
Não vai ter mais licenciatura EAD? Entenda o que diz decreto do MEC
Isabella Baliana | 22/05/25O novo decreto do MEC proíbe a licenciatura 100% EAD; entenda como ficam os estudantes e quais os novos critérios para cursos de licenciatura no país.
Segundo o canal de televisão CNN Brasil, o Ministério da Educação (MEC) irá revogar a Portaria nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que determina o retorno das aulas presenciais em universidades e institutos federais de ensino a partir de 4 de janeiro de 2021.
Em entrevista à CNN, o ministro da Educação Milton Ribeiro afirmou que abrirá uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico antes de tomar uma nova decisão e que reforçou que o retorno presencial só ocorrerá quando as universidades estiverem confiantes de que as aulas poderão ocorrer em segurança.
O texto indicava que as instituições de educação superior integrante do sistema federal de ensino deveriam retornar às aulas presenciais, seguindo os protocolos de biossegurança, a partir do início do próximo ano.
Em meio a uma nova onda de casos, reitores, cientistas e estudantes criticaram a medida do Ministério da Educação.
“O MEC está pressionado as universidades para o retorno das aulas presenciais em janeiro. Sem levar em consideração o aumento dos casos do novo coronavírus e contramão dos esforços que as instituições tiveram para conter contágios e reformular o calendário acadêmico”, publicou o perfil oficial da União Nacional dos Estudantes (UNE).
O cientista e biólogo Atila Iamarino também criticou a atitude da pasta: “O MEC decretou volta das universidades sem considerar situação epidemiológica. Não tem cabimento.”
Veja também: À espera de condições sanitárias, universidades começam a planejar volta às aulas presenciais