Terminei a faculdade mas não quero trabalhar na área. E agora?
Orientadora comenta sobre a realidade de muitos jovens que concluem a graduação
Muitos de nós entram na faculdade confiantes com a escolha profissional feita, mas é importante lembrar que não estamos isentos de conhecer coisas que nos agradem mais ou até mesmo desencantarmos da profissão que escolhemos inicialmente. Se você está passando por isso nesse momento, gostaria que mantivesse uma frase na cabeça: calma, vai ficar tudo bem.
Sei que você pode estar se sentindo pressionado, muitas vezes por você mesmo, afinal investiu tempo e dinheiro ao longo de vários anos em uma formação e agora se deu conta de que não tem o mesmo interesse que tinha quando iniciou a faculdade. Caso esteja se sentindo perdido com essa situação, vamos trocar uma ideia sobre o assunto por aqui hoje.
Se os seus pais fizeram um investimento financeiro na sua formação será preciso ter uma conversa honesta com eles, mas é importante que você demonstre um certo grau de maturidade e segurança, mesmo que esteja 100% perdido com relação a qual nova carreira seguir, é importante estar seguro e demonstrar qual você não quer.
Para estar seguro acerca de uma decisão é preciso transformar isso em um pequeno projeto, e uma boa primeira atitude nesse momento é investir um tempo para pensar na questão. É importante ter uma boa noção do que te fez mudar de opinião sobre a profissão, eliminar as possibilidades da área e ter um plano de ação para a mudança.
Motivação
Relembre sua trajetória e tente anotar quais foram os motivos que te fizeram escolher o curso no qual se formou e quais foram os motivos que te fizeram mudar de ideia com relação à profissão. Tenha claro quais expectativas foram frustradas (salário, propósito, ambiente de trabalho, etc) ou o que te fez enxergar a profissão de uma forma diferente.
Esse exercício é o mais importante de todos pois te trará segurança para abraçar a mudança de área. Ele pode demandar algum tempo, vai depender do seu grau de autoconhecimento.
Esgotar possibilidades
Também é importante estar certo de que conheceu todas as possibilidade de atuação da sua profissão. Algumas áreas oferecem diversas oportunidades e nem sempre é possível ser exposto a todas elas durante a graduação. Como é o caso das profissões abaixo:
Quais são as áreas de atuação da Nutrição?
Quais são as áreas de atuação da Administração?
Quais são as áreas de atuação da Biomedicina?
Quais são as áreas de atuação da Medicina Veterinária?
Para conhecer todas as áreas de atuação da sua formação invista um tempo em pesquisas na internet, ligue no Conselho Regional, converse com seus ex professores, etc., pois é importante ter a segurança de que “não está deixando passar nada de bom”.
Ações necessárias
Eu imagino que você possa estar passando por um dos dois seguintes cenários, um no qual você já sabe a nova carreira que quer seguir e o outro no qual você só sabe que não quer permanecer na área em que se formou.
Se uma área diferente da sua formação despertou o seu interesse e você ainda não sabe como agir, recomendo que comece pesquisando qual é a formação necessária para iniciar uma carreira em tal área.
Em alguns casos, uma pós-graduação poderá ser o suficiente, mas para exercer algumas profissões um diploma de nível superior específico poderá ser requerido, é o caso de cursos de saúde, por exemplo.
Caso você tenha que iniciar uma nova graduação, pesquise sobre equivalência de grade, você poderá se formar em menos tempo caso consiga eliminar algumas disciplinas.
Se você ainda não sabe qual outra carreira quer seguir, não se desespere. Sei que o sentimento de desorientação pode ser muito forte nesse momento, mas é possível se encontrar. Tenha sempre em mente que é importante trabalhar em algo que te traga satisfação e que seguir em uma área da qual não gosta poderá te trazer consequências negativas.
Será preciso recomeçar o processo de escolha profissional, mas agora o seu grau de maturidade é maior, foi exposto a diversas experiências e se conhecendo mais.
Caso seja possível na sua realidade financeira, procure ajuda de um orientador profissional. Lembrando que também é possível ter acesso ao serviço de forma gratuita em algumas universidades que formam profissionais de Psicologia, basta entrar em contato e saber como entrar na lista de espera.
Aqui na Revista Quero temos diversos textos que podem te dar uma luz durante esse período de reescolha profissional, também temos o nosso teste vocacional que pode ser utilizado como ferramenta auxiliar e também temos o nosso apoio à escolha profissional, que consiste em um formulário para o qual você envia sua dúvida e e obter resposta de nossos orientadores.
Matérias que podem te ajudar:
Como mudar de carreira fazendo uma pós-graduação?
Como saber se uma profissão combina comigo?
Mudar de profissão: ainda dá tempo?
Qual profissão escolher: o que fazer quando se sentir perdido na escolha da carreira?