Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
77d3618ff415044f19bb19338727d71e69001001 F195eea9d588d50316253182952267046a5964fe
Profissões

Moda: o que esperar do curso?

por Giovana Murça em 05/04/19 180 visualizações

Você ama moda mas está em dúvida se isso deve ser um hobby ou virar uma profissão? Saiba que talvez valha a pena investir na carreira. De acordo com o “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil – Edição 2019”, feito pela Firjan, houve um crescimento na procura por profissionais digitais e inovadores, incluindo os profissionais da moda.

Para tirar suas as dúvidas, nesse post você conhece mais sobre o curso de Moda e suas áreas de atuação!


Áreas de atuação

O profissional de Moda têm um amplo mercado de atuação nas áreas de pesquisa, criação, modelagem, confecção, marketing, produção de desfiles e editoriais de moda, no comércio ou na indústria.

Na área de criação, o estilista pesquisa o público e as tendências, desenha e confecciona roupas e acessórios. Na parte de produção, são organizados os desfiles, exposições, ensaios fotográficos, editoriais de moda e campanhas publicitárias.


O profissional da moda também pode trabalhar no comércio, na indústria ou no próprio negócio, produzindo vitrines, acompanhando o mercado e elaborando estratégias para lançar novas tendências. Consultorias de moda e criação de conteúdos para as mídias sociais também são possibilidades de atuação.

Moda ou Design de Moda?


Se você já ouviu os dois nomes e ficou em dúvida das diferenças entre um e outro, não se preocupe! São dois nomes para denominar o mesmo curso. O coordenador do curso de Moda, Orlando Cabrera, da Universidade de Franca (Unifran), explica que, de acordo Associação Brasileira de Ensino de Moda (ABEmoda), o termo mais correto e amplo seria só Moda, já que o Design faz parte da grade curricular do curso.

Leia mais em: Moda ou Design de Moda: há diferenças entre esses cursos?

Bacharelado ou tecnólogo?

O curso existe em duas modalidades: bacharelado e tecnólogo. Mas, qual a diferença entre eles? Qual escolher? Vale a pena fazer os dois? A resposta é: depende do seu objetivo.

O bacharelado é uma formação superior e mais longa, com cerca de 4 anos. Nessa modalidade, o aluno tem um conhecimento mais amplo de todos os segmentos da moda. Depois de formado, o bacharel pode atuar em diversas áreas e fazer pós-graduações para se especializar.


O curso técnico é um curso profissionalizante e mais curto, cerca de 2 anos, o que possibilita um rápido acesso ao mercado de trabalho. O conteúdo do curso é bem prático e mais específico, focado em uma área dentro da moda.

O coordenador de Design de Moda na Universidade Veiga de Almeida (UVA)Beto de Abreu, acredita que o curso bacharelado é ideal para as pessoas que ainda não decidiram qual área pretende seguir na carreira, pois há o contato com várias áreas de atuação da profissão. “É o tipo de curso é ideal para jovens que ainda não conhecem o mercado de trabalho, ou que ainda têm dúvidas de que tipo de função exercer”, aconselha Beto.

Leia também: 12 filmes para quem ama Moda

A escolha final depende do objetivo de cada um. Renata Canabrava, coordenadora do curso de Moda do Centro universitário UNA, afirma que são formações em níveis diferentes, com objetivos diferentes, mas complementares.

“O mais importante é que o estudante explore bem o setor para conseguir identificar como quer atuar profissionalmente, mapear as competências necessárias e avaliar que tipo de formação mais contribuirá para a realização dos seus projetos pessoais”, indica Renata.


Como é o curso?

O estudante de Moda pode esperar um curso dinâmico e com muitas experiências práticas. Beto de Abreu explica que o objetivo do curso é “estimular o desenvolvimento de processos criativos, a fim de que os alunos capazes de criar um estilo próprio, com soluções diferenciadas, tanto no âmbito funcional e tecnológico quanto no estético e, com isto, contribuir para a melhor colocação deles no mercado de trabalho.

O curso também busca despertar o senso crítico nos alunos, relacionando moda com sociedade, cultura, artes e história. A intenção é que os futuros profissionais saibam “usar eticamente seus conhecimentos para fazer do mundo um lugar onde se possa viver de forma melhor e, sobretudo, melhorar a qualidade vida dos usuários, os processos produtivos e de descarte dos produtos”, esclarece Beto.


As disciplinas do curso incluem aulas de desenho, tecnologia têxtil, história da moda, modelagem, fotografia, marketing da moda, cultura, sociedade e projetos práticos. Os interessados também podem se preparar para ter aulas de cálculo, computação gráfica e  trabalhar com softwares, como Photoshop, Autocad e Illustrator.

Preciso saber desenhar e costurar?

Essa é um das maiores dúvidas dos interessados no curso. E a resposta é: não! Saber costurar e desenhar não são pré-requisitos do curso. As habilidades específicas são aprendidas durante o curso com aulas práticas.

Também não é necessário fazer o curso técnico antes do bacharelado, são cursos diferentes, como já vimos. Entretanto, ter algum conhecimento prévio pode ajudar. “Eu não tinha muita afinidade com desenho e costura, então era muito difícil para mim transformar as minhas ideias em algo concreto”, conta Carolina Martins, tecnóloga em Design de Moda pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

Carolina Martins com a roupa que desenvolveu para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (Foto: Arquivo pessoal)

Por que Moda?

Melissa Cordeiro, aluna de Moda da UNA, adora artes e desde nova se envolveu com pintura e costura. Ela relembra que suas roupas sempre foram muito importantes para a formação de sua personalidade e que quando percebeu isso, surgiu a vontade de ajudar outras pessoas a construírem suas personalidades também. “Acredito que escolhi a moda com o propósito de ajudar as pessoas a se expressarem por meio do seu visual e de sentirem bem com quem são!”, declara a aluna.

Melissa Cordeiro, à esquerda, durante evento do curso (Foto: Assessoria de Imprensa/UNA)

A tecnóloga Carolina escolheu Moda pois queria atuar numa profissão mais dinâmica, livre e expressiva. “No curso descobri novas formas de enxergar a moda e os trabalhos interdisciplinares eram muito interessantes”, conta Carolina.

As aulas práticas foram as que mais encantaram a estudante de Moda da Unifran, Camilla Suave: “Aqui colocamos a mão na massa mesmo, e a universidade nos oferece uma oficina maravilhosa, onde podemos desenvolver nossos projetos”.

Camilla Suave está no 5º semestre do curso de Moda na Unifran (Foto: Assessoria de Imprensa/Unifran)

A estudante pensa em seguir carreira acadêmica como professora na área de modelagem. Já seu colega de sala, José Maia, pretende atuar na área de produção e jornalismo de moda.

José Maia já fez o curso técnico e escolheu também fazer o bacharelado, pois acredita que o curso tem maior visibilidade social e explora mais áreas que o tecnólogo (Foto: Assessoria de Imprensa/Unifran)

Espírito empreendedor

Para os que sonham em ter a própria marca de roupas, uma boa notícia: o curso também aborda sobre empreendedorismo! No curso da UVA, a formação empreendedora é um dos focos e os alunos têm disciplinas com ênfases em gestão, mercado e comunicação. “É o que ajuda os formados a ter uma alta taxa de empregabilidade”, garante o coordenador Beto.

Na UNA, a graduação também fornece ferramentas de visão de negócios aos estudantes. “O tempo todo tentamos encorajar nossos alunos e alunas na busca de estratégias para que possam gerir sua carreira”, afirma Renata Canabrava.

Eaí, Moda é o seu curso?


O Quero Bolsa te ajuda! A plataforma tem  bolsas de até 80% em mais de 20 mil cursos! É só clicar no retângulo verde ou ligar no 0800 123 2222 ;)

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

77d3618ff415044f19bb19338727d71e69001001 F195eea9d588d50316253182952267046a5964fe

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54