Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Entenda como funciona uma faculdade semipresencial

Uma faculdade semipresencial tem se tornado umas das alternativas preferidas de quem pretende ingressar em algum curso do ensino superior no Brasil.

Entenda como funciona uma faculdade semipresencial

Isso acontece porque ela mistura características de cursos oferecidos nas modalidades presencial e no ensino a distância (EaD). Ela junta o “melhor dos dois mundos” da graduação, e vai oferecer tanto o lado positivo de se estudar em uma faculdade presencial como as vantagens de cursar uma faculdade de ensino remoto.

Agora a Revista Quero vai te explicar como funcionam esses cursos e quais são suas principais características. Conheça os detalhes e veja se esse tipo de graduação pode ser uma boa opção para você entrar em uma faculdade!

Descubra a faculdade certa para você!

O que é uma faculdade semipresencial?

As faculdades que oferecem cursos semipresenciais também costumam usar outros tipos de nomes para essa modalidade, como “flex” e “ensino híbrido”. A modalidade tem essas denominações porque une as características do ensino presencial com as características de um curso a distância.

Para quem quer a praticidade e dinâmica de um curso EaD e mesmo assim ter o contato presencial com colegas, professores e com a faculdade, essa pode ser a melhor opção de graduação.

E quais são as principais características que os cursos semipresenciais podem juntar? Confira como pode funcionar:

  • Cursos de ensino presencial podem ter uma quantidade de disciplinas que são cursadas virtualmente;

  • Cursos EaD que exigem que o aluno mantenha uma presença constante no polo de apoio presencial da faculdade para realizar as atividades no local.

Unindo e adaptando essas duas possibilidades, está o curso semipresencial. Nele, estudantes podem fazer mais disciplinas online que o limite de 40% de aulas virtuais que o Ministério da Educação (MEC) autoriza para cursos presenciais e mesmo assim têm uma frequência presencial maior que os cursos EaD.

Essa frequência varia muito de acordo com cada faculdade e com as disciplinas de cada curso. As aulas no polo ou no campus podem ser semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da instituição.

A tendência é que cursos com mais atividades práticas tenham uma frequência maior de aulas presenciais. Mesmo assim, cursos práticos contam também com muitas disciplinas teóricas, que podem ser ministradas no semipresencial por meio das plataformas digitais da faculdade.

Qual a diferença entre cursos EaD e semipresencial?

Então qual é a diferença entre um curso EaD e um curso semipresencial? Veja as características de cada um e entenda como eles funcionam.

Faculdade a distância (EaD)

  • No EaD, as aulas são gravadas e podem ser assistidas a qualquer momento durante o semestre que o aluno está matriculado;

  • A frequência dos alunos nos polos é rara e são poucas as atividades que acontecem presencialmente durante todo o curso;

  • A autonomia do aluno é maior e o acompanhamento de professores e tutores não é tão frequente;

  • Os encontros presenciais costumam acontecer exclusivamente para atividades de final de semestre obrigatórias para a sequência da formação;

  • Os horários são totalmente flexíveis, cabendo ao estudante escolher qual é o melhor momento para estudar e realizar as atividades virtuais.

Faculdade Semipresencial

  • No curso semipresencial, há diversas atividades e disciplinas em que o encontro presencial é requisito obrigatório para a aprovação;

  • Os encontros presenciais são marcados pela própria faculdade e pelos professores das disciplinas que possuem aulas no polo ou campus;

  • Existem instituições e cursos em que há disciplinas com aulas presenciais que acontecem mais de uma vez durante a semana;

  • As aulas virtuais costumam ser mais interativas, algumas ocorrendo de forma simultânea pela internet ou até mesmo nos próprios polos;

  • Há maior interatividade dos alunos com professores e tutores;

  • Há também o conteúdo que fica o tempo todo disponível para o aluno virtualmente;

  • Aulas práticas contam com a estrutura de laboratórios para serem realizadas presencialmente;

  • Devido à necessidade de laboratórios, a mensalidade é um pouco mais alta que cursos EaD, mas é menor que as de cursos presenciais.

Qual a diferença entre presencial e semipresencial?

Como citado acima, um dos atrativos para o curso semipresencial é contar com mensalidades mais baixas que os cursos presenciais.

Outra diferença é a frequência: enquanto os cursos presenciais geralmente possuem aulas durante todos os dias da semana, um curso semipresencial terá uma periodicidade de ida à instituição menor, que depende do curso, da disciplina e da faculdade que oferece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Quais cursos são oferecidos no semipresencial?

Boa parte dos cursos que são oferecidos na modalidade EaD também possuem cursos semipresenciais atualmente. São eles bacharelados, licenciaturas ou tecnológicos. Confira alguns exemplos:

Em que faculdade fazer um curso semipresencial?

Com a tendência de crescimento da modalidade semipresencial, muitas instituições se adaptaram para mesclar conteúdo online com seus cursos presenciais ou para mesclar aulas no polo de apoio ou campus com conteúdo virtual.

Na lista de faculdades abaixo, todas elas contam com cursos de ensino híbrido e são reconhecidas pelo MEC.

Confira:

Se a faculdade for certificada pelo MEC, caso das universidades acima, o diploma de um curso semipresencial possui a mesma validade para o mercado de trabalho e não tem nenhuma diferença dos certificados dos cursos presenciais e EaD.

Leia também: Conheça as diferenças entre presencial, semipresencial e EaD

E você, qual curso semipresencial você tem mais interesse em fazer? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Descubra a faculdade certa para você!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54