Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Mestrado em Psicologia: tire todas as suas dúvidas

* Texto escrito pela colaboradora Heloísa Barrense 

Fazer um mestrado em Psicologia tem sido uma opção frequente de psicólogos formados pelo Brasil. São diversas as áreas de atuação para escolher se especializar por meio de uma pós-graduação que podem trazer bons resultados no mercado de trabalho. Mas afinal, por que esses profissionais têm tomado essa decisão?

psicologia mestrado psicologia atendendo paciente
Mestrado em Psicologia: o que é e por que fazê-lo?

Atualmente, ter uma especialização no campo da Psicologia é um diferencial no mercado de trabalho, que cada vez mais apresenta conceitos e técnicas mais modernas. A área traz oportunidades tanto para pós-graduação lato sensu (como especializações e MBA), quanto para stricto sensu (doutorado e o próprio mestrado). 

O mestrado em Psicologia mostra-se como uma porta para oportunidades de carreira a muitos - principalmente para os que se interessam pela área acadêmica e de pesquisa científica.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CPF), hoje já existem 360.818 psicólogos espalhados pelo Brasil. Só no Estado de São Paulo, calcula-se que existam 106.057 profissionais atuando. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 43.118 psicólogos formados.

Apesar da grande quantidade de profissionais, o mercado não está saturado. Os campos de atuação de um psicólogo vão desde atendimentos clínicos, até a trabalhos em conjunto com hospitais, escolas e empresas.

Leia também:
10 pós-graduações mais procuradas na área de Psicologia
Características necessárias para ser um bom psicólogo
+ Como é fazer um mestrado?

Por que fazer um mestrado em Psicologia?

Para ter um diferencial no currículo, um mestrado pode ser um bom caminho pois, além de servir como uma forma de especialização, também é uma forma de se destacar e se valorizar no mercado de trabalho. 

Além disso, vale ressaltar que, financeiramente, pessoas com mestrado possuem mais chances de ganhar um salário maior do que aqueles que tenham somente o título da graduação. Sendo assim, o profissional obtém não apenas o título de mestre, mas também destaque no mercado e maior valorização quando o assunto é a remuneração.

Quais são os mestrados em Psicologia?

As áreas de atuação para psicólogos, segundo o CPF, são:

- Psicologia escolar/educacional;
- Psicologia organizacional;
- Psicologia do trabalho;
- Psicologia de trânsito;
- Psicologia Jurídica;
- Psicologia do esporte;
- Psicologia clínica;
- Psicologia hospitalar;
- Psicopedagogia;
- Psicomotricidade;
- Psicologia social; e,
- Neuropsicologia

Entretanto, atualmente os psicólogos têm sido inseridos em novas áreas de atuação e novos setores do mercado de trabalho. Um exemplo disso é sua atuação em agências de marketing, em que buscam identificar comportamentos de consumidores diante de campanhas publicitárias. 

Há um grande leque de oportunidades que tendem a se expandir cada vez mais, abrindo muitas possibilidades de estudos para aqueles que se interessam em aperfeiçoar os na área da Psicologia.

Mestrado acadêmico x mestrado profissional

Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), atualmente existem 102 programas de pós-graduação em Psicologia, sendo 26 opções de mestrados acadêmicos e 15 de mestrados profissionais

O mestrado profissional é uma nova modalidade que foi aprovada pela instituição em 2009 e é uma alternativa para quem quer se especializar, mas não tem certeza se deseja ir para a área de pesquisa. Assim, os programas buscam mesclar o acadêmico com o prático. 

Esta pode ser uma boa opção para quem está procurando atuar em empresas ou outros tipos de instituições, por exemplo. 

Nessa matéria da Revista Quero você pode conferir outras diferenças entre o mestrado acadêmico e profissional e descobrir qual é a melhor opção para você. 

Como é fazer um mestrado em Psicologia?

Antes de definir qual a sua especialização e onde cursar o seu mestrado, é necessário saber o que você projeta para o futuro. A psicóloga Bárbara Haddad optou por realizar um mestrado no departamento de Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) por se interessar no mundo acadêmico enquanto fazia sua graduação.

gif psicologia
Tire suas dúvidas sobre o mestrado em Psicologia

“Eu estive muito próxima desse mundo, fazendo iniciação científica e participando da monitoria. Vejo o mestrado como uma porta de oportunidades, tanto de reconhecimento, para fazer networking, como também para trabalhar na área acadêmica”, comenta a psicóloga que já projeta um doutorado mais para frente.

O mestrado em Psicologia tem duração média de dois anos. Para escolher em qual instituição estudar é crucial saber se nela há orientadores que possuam afinidade com o seu tema de pesquisa. Para ingressar, é necessário realizar uma prova de conhecimentos teóricos, realizar uma entrevista e fazer prova de proficiência em inglês. 

Leia também:
Como e onde fazer um mestrado a distância?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Segundo Bárbara, o primeiro ano de seu mestrado começou com mais aulas durante a semana. “No começo tinha que cumprir mais créditos, mas depois vai diminuindo. Atualmente é só a orientação para preparar a dissertação”, conta. 

Vale ressaltar que o programa requer muita dedicação para os estudos. Dessa forma, é necessário observar se a sua rotina se encaixa à grade curricular da universidade. 

Além disso, ao final do mestrado o aluno precisa apresentar sua dissertação, que é o resultado da pesquisa desenvolvida ao longo de todo o curso sobre determinado tema e sob orientação de um professor. A dissertação, ao contrário da tese, no doutorado, não precisa trazer um ponto de vista inédito a respeito do assunto. Se aprovada perante a banca avaliadora, o aluno recebe, enfim, o título de mestre

O segredo para fazer uma dissertação de mestrado perfeita
Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação

Onde fazer um mestrado em Psicologia?

De acordo com as notas do Capes, algumas das universidades públicas com as melhores pontuações (entre as notas 3 e 5) onde você pode encontrar um mestrado em Psicologia são:

- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);
-
Universidade de São Paulo (USP);
-
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP);
-
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB);
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
-
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Para Bárbara, a procura pelo programa de mestrado em Psicologia têm crescido. “Todo semestre eu enxergo isso. Quando terminamos a graduação, pouquíssimas pessoas tinham interesse em fazer mestrado, mas com o passar dos anos muita gente começou a procurar pelo curso." 

Quanto custa fazer um mestrado em Psicologia?

Os valores de um mestrado em Psicologia podem ultrapassar os R$ 50.000 dependendo da instituição particular. Entretanto, não é necessário desistir de continuar os estudos por conta do preço do programa. 

Uma possibilidade é encontrar uma bolsa de estudo que te leve ao mestrado desejado. E, para isso, não deixe de conferir as vagas disponíveis no site do Quero Bolsa

Na plataforma digital você encontra bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos, inclusive pós-graduações, seja uma especialização ou MBA, ou um mestrado ou doutorado. Confira no botão abaixo as vagas disponíveis:


Bolsas de pós em Psicologia

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54