
Pé-de-Meia: MEC inicia pagamento da 7ª parcela de 2025 a partir desta segunda-feira (29)
João Marcondes | 29/09/25O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa do MEC que incentiva a assiduidade escolar, garantindo auxílio financeiro aos estudantes.
Em 2007, o governo brasileiro estabeleceu o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), com o objetivo de melhorar o ensino básico do país através de medidas e metas contidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Uma das iniciativas criadas foi o Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a fim de medir e acompanhar a qualidade de ensino do Brasil.
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Mas afinal, para que serve o Ideb e qual a sua importância para a educação?
Continue a leitura e saiba qual o objetivo do Ideb, como os resultados são calculados, e veja o desempenho do país nos últimos anos.
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O índice é um dos principais indicadores da qualidade do aprendizado dos alunos da Educação Básica do Brasil. Paralelamente, o Ideb visa também estabelecer metas para instituições de ensino, municípios e estados, incentivando a melhoria do aprendizado no país.
Conforme explicado, o Ideb é uma avaliação criada pelo Ministério da Educação em parceria com o Inep, que tem como objetivo medir a qualidade da educação básica no Brasil.
A avaliação do Ideb é realizada por meio da aplicação de testes de proficiência em língua portuguesa e matemática para os alunos das escolas públicas e privadas de todo o país. Os resultados são então utilizados para calcular o índice, que varia de 0 a 10.
O Ideb é uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, uma vez que, ao avaliar o desempenho das escolas em diferentes áreas, o índice permite identificar pontos fortes e fracos do sistema educacional e orientar políticas públicas para a melhoria da qualidade do ensino.
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O Ideb foi fundado pelo Inep – órgão federal vinculado ao Ministério da Educação (MEC) – em 2007, como uma iniciativa para aprimorar a qualidade da Educação Básica do país.
A cada dois anos o Ideb sintetiza, em uma nota de zero a dez, os seguintes fatores:
O primeiro componente é obtido através dos dados anuais do Censo Escolar. Já as médias de desempenho referem-se ao resultados da Prova Brasil (agora chamada Saeb) para escolas e cidades, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para estados e o país.
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Como é calculado o Ideb?
O cálculo do Ideb é feito da seguinte maneira: as notas obtidas nas provas de matemática e língua portuguesa são padronizadas em uma escala de zero a dez. A nota obtida é multiplicada pela taxa de aprovação, que varia entre 0% e 100%.
Na prática, funciona assim: se a média conquistada por determinada escola, em ambas as provas (Prova Brasil e Saeb), for 5 e a instituição tiver 80% de aprovação, seu Ideb será 4,0 ( 5 x 80% = 4,0).
Vale lembrar que o Ideb avalia o desempenho dos estudantes ao final das etapas de ensino, ou seja, no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ou 4º ano do Ensino Médio.
De 2015 até o ano passado, o Brasil ficou abaixo da meta nacional estipulada pelo Ideb em todos os ciclos escolares avaliados, com exceção do 5º ano do Ensino Fundamental.
Apesar de ter apresentado o melhor desempenho dos últimos anos, o Ensino Médio ainda permanece 0,8 pontos abaixo da meta, conforme mostra o gráfico abaixo.
Atualmente, o Ensino Médio é a etapa de ensino com maior representação no que diz respeito à evasão escolar. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada em 2019, 14,1% dos jovens de 15 anos abandonam os estudos. A partir dos 16 anos, este percentual aumenta, chegando a 18,0% aos 19 anos ou mais.
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No Ensino Fundamental, anos finais, apenas 8 dos 27 estados brasileiros atingiram a meta estabelecida para as suas respectivas uniões federativas no ano de 2019: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco, Piauí, Paraná.
Apesar de o Ideb não ser um veredito definitivo, seus indicadores são uma importante ferramenta para acompanhar os avanços e retrocessos referentes à aprendizagem e à aprovação de alunos nas escolas, municípios e estados.
O índice serve também para avaliar a evolução das metas de qualidades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) para a Educação Básica, conforme proposto no item 7:“
Fomentar a qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb.”
De acordo com o MEC, o objetivo é que, até 2022 – data da próxima avaliação – o Brasil atinja as seguintes metas do Ideb:
Desde então, o país melhorou 1,7 pontos no Ensino Fundamental I, 1,1 pontos no Ensino Fundamental II e 0,7 pontos no Ensino Médio. Baseado nos resultados presentes, a última etapa é a que necessita apresentar melhora mais elevada a fim de atingir a meta proposta para 2022.
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