Jogos Paralímpicos Brasil: de quais modalidades o país vai participar? Confira!
As Paralimpíadas de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (28); saiba em quais modalidades o Brasil vai participar e entenda mais sobre a história dos Jogos Paralímpicos
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam hoje, 28 de agosto, com uma cerimônia de abertura na icônica Avenida Champs-Élysées, marcando o início de uma competição que reúne mais de 4.000 atletas de 184 países.
O Brasil, que sediou os Jogos Paralímpicos em 2016, no Rio de Janeiro e conquistou 72 medalhas na edição, é uma das grandes potências no cenário paralímpico, destacando-se pela crescente participação e conquistas expressivas em diversas modalidades.
Já em Tóquio 2020, o Brasil também foi ao pódio 72 vezes, mas com 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.
Em Paris, com 280 atletas (sendo 255 com deficiência, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo), a delegação brasileira busca superar este número e fazer história conquistando a 400ª medalha na história dos Jogos (atualmente o país tem 373).
Dessa forma, a edição de Paris promete ser mais uma oportunidade para o país mostrar sua força em 20 modalidades, entre elas atletismo, natação e futebol de cegos, reafirmando o compromisso com o esporte e com a inclusão de pessoas com deficiência.
Veja: Jogos Olímpicos: novas modalidades e datas de Los Angeles 2028
+ Jogos Olímpicos 2024: 5 momentos que entram para história do esporte
O Brasil vai participar de quais modalidades nas Paralimpíadas de Paris 2024?
O Brasil vai participar de 20 das 22 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. As modalidades em que o país estará representado são:
- Atletismo
- Badminton
- Bocha
- Canoagem
- Ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de cegos
- Goalball
- Hipismo
- Halterofilismo
- Judô
- Natação
- Remo
- Tênis em cadeira de rodas
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Tiro com arco
- Tiro esportivo
- Triatlo
- Vôlei sentado
Sendo assim, o Brasil não terá participação apenas no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas. No Brasil, as competições serão transmitidas na Globo, SporTV 2, Globoplay e no Youtube do Comitê Paralímpico Internacional.
Leia também: Quem são os maiores medalhistas olímpicos brasileiros?
+ Quanto dinheiro cada atleta recebe por medalha nos Jogos Olímpicos?
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quando os Jogos Paralímpicos vieram para o Brasil?
Os Jogos Paralímpicos vieram para o Brasil pela primeira vez em 2016, quando o Rio de Janeiro se tornou a cidade-sede do evento. Essa edição foi um marco na história do esporte paralímpico no país, consolidando o Brasil como uma das principais potências mundiais na competição.
Os Jogos de 2016 foram notáveis não apenas pela organização, mas também pelo desempenho impressionante da delegação brasileira, que alcançou o maior número de medalhas de ouro até então, com 22 conquistas.
Leia mais: Pontuação nas Olimpíadas: entenda como as notas são formuladas
+ Quais são os países que mais ganharam medalhas em Olimpíadas?
+ Olimpíada 2024: veja 10 frases de atletas para se inspirar
No entanto, a história das Paralimpíadas começou em 1960, em Roma, como uma forma de oferecer oportunidades esportivas para veteranos de guerra com deficiência. Desde então, o evento evoluiu para incluir uma ampla gama de deficiências e se expandiu globalmente.
O Brasil participou pela primeira vez em 1972, na edição de Heidelberg, na Alemanha, e desde então, vem aumentando sua presença e sucesso nos Jogos Paralímpicos. O país passou de uma participação modesta para uma das nações líderes, refletindo o crescimento e a importância do movimento paralímpico no Brasil.
Confira: Por que as Olimpíadas ocorrem a cada 4 anos?
+ 7 questões sobre Olimpíadas que caíram no Enem e em outros vestibulares
Gosta de esporte e pensa em seguir carreira na área?
Então que tal entrar na faculdade? Atualmente existem diversos cursos que possibilitam atuar na área esportiva, como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, dentre outros!
E por meio da Quero Bolsa, você ainda pode entrar no curso que sempre quis com bolsa de estudo de até 80%, oferecidas em milhares de faculdades espalhadas pelo país.
O melhor de tudo é que o desconto dura até o final do curso e o estudante não precisa renovar a bolsa toda semestre, porque ela já está garantida. Para ver as ofertas disponíveis, basta acessar o botão abaixo:
Separamos uma lista de universidades que oferecem condições especiais para você cursar uma graduação, veja: