
Como arrumar um estágio?
João Marcondes | 03/04/25Em muitos cursos de graduação, o estágio é obrigatório e supervisionado, funcionando como um requisito para a conclusão da formação.
Na língua portuguesa, existem algumas expressões que são parônimas, apresentando formas de escrita semelhantes ou iguais, mas com sentidos diferentes. Este é o caso das palavras “colher”, o utensílio que utilizamos para comer e do verbo “colher”, o mesmo que coletar ou apanhar.
Além desse fenômeno, o nosso idioma ainda é recheado de palavras e expressões que, mesmo com sentido diferente, tem o mesmo som, sendo classificadas como homófonas. Isso acontece com as palavras “caçar”, utilizada para se referir ao ato de procurar/apanhar um animal e “cassar”, com significado de anular, tornar sem efeito.
Esse texto trata-se de duas expressões que são, simultaneamente, parônimas e homófonas. Vem entender!
A dúvida sobre como usar de maneira correta as expressões “nada a ver” e “nada haver” pode ser de muita gente por aí. Na hora de escrever, ninguém quer fazer feio e cometer algum erro que poderia ser facilmente evitado, certo?
Veja também:
+ Teste de Português: veja como andam os seus conhecimentos para processos seletivos
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação
Haver é um verbo que pode significar, entre outras coisas, ter, possuir, considerar, existir, acontecer ou suceder.
Aqui está a primeira dica:
Quando este verbo tem o sentido de existir, ocorrer ou acontecer, ele é impessoal, sendo assim, empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal. Como, por exemplo:
A expressão “a ver” é usada quando queremos expressar uma comparação, para dizer que uma coisa tem relação com outra.
Exemplos:
A expressão “nada a ver” indica a falta de relação entre as duas coisas. Portanto, ela é um sinônimo das expressões “não tem relação com” ou “não diz respeito a”.
“Nada haver” é uma expressão menos usual, composta pelo advérbio “nada” e do verbo “haver”. Ela indica a não existência/ocorrência de algo.
Fique atento! A expressão “nada aver”, escrita sem h, não existe na língua portuguesa, estando, portanto, sempre errada.
A expressão “tudo a ver” é o oposto da expressão “nada a ver”, indicando a relação com outra coisa. Muitas vezes, “tudo a ver” pode ser usado como um reforço da expressão “ter a ver”.
Exemplos:
“Nada a haver” é a forma negativa da expressão “ter a haver”. Ela é pouco utilizada no nosso dia a dia, devendo ser empregada somente quando o sentido expressado é aquele de não ter nada a receber, em relação direta ao dinheiro.
Exemplos:
Veja mais:
+ Como se escreve? Veja as dúvidas de português mais comuns
+ Haja ou aja: como se escreve?
Desenvolvido em parceria com o Cursinho Apoio Reforço Escolar, esse plano de estudos é um cronograma mensal, em que, de segunda a sábado, você estuda uma disciplina por dia. Lá, é possível acessar dicas de estudo, como estudar para e redação e ficar por dentro de todos assuntos que podem cair na prova.
Também 100% gratuito, o Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem na redação.
Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!
Saiba mais:
Tem ou têm: como se escreve?
Por ora ou por hora: como se escreve?