
Nota de corte do Sisu subiu? Veja 5 estratégias para aumentar suas chances de aprovação
Juliana Gottardi | 21/01/26Acompanhar números, entender o sistema e agir com estratégia são algumas das dicas para garantir uma vaga no ensino superior público
Acompanhar números, entender o sistema e agir com estratégia são algumas das dicas para garantir uma vaga no ensino superior público
Em resumo:
Continue lendo e entenda melhor!
A alta das notas de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 não é impressão dos candidatos. A nova regra que permite o uso das notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) elevou a média geral da concorrência e tornou a disputa mais acirrada.
O edital do Sisu 2026, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), confirma a maior edição da história do programa, com 274,8 mil vagas. Mas, segundo o coordenador do Fibonacci Sistema de Ensino, Átila Zanone, o novo critério acabou inflando as notas de cortes.

Leia mais: Como vai funcionar a lista de espera do Sisu 2026?
+ PPI: entenda o que é e como funciona no Sisu, Prouni e Fies
O coordenador Átila Zanone atribui esse aumento da nota de corte à forma como o sistema escolhe automaticamente a melhor média do candidato: “são todas as notas do Enem 23, todas as do Enem 24 e todas as do Enem 25. Das três edições, a que tiver a maior média aritmética é a que o sistema carrega”, explica.
Ele relata um exemplo pessoal para ilustrar o impacto da regra: “neste ano, minha média foi 793, mas a do ano passado foi 806. O sistema simplesmente descartou o desempenho mais recente e considerou o Enem anterior. Isso me fez subir 13 pontos na média.”
Quando esse mecanismo é aplicado a milhões de candidatos, o efeito é direto: mais gente concorrendo com notas mais altas, o que pressiona a nota de corte desde o primeiro dia de inscrição.
Segundo Átila Zanone, o aumento da nota de corte não é algo que o candidato consiga evitar. O que muda o jogo é a estratégia de inscrição. “O estudante não tem culpa nenhuma de ter esse direito. O critério é que é problemático. O que pode ajudar é a definição da estratégia”, afirma.
A seguir, veja 5 estratégias para lidar com a alta da nota de corte no Sisu 2026:
A primeira decisão precisa ser ampliar o leque de escolhas. Não basta pensar apenas na primeira opção. “É pensar em primeira, segunda, terceira, até a décima opção. Um mesmo curso é ofertado por dezenas de universidades e campi diferentes”, orienta Átila Zanone.
Quanto maior o número de alternativas viáveis, maior a chance de adaptação ao longo do processo.
A nota de corte não é fixa durante o período de inscrição. Ela oscila do primeiro ao último dia. Para o coordenador Átila Zanone esse acompanhamento diário faz a diferença.
As notas parciais costumam assustar nos primeiros dias, mas seguem um padrão histórico. “Elas começam mais baixas, sobem e atingem uma estabilidade”, explica Átila Zanone.
Segundo ele, por volta de quinta-feira, as oscilações ficam menores, porque praticamente todos os candidatos já entraram no sistema. “Na sexta-feira, o estudante já tem uma boa noção da nota de corte final. Isso traz mais segurança para decidir”, afirma.
O último dia de inscrição exige uma leitura crítica dos números. É o momento de avaliar se a nota está acima do corte, exatamente no corte ou levemente abaixo. Nesse momento, vale considerar fatores como:
Mesmo quem não passa na chamada regular ainda tem chances. A lista de espera pode ser decisiva, especialmente em cursos e instituições com histórico de convocações posteriores.
O próprio edital do Sisu 2026 prevê o uso da lista de espera ao longo de todo o ano, para preenchimento de vagas não ocupadas.
Se você quer estimar suas chances de ser aprovado na faculdade com o Sisu ou outros programas estudantis governamentais, o simulador de notas de corte do Enem, da Quero Bolsa, pode te ajudar. A ferramenta é 100% grátis, basta clicar no botão abaixo e testar:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.