
Como funciona a segunda chamada do Prouni 2025.2?
Isabella Baliana | 07/07/25Confira quando sai a 2ª chamada do Prouni 2025.2, como participar da lista de espera e quais são os próximos passos.
Caso o candidato não tenha sido convocado em nenhuma das etapas do Prouni 2025.2 ou não tenha conseguido comprovar as informações exigidas, outras alternativas podem ser consideradas para iniciar os estudos ainda neste semestre.
Os resultados da primeira chamada do Prouni 2025.2 foram divulgados nesta segunda-feira (7).
Para quem não foi selecionado nesta etapa, ainda há alternativas tanto dentro do programa quanto em outras formas de ingresso no ensino superior.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Antes de buscar outras opções, é importante verificar se ainda há possibilidades dentro do próprio cronograma do Prouni 2025.2.
O programa conta com duas chamadas regulares e uma etapa de lista de espera, destinada aos candidatos que não foram pré-selecionados anteriormente.
Veja as próximas datas:
Caso o candidato não tenha sido convocado em nenhuma das etapas ou não tenha conseguido comprovar as informações exigidas, outras alternativas podem ser consideradas para iniciar os estudos ainda neste semestre.
+ Veja mais detalhes sobre o cronograma do Prouni 2025.2
+ Quais são as chances de passar na lista de espera do Prouni?
Imagem: Freepik
Para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, cursos técnicos são uma opção viável.
Eles costumam ter menor duração e custo mais acessível. Diversas áreas oferecem formação técnica, como administração, saúde, tecnologia e mecânica.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma das iniciativas que disponibilizam cursos gratuitos.
Diversas instituições mantêm processos seletivos próprios, independentes do Enem.
É o caso de universidades como Unicamp, Unesp, UnB, Fatec e Mackenzie.
Essas instituições também podem oferecer bolsas e programas de financiamento próprios.
Por isso, é importante acompanhar os calendários e editais de cada instituição.
Algumas universidades fora do Brasil oferecem programas de bolsas de estudo e financiamento para estudantes internacionais.
Países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália são exemplos de destinos com oportunidades.
Essa opção exige planejamento, conhecimento do idioma e cumprimento de exigências como visto e validação de documentos.
+ Enem Portugal: quais instituições de Lisboa aceitam a nota do Enem?
A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo com até 80% de desconto em mais de 1.200 instituições de ensino superior no Brasil.
O processo não exige nota do Enem ou critérios de renda. A bolsa conquistada vale até o final do curso e pode ser usada em cursos presenciais, semipresenciais ou EaD.
Basta acessar o site, pesquisar o curso e a instituição desejada e garantir a bolsa disponível.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.