
Pós-graduação conta ponto em concurso? Entenda como funciona
Juliana Gottardi | 16/10/25Em concursos disputados por milhares de candidatos, um único ponto pode significar a diferença entre a convocação e a desclassificação
O objetivo principal do Design Thinking é entender as necessidades e desejos dos usuários para criar produtos, serviços ou processos mais eficientes e alinhados à realidade de quem os utiliza.
O Design Thinking é uma abordagem criativa centrada nas pessoas, que busca resolver problemas e desenvolver soluções inovadoras.
Imagem: Freepik
O objetivo principal é entender as necessidades e desejos dos usuários para criar produtos, serviços ou processos mais eficientes e alinhados à realidade de quem os utiliza.
O processo segue quatro etapas: imersão, para identificar o problema; ideação, para gerar ideias; prototipação, para criar modelos testáveis; e realização, para implementar a melhor solução.
Ele funciona por ciclos de divergência e convergência: primeiro explorando ideias e depois refinando-as. A dica é “faça e refaça” quantas vezes forem necessárias.
O Design Thinking se apoia em três pilares: viabilidade (financeira), praticabilidade (tecnológica) e desejabilidade (o que o usuário realmente quer).
Esse último é o diferencial da metodologia, que coloca o usuário no centro das decisões.
Para quem quer se especializar, existem cursos que ensinam a aplicar o Design Thinking de forma prática, com exercícios de prototipagem e estudo do usuário.
Esses cursos são ideais para profissionais de inovação, marketing, tecnologia, gestão de projetos e design.
O MBA em Design Thinking vai além, preparando profissionais para liderar projetos de inovação em empresas.
O programa aborda métodos avançados, ferramentas estratégicas e formas de aplicar a abordagem para melhorar a experiência do cliente e gerar soluções sustentáveis e criativas.
A diferença entre Design e Design Thinking está principalmente no foco e no propósito do processo:
O Design Thinking pode ser aplicado em setores como tecnologia, saúde, educação, marketing e administração.
Profissionais de design, engenharia, psicologia, gestão de projetos e inovação podem se beneficiar da metodologia, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas.
Nas empresas, a abordagem promove inovação, melhora processos e aumenta a competitividade. Para os profissionais, abre novas oportunidades de atuação e fortalece competências valorizadas no mercado de trabalho.
O Design Thinking não é apenas uma ferramenta de inovação: é uma maneira de pensar que coloca pessoas e soluções criativas no centro do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios.
Quer se qualificar para entrar mais rápido no mercado? Saiba que isso é possível de ser feito com mensalidades ainda mais em conta.
A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: