Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Orientação Profissional: devo fazer Letras ou Administração?

por Maria Fernanda Alves em 11/02/20

A Larissa enviou sua dúvida para o nosso Formulário de Orientação Profissional e a pergunta dele foi escolhida para ser respondida no formato de uma publicação aqui na Revista. 

"Tenho 18 anos e meu sonho desde pequena sempre foi fazer Ensino Superior, mas desde o Ensino Médio não tenho a menor ideia do que pretendo fazer. Recomendaram que eu fizesse Administração, mas sempre fui, desde que me lembro, apaixonada por livros, estudar e escrever, são coisas que me identifico muito e me vejo fazendo, disseram que meu perfil é de Letras. Preciso de ajuda urgente!"

Fazer Letras ou Administração - REVISTA QUERO

Olá, Larissa! 

Antes de falarmos sobre o processo de escolha, é importante destacar que é mais comum do que se imagina ficar um pouco perdido no momento da escolha profissional, principalmente quando se forma no Ensino Médio. Então não se preocupe que essa sensação vai diminuir em breve.

Bem, o processo de escolha profissional é único para cada jovem, não dá para seguir receitas prontas e abraçar todas as sugestões. Ter confiança para escolher a profissão tem relação com encontrar aspectos que são importantes para si mesmo, e é o autoconhecimento que permite isso.

É claro que quando se escuta a palavra "autoconhecimento" pode parecer algo bem amplo, mas, nesse caso, esse processo de "explorar a si mesma" é focado no mundo profissional. Para ajudar, destacamos abaixo algumas perguntas que, ao serem respondidas, podem auxiliar na escolha profissional. Veja:

  • Qual ambiente de trabalho que gostaria de ter?
  • Qual é o tipo de retorno gostaria de ter com o trabalho? (riquezas, poder, reconhecimento, etc)
  • Quais atividades te dão prazer ao serem executadas?
  • Qual salário você acredita precisar para manter o padrão de vida que almeja ter?

Na pergunta que você enviou você diz que gosta de livros,estudar e escrever, portanto já tem uma pequena lista com duas atividades que te dão serem executadas, vá mais a fundo.

Também podem te ajudar: As dúvidas mais comuns na hora de escolher a profissão
29 perguntas para fazer a si mesmo antes de escolher uma profissão
Como lidar com os palpites na hora de escolher uma profissão?

Letras ou Administração podem sim ser boas opções para você, bem como podem não ser. É difícil tomar uma decisão importante apenas com base no que os outros dizem, não é mesmo? Portanto pesquise sobre as carreiras possíveis nessas áreas, converse com profissionais, alunos do curso e explore todas as fontes possíveis.

Outras áreas também têm bastante espaço para pessoas que gostam de "livros, estudar e escrever", mas as pessoas associam esses hábitos ao curso de Letras porque já se tornou um estereótipo muito forte do curso, por isso a importância de continuar pesquisando.

Teste Vocacional Gratuito

Muitas áreas surgiram nos últimos anos e muitas carreiras estão em transformação, talvez o que seus pais e avós conheceram de determinadas profissões já tenha mudado consideravelmente. Procure conversar com seus professores e pessoas que já estão no mercado de trabalho, você também pode encontrar muitas informações no Youtube e demais redes sociais.

Você pode se beneficiar do nosso Guia gratuito com passo a passo para escolher uma profissão que contém várias dicas para lidar com o processo de escolha profissional e ter mais segurança para escolher uma profissão. Caso ainda não se sinta segura para sua decisão, converse com seus pais para procurarem a ajuda de um Orientador Profissional.

Espero ter ajudado :)



Conhece alguém que está precisando de uma bolsa de estudos? 

Se você paga a sua faculdade sabe como um desconto faz toda a diferença, não é mesmo? Imagina uma bolsa de até 75%... Pois é, no Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo em diversas faculdades e você pode indicar para alguém que esteja pensando em começar a faculdade em 2020. Veja algumas faculdades que oferecem bolsas pela plataforma:

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54