Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

O que é Cringe e por que na internet só se fala disso?

por Mathias Sallit em 24/06/21

No últimos dias, qualquer usuários das redes sociais deve ter se perguntado o que é cringe. A expressão se tornou muito popular na internet de uma hora para outra, mas muita gente não entendeu e nem percebeu o motivo de todo mundo estar usando a palavra agora.

Até a Turma da Mônica ficou sem saber muito o que estava acontecendo nas redes em que só se falava sobre o que é cringe. "É série?", questionou o perfil oficial do Twitter do universo em quadrinhos produzido por Maurício de Sousa.

Mas cringe não é uma série e nem alguma produção de entretenimento para o cinema ou para os quadrinhos. É um verbo da língua inglesa que até dá nome a um tipo de gênero da comédia, mas agora é usada como gíria pela geração Z como adjetivo que pode ser traduzido como "vergonha alheia", ou, no jeito cringe de dizer, "cafona".

Veja também: O que significa tbt?
O que significa crush?
O que significa lockdown?
O que significa Midnight Sun?
O que significa tinder?
O que significa hashtag?

Por que só se fala sobre cringe nas redes sociais?

Todo esse movimento começou com um tuíte de Carol Rocha (@tchulim), estudante de psicologia e criadora de conteúdo para internet. Na rede social, ela instigou um embate entre gerações ao pedir para pessoas da "gen Z" (nascidos entre o final da década de 1990 e os anos 2010) dizerem quais são os "micos" que a geração anterior, os millenials (nascidos de 1980 a 1996), passam.

O post teve mais de 3 mil comentários e circulou por todas as redes. Nessas respostas, desde tomar café da manhã, pagar boletos, tomar cerveja "litrão" e café, usar calça skinny e gostar de séries e filmes como Friends e Harry Potter. Todas essas "manias" dos millenials são consideradas vergonha alheia, brega, cafona ou, simplesmente, cringe pela geração Z.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Mas o que é cringe, afinal?

Antes de virar uma gíria da geração Z, cringe era simplesmente um verbo da língua inglesa. De acordo com o dicionário de Cambridge, da Inglaterra, há duas formas de usar o verbo cringe no inglês:

  • Sentir-se muito constrangido e envergonhado por algo;
  • Se afastar repentinamente de alguém ou algo porque está com medo.

Já o dicionário Collins, também britânico, dá diferentes significados para o inglês usado no Reino Unido e para o idioma falado nos Estados Unidos. No jeito informal britânico, cringe pode ter esses significados:

  • Se retrair de vergonha ou desgosto;
  • Experimentar uma sensação repentina de constrangimento ou desgosto.

Para os norte-americanos, o significado fica mais relacionado com a sensação de medo:

  • Recuar, se curvar, agachar, quando se está com medo; recuar de algo perigoso ou doloroso;
  • Agir de maneira tímida e servil; bajular.
Veja também: Inglês Britânico ou Americano: Qual você deve aprender?

Além disso, há um gênero da comédia chamado de "Cringe Comedy", que é o humor que provoca desconforto e vergonha alheia em quem está assistindo. Alguns exemplos de produções que usam a comédia cringe para fazer as pessoas rirem se sentindo constrangidas com o que está acontecendo são "The Office", "Parks and Recreation", "Fleabag" e os mocumentário "Borat!".

Foto: Reprodução/Instagram
o que é cringe didi hipster
A foto do Didi foi utilizada por Carol Rocha para dizer como ela está se sentindo com as respostas ao tuíte

Como cringe virou uma gíria da geração Z?

Há alguns anos, os jovens da geração Z passaram a usar a expressão para dar adjetivo a alguma coisa feita por millenials que os deixa constrangidos. "This is so cringe" é a forma como essa expressão é usada quando alguém que quer dizer que está com vergonha alheia de algo feito pelos mais velhos.

De acordo com o Google, o termo cringe teve um aumento de buscas de mais de 500% nos últimos dias no Brasil, e termos relacionados, como "geração Z" e "geração Y", também tiveram crescimentos de pesquisas na ferramenta.

Com essa popularização da expressão, é difícil que cringe não comece a ser cada vez mais usado pelo jovens brasileiros para se referir aos costumes das gerações mais velhas que fogem dos hábitos mais "modernos" dos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Agora você já sabe o que é cringe, pode estar querendo conhecer ainda mais as diferentes expressões da língua inglesa. Estudar inglês não é nada cringe, e o novo idioma pode abrir portas para a sua vida pessoal e profissional.

Encontrar bolsas de idiomas

Clique no botão acima e conheça as bolsas de estudo em escolas de inglês e outros idiomas disponíveis no Quero Bolsa.

Veja também:
9 dicas para melhorar o vocabulário em inglês
Inglês: quanto essa língua pode aumentar um salário

E então, você se acha meio cringe? Conta para a gente quais manias que você tem que a geração Z acharia que são "vergonha alheia"!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54