
O que reprova na redação do Encceja? Veja os erros comuns
Juliana Gottardi | 30/07/25O Encceja 2025 acontece no próximo domingo (3) e milhares de candidatos estão se preparando para essa oportunidade de certificação
Prazo se encerra para os programas de residência multiprofissional e uniprofissional do Enare 2025; seleção tem mais de 11 mil vagas em todo o país
As inscrições para os programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional do Exame Nacional de Residências (Enare) terminam nesta quarta-feira, 30 de julho.
Imagem: Freepik
O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Enare.
O Enare é um processo seletivo unificado, de âmbito nacional, que seleciona candidatos para programas de residência médica, multiprofissional e em área profissional da saúde.
O exame permite que os interessados concorram a vagas de diversas instituições em uma única prova, o que padroniza o processo de seleção e facilita o acesso às residências.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Podem se inscrever profissionais da saúde interessados em ingressar em programas de residência multiprofissional, uniprofissional ou médica em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Para as residências multiprofissionais e uniprofissionais, o prazo de inscrição vai de 25 de junho a 30 de julho. Já para a residência médica, o período é de 7 a 18 de julho.
Veja também:
+ O Enare vai acabar? Entenda o futuro do exame com a chegada do Enamed
Ao todo, o Enare 2025 oferece 11.388 vagas distribuídas da seguinte forma:
As oportunidades estão distribuídas entre 237 instituições participantes, o que representa um aumento de aproximadamente 28% em relação à edição anterior.
O valor da inscrição para a residência médica, seja de acesso direto ou com pré-requisito, é de R$ 330. Para as residências uni e multiprofissional, a taxa é de R$ 220.
O pagamento do boleto deve ser feito até 1º de agosto, independentemente da modalidade.
Entre as principais mudanças desta edição, está a participação de instituições privadas (com ou sem fins lucrativos) que ofertam programas de residência autorizados e financiados por bolsas públicas.
Outra novidade é a integração com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
O resultado do Enamed poderá ser usado no Enare como critério classificatório para programas de residência médica de acesso direto.
+ Inscrições do Enamed terminam nesta quarta-feira (30); saiba quem deve participar
O Enare 2025 será composto por uma única etapa obrigatória: uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. Essa avaliação será responsável por 100% da nota final dos candidatos.
A aplicação da prova está marcada para 19 de outubro, tanto para as áreas multiprofissional e uniprofissional quanto para os programas médicos que exigem pré-requisito.
Já os candidatos que optarem por utilizar o Enamed farão o exame também em 19 de outubro.
As inscrições para #Enare terminam na quarta (30). Não perca os prazos! Acesse https://t.co/AeOsGs1NhG e inscreva-se! pic.twitter.com/ioTPi5ZvLe
— Inep (@inep_oficial) July 29, 2025
Algas datas importantes para os candidatos:
Na edição passada, o Enare registrou 89.071 inscritos — um aumento de mais de 30% em relação ao ano anterior. Foram ofertadas 8.884 vagas em 162 instituições.
Leia mais: Quem precisa fazer a prova do Enamed?
+ Quantas questões tem a prova do Enamed? Entenda o novo exame para estudantes de Medicina
Para quem está de olho no futuro e quer turbinar o currículo, a plataforma Quero Bolsa oferece uma excelente oportunidade: bolsas de estudo de até 80% de desconto em cursos de pós-graduação em todo o Brasil.
Veja algumas instituições de ensino parceiras: