Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Terminei a faculdade mas não quero trabalhar na área. E agora?

por Maria Fernanda Alves em 17/10/19 110 visualizações

Muitos de nós entram na faculdade confiantes com a escolha profissional feita, mas  é importante lembrar que não estamos isentos de conhecer coisas que nos agradem mais ou até mesmo desencantarmos da profissão que escolhemos inicialmente. Se você está passando por isso nesse momento, gostaria que mantivesse uma frase na cabeça: calma, vai ficar tudo bem.

Sei que você pode estar se sentindo pressionado, muitas vezes por você mesmo, afinal investiu tempo e dinheiro ao longo de vários anos em uma formação e agora se deu conta de que não tem o mesmo interesse que tinha quando iniciou a faculdade. Caso esteja se sentindo perdido com essa situação, vamos trocar uma ideia sobre o assunto por aqui hoje.

Se os seus pais fizeram um investimento financeiro na sua formação será preciso ter uma conversa honesta com eles, mas é importante que você demonstre um certo grau de maturidade e segurança, mesmo que esteja 100% perdido com relação a qual nova carreira seguir, é importante estar seguro e demonstrar qual você não quer.

Para estar seguro acerca de uma decisão é preciso transformar isso em um pequeno projeto, e uma boa primeira atitude nesse momento é investir um tempo para pensar na questão. É importante ter uma boa noção do que te fez mudar de opinião sobre a profissão, eliminar as possibilidades da área e ter um plano de ação para a mudança.

Motivação

Relembre sua trajetória e tente anotar quais foram os motivos que te fizeram escolher o curso no qual se formou e quais foram os motivos que te fizeram mudar de ideia com relação à profissão. Tenha claro quais expectativas foram frustradas (salário, propósito, ambiente de trabalho, etc) ou o que te fez enxergar a profissão de uma forma diferente.

Esse exercício é o mais importante de todos pois te trará segurança para abraçar a mudança de área. Ele pode demandar algum tempo, vai depender do seu grau de autoconhecimento.

Esgotar possibilidades

Também é importante estar certo de que conheceu todas as possibilidade de atuação da sua profissão. Algumas áreas oferecem diversas oportunidades e nem sempre é possível ser exposto a todas elas durante a graduação. Como é o caso das profissões abaixo:

Quais são as áreas de atuação da Nutrição?
Quais são as áreas de atuação da Administração?
Quais são as áreas de atuação da Biomedicina?
Quais são as áreas de atuação da Medicina Veterinária?

Para conhecer todas as áreas de atuação da sua formação invista um tempo em pesquisas na internet, ligue no Conselho Regional, converse com seus ex professores, etc., pois é importante ter a segurança de que “não está deixando passar nada de bom”.

Ações necessárias

Eu imagino que você possa estar passando por um dos dois seguintes cenários, um no qual você já sabe a nova carreira que quer seguir e o outro no qual você só sabe que não quer permanecer na área em que se formou.

Se uma área diferente da sua formação despertou o seu interesse e você ainda não sabe como agir, recomendo que comece pesquisando qual é a formação necessária para iniciar uma carreira em tal área.

Em alguns casos, uma pós-graduação poderá ser o suficiente, mas para exercer algumas profissões um diploma de nível superior específico poderá ser requerido, é o caso de cursos de saúde, por exemplo.

Caso você tenha que iniciar uma nova graduação, pesquise sobre equivalência de grade, você poderá se formar em menos tempo caso consiga eliminar algumas disciplinas.

Se você ainda não sabe qual outra carreira quer seguir, não se desespere. Sei que o sentimento de desorientação pode ser muito forte nesse momento, mas é possível se encontrar. Tenha sempre em mente que é importante trabalhar em algo que te traga satisfação e que seguir em uma área da qual não gosta poderá te trazer consequências negativas.

Será preciso recomeçar o processo de escolha profissional, mas agora o seu grau de maturidade é maior, foi exposto a diversas experiências e se conhecendo mais.

Caso seja possível na sua realidade financeira, procure ajuda de um orientador profissional. Lembrando que também é possível ter acesso ao serviço de forma gratuita em algumas universidades que formam profissionais de Psicologia, basta entrar em contato e saber como entrar na lista de espera.

Aqui na Revista Quero temos diversos textos que podem te dar uma luz durante esse período de reescolha profissional, também temos o nosso teste vocacional que pode ser utilizado como ferramenta auxiliar e também temos o nosso apoio à escolha profissional, que consiste em um formulário para o qual você envia sua dúvida e e obter resposta de nossos orientadores.

Matérias que podem te ajudar:

Como mudar de carreira fazendo uma pós-graduação?
Como saber se uma profissão combina comigo?
Mudar de profissão: ainda dá tempo?
Qual profissão escolher: o que fazer quando se sentir perdido na escolha da carreira?

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54