Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Orientação Profissional: nenhuma profissão me atrai. O que fazer?

por Maria Fernanda Alves em 24/09/20

O leitor Luciano* de Pirapora enviou uma pergunta para o nosso Formulário de Apoio à Escolha Profissional e a Orientadora Vocacional/Profissional Maria Fernanda Alves responderá neste artigo.

Eu não consigo escolher uma profissão porque nenhuma me atrai por completo. Sempre fico com dúvida.

nenhuma profissão me atrai

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Olá, Luciano!

Assim como você, a maioria das pessoas que passaram por um processo de escolha ou reescolha profissional pode encontrar alguns problemas de identificação com as profissões. Para resolver tal questão é importante trabalhar em duas esferas: o autoconhecimento e a exploração sistematizada do mundo do trabalho.

Conhecer a si mesmo é uma etapa fundamental para buscar identificação profissional, isso porque você é o ponto de referência, portanto é preciso ter claro quais são seus interesses, gostos, habilidades, potencialidades e não se esquecer que que o mundo está em movimento - e você também!- ou seja, é preciso considerar que você ainda está vivendo, portanto novas experiências poderão abrir novas "janelas" de interesses.

Uma outra etapa importante é dinamizar um pouco a forma de explorar o mundo do trabalho. Esqueça um pouco os testes vocacionais ou os estereótipos das profissões que você conhece e tente mudar um pouco a rota de pesquisa, em vez de tentar "se encaixar" no descritivo das profissões (que é limitado e deixa muitas informações de fora), busque entender o que é importante para você na vida profissional.

Uma estratégia é responder a essas cinco perguntas:

  • Onde eu gostaria de trabalhar?
    (Pense no ambiente de trabalho. Por exemplo, algumas profissões concentram a maior parte dos profissionais em escritórios (formais ou descontraídos), outras em hospitais, consultórios, laboratórios, etc.)
  • Com o que eu gostaria de trabalhar?
    (Você deve considerar os objetos de trabalho. Por exemplo, se você quer trabalhar com pessoas, máquinas, pesquisas, números, esportes, etc. Anote todas as possibilidades que você acredita serem interessantes para você e que se sentiria bem fazendo.)
  • Eu acho que gostaria de trabalhar fazendo o que e como?
    (Considere motivações pessoais e as formas de trabalho. Por exemplo, João quer trabalhar com pessoas ensinando-as matemática, Carine também quer trabalhar com pessoas mas curando-as de enfermidades, já Renata quer ajudá-las a solucionar problemas.)
  • O que desejo obter de retorno do trabalho?
    (Considere quais formas de retorno mais te agradariam. Por exemplo, algumas profissões oferecem remunerações altas, outras têm grande reconhecimento social, ou possibilitam inovações e pioneirismo, ou reconhecimento intelectual, etc.)
  • Quando e quanto tempo gostaria de trabalhar?
    (Pense na intensidade e na rotina de trabalho. Pense se gostaria de trabalhar de segunda à sexta, aos finais de semana, caga horária de trabalho, turno, etc.)

Depois de responder às perguntas, compartilhe as respostas com sua rede de apoio para que vocês possam juntos buscar profissões que atendam, mesmo que de forma parcial, às suas expectativas para fazer pesquisas aprofundadas e conversar com profissionais que já estão na área.

É importante lembrar que todas as profissões terão aspectos não tão interessantes, então é raro quem consiga se identificar 100% com alguma profissão sem nenhuma ressalva :)

Boa jornada! 

Veja também: Guia gratuito com passo a passo para escolher uma profissão

Precisa de ajuda? Faça o teste vocacional gratuito!

Se você realmente precisa de um teste que te indique um caminho, você pode fazer o Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa.

O Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste são associadas profissões a habilidades, que, no final, descobre quais cursos tem mais a ver com você

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54