Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Quais são as áreas de atuação da Nutrição?

por Maria Fernanda Alves em 22/02/19 4,9 mil visualizações

Atualizado em: 11/12/2019

ilustração de alimentos - áreas da nutrição


O profissional formado em Nutrição investiga a relação do homem com a alimentação, podendo orientar e prescrever dietas, atuar na seleção de fornecedores e supervisão da preparação de alimentos, tudo isso com intuito de prover melhorias a saúde e ao bem-estar, coletivo ou individual. Mas, afinal, quais são as áreas de atuação da Nutrição?

Teste Vocacional Para Nutrição

nutricionista tem espaço na saúde pública, em hospitais, escolas, indústrias, clínicas particulares, spas, empresas e na administração de serviços de alimentação. Hoje vamos conhecer quais as áreas da Nutrição segundo o Conselho Federal de Nutrição (CFN), que foram divulgadas na Resolução CFN nº 600/2018.

Áreas da Nutrição

  • Nutrição em Alimentação Coletiva

    Nessa área da Nutrição, o profissional poderá 
    planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição, além de realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

  • Nutrição Clínica

    O profissional de Nutrição Clínica poderá prestar assistência nutricional e dietoterápica, além de promover educação nutricional.

Também está apto a prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos. Além de poder prescrever suplementos nutricionais e solicitar exames laboratoriais.

Nessa área da Nutrição, o nutricionista poderá, ainda, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição a coletividades e indivíduos, sadios e enfermos, em instituições públicas e privadas, em consultório de nutrição e dietética e em domicílio.

  • Nutrição em Esportes e Exercício Físico

    O nutricionista que atuar na área de Esportes e Exercício Físico poderá prestar assistência nutricional e dietoterápica para atletas e desportistas.
Veja também: Educação Física e Esporte: qual é a diferença entre esses cursos?
  • Nutrição em Saúde Coletiva

    Nessa área da Nutrição, o profissional poderá atua na organização, coordenação, supervisão e avaliação dos serviços de nutrição e poderá, também, prestar assistência dietoterápica e promover a educação alimentar e nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas ou privadas, e em consultório de nutrição e dietética.

O nutricionista em Saúde Coletiva também pode atuar no controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios e participar de inspeções sanitárias.

Bolsas de estudo para Nutrição

  • Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos

    O profissional de Nutrição que fizer carreira nessa área poderá elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição e atuar 
    no controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios.

Ele poderá, também, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, bem como participar de análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados, prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.

Veja também: Nutrologia e Nutrição: há diferenças entre essas profissões?
  • Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão

    Nessa área de atuação da Nutrição, o nutricionista poderá dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição, bem como planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos.

Também poderá ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição e das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins, assim como realizar estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição.

    Ainda existe a separação por subáreas e também por segmentos. É possível visualizar cada divisão no documento oficial do CFN e, para aprofundamento, também consultar a regulamentação da profissão de nutricionista no texto da Lei nº 8234/1991.

    Veja também: Saiba tudo sobre o curso de Nutrição
    50 melhores faculdades de Nutrição do Brasil, segundo o MEC


    Fonte: Conselho Federal de Nutrição (CFN)

    Publicado originalmente em: 22/02/2019

    Tags relacionadas:

    Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

    Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

    Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

    O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

    O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

    Feito com pela Quero Educação

    Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54