Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

7 dicas para acertar na escolha do orientador na pós-graduação

* Texto escrito pela colaboradora Erica Valério

“O curso, tá ok. Universidade, tá ok”. Mas como escolher um orientador na pós-graduação? Essa é uma função tão importante quanto o curso em si, uma vez que os conselhos destes anjos serão determinantes para uma jornada mais segura e direcionada durante todo programa. Tenha em mente que esse passo é essencial para conseguir apresentar um bom trabalho de conclusão de curso na pós-graduação.

Sabe aquele treinador de futebol? Podemos comparar o orientador a um deles, uma vez que o seu papel é muito próximo justamente por desempenhar uma função muito objetiva: fazer você correr em direção ao gol (que nesse caso, será o seu diploma). 

professor orientador pós-graduação
Sete dicas para acertar na escolha do orientador na pós-graduação

É justamente ele quem ajuda o estudante a definir o tema ideal e apontar a estrada “com menos buracos” para desenvolver uma pesquisa de qualidade. Erros, exigências com prazos e possíveis revisões também estão debaixo do guarda-chuva do orientador.

Essa figura é importante em todos os tipos de pós-graduações, tanto lato sensu (como especializações e MBA), quanto stricto sensu (mestrados e doutorados). 

Deu para sentir a responsabilidade? A Revista Quero elencou algumas dicas para que você acerte em cheio na escolha do seu orientador do ideal:

1. Tempo disponível para colaborar com o seu trabalho

Saiba que ajoelhar e pedir para que aquele professor que você morre de amores não é o caminho certo. Antes de tudo, entenda se ele terá tempo, disponibilidade e interesse pela temática escolhida por você. Sem esses pontos - antes dos demais - o seu projeto pode ser comprometido. Use e abuse de todos os recursos disponíveis, principalmente com o cenário atual, onde os meios digitais têm facilitado (e muito) o acesso a troca de experiências de qualquer lugar.

Leia também:
Tire suas dúvidas sobre uma pós-graduação de curta duração
Tudo sobre o Currículo Lattes segundo a Capes

2. O tema é muito importante: definam em conjunto

Definir o tema se achando o “rei ou rainha” da razão pode ser uma furada. O ideal é sempre consultar seu orientador para saber a opinião dele e verificar se há possibilidade para ajustes na linha de pesquisa. Acredite: essa etapa é muito bem apreciada pelo professor escolhido, então, é natural que ele se esforce mais e queira participar ativamente deste momento em específico.

3. Entenda a linha de pesquisa adotada por ele

A partir da linha de pesquisa de cada professor é sempre possível que as universidades indicam os orientadores mais adequados para determinado tema. A maioria dessas recomendações têm efeito positivo e são responsáveis pelo enriquecimento do trabalho de conclusão.

livros orientador trabalho conclusão de curso pós-graduação
7 dicas para acertar na escolha do orientador na pós-graduação

4. Relacionamento saudável

Aqui a expressão “mais que migos, friends” não pode acontecer. O aluno deve manter um bom relacionamento com o orientador, mas sem invadir a privacidade dele. Escolher um professor que tenha (em partes) a mesma linha de raciocínio é um bom caminho. Pense bem, os encontros serão mais produtivos e haverá menos espaços para conflitos entre vocês.

5. Compromisso e prestação de serviço

Os orientadores, em sua maioria, são sempre muito prestativos. Com isso, é possível concluir que eles estão sempre dispostos a ajudar e resolver possíveis dúvidas que o estudante tenha. Outro ponto importante: comprometimento - quando não há o compromisso por parte dele, certamente o resultado será afetado, ou seja, você terá problemas.

6. Orientador não é "santo milagreiro"

Entenda o seu papel de orientado. Todo o trabalho será feito por você – ele irá apenas te direcionar em todas as atividades que estarão 100% concentradas em você. Em resumo, seja organizado, estabeleça junto a ele calendário de prazos para que todas as entregas sejam realizadas dentro do melhor cenário possível.

7. Pesquise o histórico com outros alunos

A experiência de outros alunos que já concluíram o programa é um bom termômetro. Muitas vezes, um professor que tem bom desempenho em sala de aula (ou em plataformas digitais, como estamos vivenciando hoje em dia) pode não ter a mesma desenvoltura como orientador. Então, perguntar nunca é demais.

O que você achou das dicas? Está preparado ou preparada para escolher o orientador que vai te dar aquela mãozinha durante a pós-graduação? Comente aqui.

Encontrar bolsas de pós-graduação


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54