório é a idade. Para requerer a Certificação do Ensino Médio, não é obrigatória a conclusão do Ensino Fundamental.

 Calendário do Encceja 2020

Ensino Fundamental
Ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame.

Ensino Médio
Ter no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame.

Durante a inscrição, você vai informar:

  • Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos e cadastro no Gov.br (para consulta sobre o andamento da sua inscrição);

    Veja também: Como criar uma conta no Gov.br?

  • Dados pessoais e também qual é o seu endereço atual;
  • Se você precisa de algum atendimento especializado e/ou específico;
  • O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (se ela é de Ensino Fundamental ou Médio);

  • As provas que você deseja ter a certificação (caso já tenha uma declaração de proficiência de alguma área);

  • Informe em qual estado e município você pretende realizar a prova;

  • A Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia onde vai pedir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência.

  • Também é preciso que o candidato preencha o Questionário Socioeconômico (QSE).
  • Caso você tenha se inscrito na edição anterior do Encceja e não tenha comparecido, será preciso realizar o pagamento da taxa de R$ 40 para garantir a sua inscrição. Aqueles que enviaram a justificativa de ausência e tiveram o pedido aceito, não precisarão fazer o pagamento. 

Após finalizar a sua inscrição, é possível salvar ou imprimir o comprovante, que constará dados e o número de inscrição do participante. Para conferir o status da sua inscrição, é preciso fazer login na Página do Participante por meio do Gov.br.

Veja também: Saiba o que estudar para o Encceja
Passo a passo da redação do Encceja

Atenção!

  • Verifique se a inscrição foi finalizada com sucesso, confira as informações preenchidas e o número de inscrição que o sistema vai fornecer.
  • Imprima o comprovante em que consta seu número de inscrição.
  • O número de inscrição e a senha cadastrada são fundamentais para acompanhar o processo de inscrição, consultar e imprimir o cartão de confirmação da inscrição e acessar o resultado individual via internet.  

    As mudanças nos dados de cadastro e na cidade de provas são permitidas somente durante o período de inscrição, ou seja, das 10h do dia 20 de maio de 2019 às 23h59 do dia 31 de maio de 2019, horário oficial de Brasília-DF. Os dados do Questionário Socioeconômico, no momento da inscrição, não poderão ser alterados.

Confirmação da inscrição no Encceja 2020

  • Acompanhe a situação da sua inscrição no endereço:  http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja
  • Não perca de vista o cartão de confirmação de inscrição. Ele contém informações importantes como número de inscrição, data, hora, local de realização das provas, indicação do atendimento especializado e/ou específico (se for o caso) e a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia estará disponível no sistema de divulgação de local de prova:  http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
  • Tenha em mãos o cartão de confirmação de inscrição no dia de aplicação da prova.

Documentos obrigatórios para fazer a inscrição

Para fazer a inscrição no Encceja 2020, é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), se o candidato tiver mais que 18 anos, e o número do Documento de Identidade, se o candidato tiver 15 anos e não tiver o CPF.

Justificativa no Encceja 2021

Quem não comparecer para fazer as provas para todas as áreas do conhecimento que se inscrever para o Encceja 2020 e quiser fazer uma nova inscrição no Encceja 2021, precisará justificar a ausência no sistema de inscrição de 2021. Se a pessoa não justificar, ela deve pagar ao Inep o custo do exame a ser divulgado no ano seguinte no edital.

Neste ano, os candidatos tiveram que justificar a ausência na última edição para ter direito à gratuidade no Encceja 2020. Aqueles que não tiveram a justificativa aceita deverão pagar a taxa de R$ 40, em boleto emitido durante a inscrição no exame, para ressarcir o governo e, então, poder participar dessa edição.

Saiba mais: O que é a justificativa de ausência do Encceja 2020?

Marque na agenda

A aplicação da prova será no dia 25 de abril, conforme o edital, sendo que o gabarito da prova deverá ser divulgado no 10º dia útil após a prova. Já para a divulgação do resultado final, ainda não há data prevista.

Veja também: Edital oficial do Encceja 2020

Calendário do Encceja 2020

Veja abaixo as datas oficiais do Encceja 2020:

Justificativa de Ausência no Encceja 2019
Justificativa de ausência 14 a 20/12/2020
Resultado 28/12/2020
Recurso
28/12/2020 a 4/1/2021
Resultado do Recurso 11/1/2021
Inscrição 11 a 22/1/2021
Ressarcimento 11 a 27/1/2021
Atendimento Especializado
Solicitação 11 a 22/1/2021
Resultado 1º/2/2021
Recurso 1º a 5/2/2021
Resultado do Recurso 12/2/2021
Tratamento pelo Nome Social
Solicitação 11 a 22/1/2021
Resultado 1º/2/2021
Recurso 1º a 5/2/2021
Resultado do Recurso 12/2/2021
Aplicação Ensino Fundamental e Médio 25/4/2021

Guia completo do Encceja

Quer saber tudo sobre o Encceja? Neste Guia, você entende o que é o exame, o que estudar, como estudar de graça para a prova e aprende a fazer a redação do Encceja. Para baixar o Guia completo do Encceja gratuitamente é só clicar no botão abaixo.

Baixar Guia sobre Encceja

Quem se formar pelo Encceja pode fazer faculdade?

Quem for aprovado em todas as matérias do Ensino Médio e receber o certificado do Encceja não tem restrição para entrar na faculdade.

E, melhor que isso, é possível conseguir bolsas de estudo em diversas instituições pela Quero Bolsa. São bolsas de até 80% em mais de mil universidades do país.

Veja algumas das universidades abaixo:

Encontre bolsas de estudo

O certificado de conclusão do Ensino Médio basta para conseguir entrar nas universidades com desconto no valor das mensalidades.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54