O que diz o SEMESP sobre a prova?
O Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior no Brasil, acredita que o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), anunciado pelo Ministério da Educação, pode contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos de Medicina no país.
A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, afirma que, embora os indicadores atuais reflitam a qualidade da maioria dos cursos, é necessário aperfeiçoar continuamente os mecanismos avaliativos.
“Eles precisam acompanhar as transformações na área da saúde, o avanço das metodologias de ensino, a incorporação de novas tecnologias e promover a qualificação da formação profissional, com foco na excelência e no compromisso social”, comenta.
Entretanto, o Semesp também ressalta que, diante da existência de outros instrumentos já consolidados, como o Enade, o Revalida e o Enare, que não sejam criados novos exames além do Enamed, como a proposta de um exame nacional de proficiência em Medicina, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, que reforça uma lógica punitiva, sobrecarrega ainda mais os estudantes e não contribui para a formação dos estudantes e nem para a saúde pública do país.
+ 5 conselhos para quem quer ser aprovado em Medicina
Como funcionará a Comissão Interministerial?
A iniciativa entre os Ministérios da Saúde e Educação visa discutir e propor ações para aprimorar o ensino médico, com base nos resultados do Enamed e nas demais diretrizes para a educação médica no Brasil.
A Comissão Interministerial terá como principais responsabilidades a análise dos resultados do exame, a avaliação da qualidade dos cursos de Medicina e a atualização das diretrizes curriculares.
Ela também será encarregada de propor ajustes na formação médica para atender às novas demandas, como a integração de tecnologias – incluindo inteligência artificial – e os desafios decorrentes da pós-pandemia. Um dos principais focos será estabelecer claramente as expectativas para os estudantes em cada fase da graduação.
A comissão será composta por representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), de entidades médicas, instituições de ensino, além de gestores estaduais e municipais.
+ Dia do Médico: veja as áreas de Medicina mais bem pagas
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.