Muita gente por aí fica em dúvida na hora de escolher e não sabe ao certo a diferença entre os cursos de Educação Física e Esporte.
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De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto), Heber Eustáquio de Paula, essa distinção pode ser definida da seguinte forma:
“Em princípio, embora inseridos em uma mesma área de conhecimento, os cursos de Educação Física, nas suas modalidades de Licenciatura e Bacharelado e o curso de Bacharelado em Esportes possuem diferenças importantes em relação à intervenção profissional. A Licenciatura é essencialmente um curso de formação de professores para a Educação Básica. O curso de Bacharelado em Educação Física é voltado às atuações profissionais ligadas à atividade física em ambientes não escolares como academias, clínicas, studios por exemplo. Já o Bacharelado em Esportes busca uma formação voltada ao esporte stricto sensu, ou seja processos de prospecção, detecção, formação, desenvolvimento, treinamento de esportistas em diferentes fases, considerando as necessidades das diversas modalidades esportivas, considerando sua prática formal.”
Para conhecer melhor cada detalhe desses cursos, dê uma olhada nas suas principais características e entenda as áreas de atuação dessas carreiras.
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Esporte
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
No curso de Bacharelado em Esporte, o foco acaba sendo a formação de profissionais que vão trabalhar com técnicas específicas para a preparação para competições esportivas. A ideia é que eles identifiquem talentos esportivos e atuem no treinamento de atletas de alto nível e profissionais do esporte.
Áreas de atuação de um bacharel em Esporte
O profissional dessa área pode gerenciar times, definir políticas para o esporte, fazer a gestão de carreira de atletas, dar aulas em escolinhas e clubes, ser técnico ou preparador físico de equipes amadoras e profissionais, trabalhar com promoção e marketing de esportistas.
Mercado de trabalho
O Brasil esteve envolvido em grandes competições mundiais nos últimos tempos. Isso aqueceu bastante o mercado. Além disso, a população brasileira vem envelhecendo e buscando mais qualidade de vida, por isso, oportunidades em prefeituras, organizações não governamentais (ONGs), secretarias de Esporte, de estados ou municípios, e na área de marketing esportivo podem apresentar mais demandas de trabalho.