
Dia da Pizza: 8 profissões para quem quer atuar nesse mercado
Juliana Gottardi | 10/07/25Celebrado em 10 de julho, a data homenageia um dos pratos mais amados do mundo
Entenda as regras do novo exame obrigatório para estudantes de medicina
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (23) o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), uma nova prova que passa a ser obrigatória para todos os estudantes concluintes dos cursos de Medicina no país.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem como objetivo avaliar de forma padronizada a qualidade da formação médica e facilitar o ingresso em programas de residência médica.
A primeira edição do Enamed será aplicada ainda este ano, em outubro, com inscrições previstas para o mês de julho. Os resultados individuais serão divulgados em dezembro.
A adesão ao exame será obrigatória para estudantes de Medicina que estiverem finalizando a graduação e desejarem utilizar a nota para concorrer a vagas em residências médicas de acesso direto, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
Leia mais: Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina? Entenda os cursos
+ Cursos para quem quer fazer Medicina; veja qual mais se aproxima!
O Enamed nasce como um “exame guarda-chuva”, integrando a avaliação já existente no Enade (voltado à análise de desempenho acadêmico de estudantes universitários) com a prova objetiva aplicada no Enare.
Assim, passa a representar uma ponte estratégica entre a formação médica e o acesso à especialização, garantindo mais coerência e efetividade no processo.
A prova atenderá a dois públicos principais:
Mas vale destacar que a participação no Enamed será obrigatória para todos os estudantes de Medicina concluintes do curso em instituições brasileiras. Aqueles que não desejarem usar a nota para ingresso em residência médica via Enare estarão isentos de taxa, mas ainda assim deverão fazer a prova como parte do Enade.
Já os profissionais médicos formados que pretendem disputar uma vaga nos programas de residência médica de acesso direto deverão se inscrever no Enamed dentro do prazo definido em edital, pagando a taxa de inscrição, salvo nos casos de isenção previstos.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O edital com todas as regras, critérios de avaliação, isenções de taxa e demais orientações será publicado pelo Inep nas próximas semanas. Os estudantes e médicos interessados devem ficar atentos ao portal do MEC e do Inep para não perder os prazos. Veja o que se sabe sobre o cronograma:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.