Uma das alterações em consideração é a utilização da nota do Enem para substituir a necessidade dos estudantes do 3º ano do ensino médio realizarem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“No terceiro ano do Ensino Médio, os alunos fazem duas provas: a do Saeb e a do Enem. São duas provas que acabam competindo entre si. É mais conveniente que o Enem seja a avaliação, já que o estudante está focado nessa prova”, afirmou.
A decisão não foi concretizada e o ministro comentou que pretende ouvir profissionais da educação, antes de estabelecer o andamento da decisão. Ele também mencionou a necessidade de contemplar o cenário da desigualdade na formulação de um novo Ideb.
“A gente sabe que tem uma desigualdade muito grande entre alunos brancos e negros, entre quilombolas, alunos indígenas, escolas indígenas, então a gente também
[quer] reduzir as desigualdades educacionais também com a mensuração do novo Ideb”, concluiu Santana
.
+ Dúvidas sobre a BNCC? Nós respondemos a 5 perguntas para te deixar por dentro
+ 6 dicas de adaptação escolar nas primeiras semanas de aula
+ Guia de redação para o Enem
O que é Ideb?
É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Segundo a organização Todos Pela Educação, o Ideb é uma das primeiras iniciativas do Brasil para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em português e matemática nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para escolas e municípios para os estados e o País, realizados a cada dois anos.
+ Ideb: o que é, como é calculado e o desempenho do Brasil nos últimos anos
O que o Saeb?
De acordo com o Governo, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.