Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Quantos anos de cursinho precisa para passar em Medicina?

Embora não exista um “tempo ideal” para passar, o equilíbrio entre esforço, estratégia e suporte emocional pode fazer toda a diferença na conquista do sonho

A busca pela aprovação na graduação de Medicina é um dos desafios mais difíceis no sistema educacional brasileiro. Para alguns, a saga em busca da vaga ideal dura anos, como no caso de Ana Laura Ramazotti, de 26 anos, que viralizou nas redes sociais ao desabafar sobre a possibilidade de encarar seu décimo ano de cursinho em 2025.

“Eu nunca fiquei com tanto medo na minha vida (…). Eu realmente acho que não aguento um décimo ano de cursinho, e ao mesmo tempo que eu não queria desistir, eu não tenho uma segunda opção nem de faculdade, nem de curso, nem de nada”, confessa Ana Laura no vídeo.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Vale destacar que, um pouco depois do caso tomar a internet, a vestibulanda foi aprovada no curso dos sonhos na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Isso significa que ainda em 2025 a Ana Laura vai começar a estudar Medicina.

“Essa história mostra a força de muitos estudantes que enxergam a aprovação em Medicina como um grande objetivo de vida. Ela também reflete os desafios impostos por um sistema educacional competitivo, no qual a desigualdade de acesso à educação de qualidade e a pressão por desempenho nas provas tornam o caminho mais árduo”, afirma a CEO e professora da Autoria Educação, Isabela Azevedo.

Leia mais: 12 dicas de como passar em Medicina no Enem e vestibulares
+ Sisu 2025: quais são as universidades que ofertam vagas de Medicina?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

A história de Ana Laura reacendeu o debate sobre o tempo necessário para ingressar em cursos tão concorridos e os desafios enfrentados pelos estudantes.

Isso porque os estudantes que passam muitos anos no cursinho enfrentam desafios tanto acadêmicos quanto emocionais. A pressão social, o desgaste psicológico e a dificuldade em manter a motivação são barreiras comuns.

“Lidar com a frustração de reprovações e suportar a pressão social exige uma grande dose de resiliência e apoio”, explica o assistente pedagógico e analista de desempenho da Autoria Educação, Saulo Luís Genghini. Ele destaca que estratégias como mentorias personalizadas e eventos educativos podem ajudar a renovar a motivação e ajustar os estudos.

Quanto tempo leva para passar em Medicina?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, já que o tempo varia conforme o perfil do estudante. O assistente pedagógico da Autoria Educação, Saulo Luís Genghini, explica que, em média, candidatos com uma base acadêmica sólida e uma boa preparação levam de 2 a 3 anos para serem aprovados.

“No entanto, esse período pode se estender, dependendo de fatores como o nível de conhecimento prévio do estudante, a estratégia de estudo adotada e as exigências da instituição de ensino escolhida”, completa Genghini.

Estudantes com menos preparo inicial ou que enfrentam dificuldades emocionais podem levar mais tempo, especialmente em cursos tão exigentes quanto Medicina.

Quais fatores influenciam no tempo de cursinho necessário para passar em Medicina?

estudante de medicina

De acordo com os especialistas da Autoria Educação, vários fatores impactam o tempo que os estudantes passam no cursinho. Entre os principais estão:

  • O nível de preparo no ensino fundamental e médio;
  • A capacidade de estruturar uma rotina de estudos consistente;
  • Os aspectos emocionais, como o controle da ansiedade e a resiliência para manter a constância;
  • O acesso a materiais didáticos de qualidade e suporte pedagógico diferenciado.

Segundo Genghini, o acompanhamento por analistas tem se mostrado indispensável:
“Esses profissionais ajudam a monitorar o progresso do aluno, definir metas realistas, ajustar rotinas de estudo e oferecer mentoria personalizada para superar desafios.”

Saiba mais: Qual área da Medicina ganha mais?
+ Faculdade de Medicina mais barata do Brasil: veja qual é e onde fica

Quando é hora de mudar de estratégia?

Para estudantes que permanecem muitos anos tentando uma vaga, os especialistas sugerem reflexões e reavaliações periódicas.

“É fundamental que o estudante faça uma autoavaliação ao menos uma vez por ano para avaliar seu progresso e seus desafios”, orienta Isabela Azevedo.

A busca por alternativas, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pode ser uma solução para quem deseja continuar a jornada, mas enfrenta barreiras financeiras.

Juntamente a isso, é importante destacar que essas escolhas devem ser feitas com clareza sobre as prioridades e possibilidades do estudante. Os especialistas da Autoria Educação sugerem que os vestibulandos perguntem para si mesmos as seguintes questões:

  • Passar em Medicina (ou outro curso concorrido) é um objetivo pessoal ou uma pressão da minha família?
  • Seguir essa profissão trará realização pessoal ou é uma busca por status e remuneração?
  • Existe outra área com a qual eu me identifique e que também me traga satisfação profissional?
  • Estou disposto a seguir tentando, ciente dos obstáculos, mas acreditando genuinamente que a vitória é possível?

Conselhos para vestibulandos de Medicina

professores de redação
Saulo Luís Genghini, assistente pedagógico e analista de desempenho da Autoria Educação e Isabela Azevedo, CEO e professora da Autoria Educação, respectivamente

Para os estudantes que ainda não alcançaram a aprovação, os especialistas Isabela Azevedo e Saulo Luís Genghini deixam algumas dicas:

  • Estabeleça metas realistas: tenha um planejamento claro e acompanhe seu progresso;
  • Busque suporte: procure mentores, psicólogos educacionais ou analistas de desempenho para orientação;
  • Explore alternativas: considere outras formas de ingresso, como bolsas pelo Prouni ou financiamento pelo Fies;
  • Cuide da saúde mental: mantenha o equilíbrio emocional para suportar a pressão e os desafios.

“O vestibulando bem-sucedido é aquele que se dedica a ser consistente e eficiente, investindo esforço naquilo que muitos negligenciam. Afinal, a aprovação frequentemente se define nos detalhes”, resume a CEO da Autoria Educação.

Além disso, a especialista Isabela Azevedo encoraja os vestibulandos: “cada esforço contribui para o crescimento pessoal e acadêmico. Não desistam do sonho, mas sejam flexíveis para adaptar a estratégia”.

Confira: O que o símbolo da Medicina representa? Entenda a origem e o significado
+ 5 conselhos para quem quer ser aprovado em Medicina

Cursos da área da saúde com desconto

A Quero Bolsa está oferecendo até 80% de desconto em cursos da área da saúde, como Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Biomedicina. A iniciativa busca facilitar o acesso ao ensino superior privado, tornando as mensalidades mais acessíveis para estudantes que desejam ingressar no setor de saúde.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações