O que é curso técnico integrado?
Entenda sobre o curso técnico integrado na Revista Quero. Veja como esta modalidade pode ser positiva para você se destacar no mercado de trabalho.
O curso técnico capacita os alunos para realizar atividades técnicas no setor produtivo. Ele combina conhecimentos teóricos e práticos, geralmente relacionados a profissões específicas. Diferentemente do ensino superior, os cursos técnicos têm uma abordagem mais direcionada, preparando os alunos para o mercado de trabalho de maneira rápida.
A modalidade de cursos técnicos surgiu para suprir a demanda da indústria por capacitação profissional qualificada, influenciando no desenvolvimento e na competitividade desse setor. Os cursos técnicos possuem três classificações, que são referentes às características de cada formação.
Neste texto da Revista Quero vamos definir “O que é um curso técnico integrado?”. Para, posteriormente, trazer as definições sobre os demais tipos de cursos técnicos – subsequentes e concomitantes.
Leia mais:
Profissões que só precisam de curso técnico: veja a lista
Curso técnico tem TCC?
Teste vocacional gratuito
O que é curso técnico integrado?
O curso técnico integrado, também conhecido como ensino médio técnico, proporciona uma formação geral simultaneamente à formação profissional. É a opção que o aluno realiza o curso técnico e o Ensino Médio na mesma instituição de ensino, recebendo dois certificados de conclusão: o do Ensino Médio e o da formação técnica escolhida.
Nessa modalidade de ensino, o estudante realiza o curso técnico ao mesmo tempo que cursa o ensino médio, não precisando aguardar a conclusão do ensino básico para iniciar o curso técnico. Esses cursos são oferecidos por instituições autorizadas a receber estudantes no nível médio e incluem a opção do técnico integrado em sua grade curricular.
A distribuição da carga horária é determinada pelas instituições de ensino. Segundo o MEC, a formação técnica profissional de nível médio deve variar entre 800, 1.000 e 1.200 horas, dependendo da área de especialização.
Esse modelo integra disciplinas regulares e técnicas, permitindo que o conhecimento adquirido em uma área seja aplicado na outra, promovendo um aprendizado mais integrado e holístico.
Uma das vantagens é a ampla variedade de áreas de formação técnica disponíveis. Desde Informática e Gastronomia até Enfermagem, entre outras. O ensino médio técnico oferece aos jovens a oportunidade de escolher uma formação alinhada aos seus interesses e objetivos de carreira.
+ Curso técnico ou profissionalizante? Veja as diferenças e qual fazer
Outros tipos de cursos técnicos: concomitante e subsequente
Cursos Técnicos Concomitantes:
-
Definição: São cursos técnicos realizados simultaneamente ao ensino médio regular.
-
O estudante cursa o ensino médio em uma instituição de ensino separada da instituição que oferece o curso técnico.
-
As aulas do curso técnico geralmente são realizadas em horários alternativos ao do ensino médio regular, como à tarde ou à noite, permitindo ao estudante conciliar ambas as formações.
-
Exige que o aluno já tenha concluído o ensino fundamental.
+ Curso técnico pode aumentar salário em mais de 30%; faça já com desconto!
Cursos Técnicos Subsequentes:
-
Definição: São cursos técnicos realizados após a conclusão do ensino médio.
- O estudante deve ter concluído o ensino médio para ingressar no curso técnico subsequente.
-
Geralmente são cursos mais curtos e focados, preparando o aluno para uma rápida inserção no mercado de trabalho.
-
Podem ser oferecidos tanto por instituições públicas quanto privadas.
Bolsas para cursos técnicos
A Quero Bolsa é uma plataforma que facilita o acesso à educação oferecendo até 80% de desconto em mensalidades. É uma excelente opção para quem busca formação técnica sem comprometer muito o orçamento. Confira as oportunidades:
São inúmeras instituições de ensino parceiras. Conheça algumas: