No dia 20 de maio, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Pedagogo, instituído pela Lei 13.083, com o objetivo de ressaltar a importância dos profissionais que atuam na área da educação. Pensando nisso, a Revista Quero preparou uma lista com as 50 melhores faculdades de Pedagogia do Brasil.
O curso de Pedagogia possui duração média de quatro anos e possui a grade curricular voltada para a área de Ciências Humanas. Além disso, o conteúdo abrande sistemas de ensino, administração escolar e tecnologia escolar. O aluno pode, ainda, cursar disciplinas optativas como filosofia, história e artes.
Atualmente, o curso também capacita os profissionais para exercer a inclusão na sala deaula, para atender diversidade de gênero, etnias, e deficiências físicas ou cognitivas.
De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2017, Pedagogia foi o curso de licenciatura com o maior número de matrículas em 2017, com aproximadamente 700 mil matriculados.
Aproveite para conferir a grade curricular de Pedagogia no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
Como é o mercado de trabalho para Pedagogia?
Para exercer a função de pedagogo é necessário estar registrado no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP).
Após a conclusão do registro, o profissional formado em Pedagogia pode atuar em escolas, no setor administrativo ou como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II, e na educação para jovens e adultos.
Fora da sala de aula, o pedagogo pode trabalhar em museus, bibliotecas, brinquedotecas, hospitais e organizações não governamentais para elaborar materiais didáticos, desenvolver cursos e atividades educativas.
As principais bolsas de estudo para você com o Playground!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
50 melhores cursos de Pedagogia no Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), realiza a cada três anos o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Trata-se de um indicador de qualidade responsável por avaliar os cursos de graduação que leva em consideração o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
A nota final é determinada a partir do CPC Contínuo e do CPC Faixa:
CPC Contínuo: é a média final da instituição, com uma média de todos os componentes avaliados (as instituições são avaliadas de 1 a 5).
CPC Faixa: é a nota arredondada do CPC Contínuo e a nota divulgada pelas instituições de ensino.
O curso de Pedagogia aborda diversos aspectos relacionados à educação e ao processo de ensino-aprendizagem. Ele investiga teorias e práticas pedagógicas, métodos de ensino, currículos escolares, gestão educacional, psicologia da educação, sociologia da educação, entre outros temas.
Os estudantes de Pedagogia também aprendem sobre o desenvolvimento infantil, a diversidade na sala de aula, a inclusão educacional, a avaliação escolar e as políticas públicas voltadas para a área da educação.
Desta forma, o curso de Pedagogia prepara profissionais para atuarem em diferentes contextos educacionais, como escolas, creches, ONGs, empresas e órgãos governamentais, visando contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos e para a melhoria da qualidade da educação.
Outras universidades que oferecem o curso de Pedagogia
É possível encontrar o curso de Pedagogia em universidades por todo o país. Na Quero Bolsa, por exemplo, você consegue bolsas de estudo de até 80% para a graduação. Confira: