logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Orientação Profissional: estou em dúvida entre Psicologia e Pedagogia

por Maria Fernanda Alves em 28/11/19 450 visualizações

Os leitores da Revista Quero com dúvidas sobre carreira e escolha profissional podem enviar suas perguntas para nossos orientadores gratuitamente por meio do Apoio à Orientação Profissional. Algumas dessas perguntas serão escolhidas para serem respondidas no formato de uma publicação aqui na revista, já que as respostas poderão ajudar mais pessoas.

A dúvida sobre escolha profissional que será respondida no texto de hoje foi enviada pela Rebeca*, ela tem 20 anos e é de São Paulo.

Estou em dúvida entre os cursos de Pedagogia e Psicologia. O que fazer para decidir qual curso fazer?


Olá, Rebeca!

Como você já deve ter notado, as duas profissões fazem interface em algumas áreas, como Psicopedagogia e Psicologia Escolar e não é raro encontrar psicólogos e pedagogos trabalhando juntos, mas, apesar da Psicologia e Pedagogia terem algumas semelhanças, são formações bem distintas e se você está em dúvida entre elas é preciso ser bem criteriosa antes de abraçar sua decisão.  

Antes de tudo, gostaria de dizer que a Revista Quero e o Quero Bolsa tem o Teste Vocacional para Psicologia e também tem o Teste Vocacional para Pedagogia, vale o exercício, pois ajuda no autoconhecimento :) 

Também recomendo que você pesquise MUITO sobre os dois cursos, portanto separei alguns links que podem ser relevantes para você:

Valor da Mensalidade Pedagogia
Valor da Mensalidade Psicologia 

Grade Curricular Pedagogia
Grade Curricular Psicologia

Áreas de Atuação Pedagogia
Áreas de Atuação Psicologia

Melhores Faculdades de Pedagogia
Melhores Faculdades de Psicologia 

Nota de corte Sisu Pedagogia
Nota de corte Sisu Psicologia

Agora vou compartilhar algumas dicas super simples que podem te ajudar na decisão. Essas dicas podem proporcionar uma organização das ideias e sentimentos, o que muitas vezes é difícil quando estamos ansiosos, e o momento da escolha profissional exige muita clareza. 

A primeira coisa que você pode fazer é responder à pergunta "por que eu quero fazer Psicologia" e "por que eu quero fazer Pedagogia" no formato de uma lista. Liste tudo que vier à sua cabeça quando estiver buscando uma resposta. No final, compare as listas e identifique o que elas têm em comum e o que tem em uma e falta em outra, depois destaque com um marca-texto o que você mais valoriza.

Também é interessante fazer uma lista com os pontos positivos e negativos de cada carreira de acordo com o que você espera de uma profissão. Por exemplo, o valor da mensalidade, o salário médio, a jornada de trabalho, ambiente de trabalho, etc. Assim como na primeira lista, analise as respostas e grife o que é mais importante para você.

Depois de analisar as listas, responda ao pequeno questionário abaixo para ter certeza que que as ideias se organizaram e se está mais próxima de decidir qual carreira seguir. Seria legal se você imprimisse e fizesse a mão ou respondesse em um documento de Word ou Docs.

  •  Por que você se identifica com esses dois cursos?
  • Qual curso oferece mais opções de trabalho que te agradam?
  • Qual ambiente de trabalho mais comum em cada uma das duas profissões? Qual mais te agrada?
  • O que você menos gosta em cada uma dessas profissões?
  • Qual das duas profissões te trará de forma expressiva o retorno que você mais valoriza? (financeiro, solidário, reconhecimento intelectual, etc.)

As listas são excelentes aliadas antes de tomar qualquer decisão, e não seria diferente para a escolha profissional, mas para reduzir as possíveis frustrações, é preciso ir muito além delas.

Pesquisar bastante, converse com profissionais que atuam em diferentes áreas de Psicologia e Pedagogia, visite faculdades para conversar com alunos e professores dos cursos, etc.

Faça tudo o que estiver ao seu alcance para se aproximar mais das profissões que está em dúvida, conheça não só das possibilidades, mas também dos inconvenientes delas.

Boa sorte!


* O nome da leitora foi alterado.

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54