Jogos Paralímpicos Brasil: de quais modalidades o país vai participar? Confira!
As Paralimpíadas de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (28); saiba em quais modalidades o Brasil vai participar e entenda mais sobre a história dos Jogos Paralímpicos
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam hoje, 28 de agosto, com uma cerimônia de abertura na icônica Avenida Champs-Élysées, marcando o início de uma competição que reúne mais de 4.000 atletas de 184 países.
O Brasil, que sediou os Jogos Paralímpicos em 2016, no Rio de Janeiro e conquistou 72 medalhas na edição, é uma das grandes potências no cenário paralímpico, destacando-se pela crescente participação e conquistas expressivas em diversas modalidades.
Já em Tóquio 2020, o Brasil também foi ao pódio 72 vezes, mas com 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.
Foto: Alessandra Cabral/CPBSeleção brasileira de atletismo em Paris, com velocista Petrúcio Ferreira tendo a honra de carregar a bandeira do país.
Em Paris, com 280 atletas (sendo 255 com deficiência, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo), a delegação brasileira busca superar este número e fazer história conquistando a 400ª medalha na história dos Jogos (atualmente o país tem 373).
Dessa forma, a edição de Paris promete ser mais uma oportunidade para o país mostrar sua força em 20 modalidades, entre elas atletismo, natação e futebol de cegos, reafirmando o compromisso com o esporte e com a inclusão de pessoas com deficiência.
O Brasil vai participar de quais modalidades nas Paralimpíadas de Paris 2024?
O Brasil vai participar de 20 das 22 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. As modalidades em que o país estará representado são:
Atletismo
Badminton
Bocha
Canoagem
Ciclismo
Esgrima em cadeira de rodas
Futebol de cegos
Goalball
Hipismo
Halterofilismo
Judô
Natação
Remo
Tênis em cadeira de rodas
Taekwondo
Tênis de mesa
Tiro com arco
Tiro esportivo
Triatlo
Vôlei sentado
Sendo assim, o Brasil não terá participação apenas no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas. No Brasil, as competições serão transmitidas na Globo, SporTV 2, Globoplay e noYoutube do Comitê Paralímpico Internacional.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quando os Jogos Paralímpicos vieram para o Brasil?
Os Jogos Paralímpicos vieram para o Brasil pela primeira vez em 2016, quando o Rio de Janeiro se tornou a cidade-sede do evento. Essa edição foi um marco na história do esporte paralímpico no país, consolidando o Brasil como uma das principais potências mundiais na competição.
Os Jogos de 2016 foram notáveis não apenas pela organização, mas também pelo desempenho impressionante da delegação brasileira, que alcançou o maior número de medalhas de ouro até então, com 22 conquistas.
No entanto, a história das Paralimpíadas começou em 1960, em Roma, como uma forma de oferecer oportunidades esportivas para veteranos de guerra com deficiência. Desde então, o evento evoluiu para incluir uma ampla gama de deficiências e se expandiu globalmente.
O Brasil participou pela primeira vez em 1972, na edição de Heidelberg, na Alemanha, e desde então, vem aumentando sua presença e sucesso nos Jogos Paralímpicos. O país passou de uma participação modesta para uma das nações líderes, refletindo o crescimento e a importância do movimento paralímpico no Brasil.
Gosta de esporte e pensa em seguir carreira na área?
Então que tal entrar na faculdade? Atualmente existem diversos cursos que possibilitam atuar na área esportiva, comoEducação Física,Fisioterapia,Nutrição, dentre outros!
E por meio daQuero Bolsa, você ainda pode entrar no curso que sempre quis com bolsa de estudo de até 80%, oferecidasem milhares de faculdades espalhadas pelo país.
O melhor de tudo é que odesconto dura até o final do curso e o estudante não precisa renovar a bolsa toda semestre, porque ela já está garantida. Para ver as ofertas disponíveis, basta acessar o botão abaixo: