Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

O que significa Black Friday e qual a sua origem?

*Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Provavelmente, você já se deparou com uma loja toda decorada na cor preta, com letras garrafais escrito “Black Friday” e anunciando descontos em porcentagens quase inacreditáveis. 

Apesar de, no Brasil, Black Friday ter se tornado quase um sinônimo de “promoção”, em qualquer época do ano, o “feriado” que dá origem à expressão norte-americana tem uma data fixa: a última sexta-feira de novembro, neste ano, comemorada no dia 27 de novembro.

black friday
Descubra qual é o significado de Black Friday!

Tradicionalmente, nos Estados Unidos, a Black Friday acontece na sexta depois do Thanksgiving - o dia de Ação de Graças. A quinta celebra a gratidão dos estadunidenses por tudo de bom que aconteceu durante o ano.

Na terra do tio Sam, a expressão "Black Friday" foi usada pela primeira vez em 24 de setembro de 1869. Originalmente, o termo, que em português significa "sexta-feira negra", se referia a um evento diferente. Na ocasião, dois especuladores tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova Iorque. Isso fez com que o governo precisasse intervir, elevando a oferta de matéria-prima e, consequentemente, fazendo com que os preços caíssem.

Hoje, a Black Friday é uma das principais datas para venda online e offline, mas só ganhou esse status em meados dos anos 2000. Nos EUA, desde então, todos os anos, imensas filas se formam para garimpar descontos, muitas vezes, ainda, na noite da quinta - já que muitas lojas abrem meia-noite.

Leia também:
+ Por que aprender inglês pode trazer mais chances de conseguir um emprego?
7 dicas para aprender a falar inglês sozinho

“Não há tradição por trás das filas. É apenas a 'natureza' do evento. Uma vez que existem promoções tão boas, as pessoas querem aproveitá-las e economizar dinheiro nas compras de Natal”, destaca Andrew Johnson, consultor de vendas em Kansas City, no estado norte-americano de Missouri. “Há uma quantidade limitada de produtos e, uma vez que eles acabam, eles acabam. As pessoas fazem fila para conseguirem o que desejam e não se preocuparem se vão conseguir fazer a compra que querem." 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 
Não à toa, esse é um dos dias mais aguardados no ano por lojistas e consumidores. Segundo Johnson, a Black Friday norte-americana, assim como no Brasil, tem um grande impacto nas vendas. “Considerando que estamos quase no final do ano, também é uma grande oportunidade para os varejistas encerrarem o ano fiscal com força, apresentarem ótimos lucros no quarto trimestre”, destaca.

Black Friday no Brasil

A tradição norte-americana desembarcou no Brasil em 2010. Para se ter uma ideia da dimensão, no evento do último ano, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões, segundo levantamento da consultoria Ebit/Nielsen. O número é 23,6% maior ao registrado no na Black Friday de 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões.

Durante a quinta e sexta-feira (28 e 29 de novembro de 2019), foram registrados 5,33 milhões de pedidos, 25% a mais que no ano anterior (4,27 milhões). “Os números da Black Friday comprovam que o evento já faz parte do calendário de compras do brasileiro, com crescimento ano a ano”, destacou, na época, a líder de Ebit/Nielsen, Ana Szasz.

Leia também:
Guia definitivo para você aprender inglês com facilidade
Estudar inglês em casa: como saber se estou realmente fazendo progresso?

Se, aqui no Brasil, muita gente se sente “enganada” com promoções “não tão boas”, nos EUA, é possível conseguir ótimas oportunidades de compra. “As promoções são definitivamente ótimas. A forte concorrência faz com que os preços fiquem muito abaixo do que é ‘normal’ durante qualquer outra época do ano”, finaliza Andrew.

Quer aprender inglês?

Se você quer descobrir muitos outros termos em inglês, uma boa dica é começar a estudar. E, para isso, nada melhor do que ter um desconto não apenas na matrícula, mas também em todas as mensalidades, não é mesmo? Por isso, conte com o Quero Bolsa, uma plataforma online que reúne centenas de bolsas de estudo de idiomas para você se tornar bilíngue!

Bolsas de idiomas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54