Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Orientação Profissional: 3 dicas para quem está em crise com o curso

por Maria Fernanda Alves em 10/06/21

Depois que a euforia de ter sido aprovado no vestibular ou então de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos passa, alguns universitários podem experimentar uma espécie de crise com o curso escolhido.

Tal crise pode surgir logo no comecinho da faculdade, assim que a nova rotina de estudos se estabelece, ou com o passar dos semestres – podendo surgir até mesmo no finalzinho da graduação, quando se está diante do mercado de trabalho da área.

crise com o curso

Pode ser que bata a dúvida “será que escolhi o curso certo?”, ou que a realidade encontrada seja diferente da que foi fantasiada, também pode acontecer de nenhuma matéria despertar interesse ou bater o sentimento de ser um “peixe fora d’água” na turma. Os motivos são diversos, mas são sofrimentos que não podem ser ignorados, afinal, isso pode comprometer o desempenho acadêmico e a vida profissional.

Se você está passando por uma situação parecida, imagino que possa se beneficiar das seguintes dicas para lidar com este momento que, acredite, é a realidade de muitos jovens que estão matriculados no Ensino Superior brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Primeira dica: não tome nenhuma decisão por impulso

A expressão “trancar a faculdade” já virou até meme nas redes sociais, mas essa é uma decisão importante que exige bastante reflexão.

Bem, pensando de forma simples, trancar a faculdade pode até parecer que vai resolver os problemas e acabar com a crise, mas se a decisão for tomada de forma precipitada e sem fundamento, a crise pode se tornar até maior.

Portanto, primeiro é preciso entender o momento pelo qual você está passando, buscar explorar os motivos da sua insatisfação com o curso/faculdade e traçar a estratégia que mais faça sentido para o que você deseja para a sua vida universitária e profissional.

Segunda dica: busque sua rede de apoio

Eu entendo que pode ser difícil dizer aos seus pais que você não está gostando do curso ou da faculdade que, meses atrás, foi motivo de tanta festa a aprovação, mas é importante que você fale sobre o que está sentindo.

Talvez, em um primeiro momento, seus amigos possam ser um pouco mais receptivos a escutar sem ativar o modo protecionista que alguns pais têm.

Dividir o que sente com pessoas da mesma idade e de uma realidade próxima a sua pode te ajudar a elaborar um pouco os sentimentos e talvez até encontrar outras pessoas que estejam passando pela mesma situação que você.

Uma boa opção pode ser conversar com os veteranos do seu curso, talvez eles possam compartilhar as histórias, estratégias adotadas e até mesmo indicar pessoas, organizações ou coletivos universitários que possam te ajudar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Terceira dica: não deixe de acionar a faculdade, ela pode ter suporte especializado

Muitas instituições de ensino já contam com equipes de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que podem ajudar universitários que estão vivenciando algum tipo de crise com a vida universitária – inclusive a crise com o curso.

Entre em contato com a coordenação do seu curso, explique sua situação e pergunte se há algum tipo de apoio ao estudante. Ter acesso a uma equipe de apoio especializado pode fazer toda a diferença, acredite!

Caso a sua Instituição de Ensino não ofereça tal suporte, você pode também procurar serviços de Orientação Profissional em outras instituições e, se tiver condições financeiras, pode buscar psicólogos da área de Orientação Profissional.

Boa jornada!

Veja: Orientação Profissional: como ter certeza se eu escolhi a profissão certa?
Terminei a faculdade mas não quero trabalhar na área. E agora?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Teste vocacional gratuito

Pensando em mudar de curso mas ainda não sabe qual escolher? Confira o Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa! O teste foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste, suas habilidades são associadas às seis profissões mais compatíveis com seu perfil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54