
5 conteúdos que mais caem em cada área do Enem; revise já
Isabella Baliana | 04/11/25Veja os 5 conteúdos mais cobrados em cada área do Enem e faça uma revisão final estratégica para se sair bem na prova.
Saiba o que pode e o que não pode levar no vestibular da Unicamp, incluindo regras sobre relógios, eletrônicos e itens permitidos na prova.
Se você está se preparando para o vestibular da Unicamp 2026, é importante conhecer todas as regras sobre o que pode ou não ser levado para a prova. Com as exigências rigorosas, qualquer deslize pode custar caro.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A Unicamp estabelece regras claras para garantir a segurança do processo seletivo. Entre as restrições mais comuns, está o uso de aparelhos eletrônicos, que são proibidos. Portanto, antes de sair de casa, vale revisar os itens que são permitidos e os que você deve deixar para trás, confira abaixo!
Veja: O que muda no vestibular da Unicamp 2026?
+ Pode levar mochila na prova da Unicamp 2026?

Não, o uso de relógios de qualquer tipo é proibido no vestibular da Unicamp. Assim como celulares, fones de ouvido e outros aparelhos eletrônicos, os relógios não podem ser levados para a sala de prova.
A Comvest, que organiza o exame, adota essa regra para evitar fraudes e garantir que nenhum equipamento eletrônico interfira na realização do exame.
Além disso, os candidatos podem ser submetidos a detectores de metais na entrada da prova, como forma de garantir que nenhum dispositivo eletrônico esteja sendo levado para dentro do local de aplicação.
Leia mais: Como é a 2º fase da Unicamp?
+ Quantas questões tem a 1ª fase da Unicamp? Saiba tudo sobre a prova
Os itens permitidos na prova são bastante restritos e seguem normas claras. Segundo o Manual da Unicamp 2026, candidato deve levar o documento de identidade original, o mesmo que foi utilizado no ato da inscrição.
Além disso, é obrigatório o uso caneta de tinta preta, feita em material transparente, não esqueça de levar! Outros itens permitidos incluem lápis preto, borracha e, caso necessário, régua transparente e compasso.
Confira: Qual é o formato de cada fase da Unicamp 2026? Confira!
Qual é a relação candidato-vaga para Medicina na Unicamp 2026?
Também é permitido levar alimentos leves, como balas, doces e líquidos (água, suco ou refrigerante). Os candidatos podem consumir esses alimentos durante a prova. Bermudas e roupas leves também são autorizadas, garantindo mais conforto durante o exame, que pode durar até cinco horas.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
A prova do vestibular da Unicamp é aplicada em duas fases. Na primeira fase, o candidato tem um tempo máximo de cinco horas para responder 72 questões de múltipla escolha, e só poderá sair da sala após duas horas do início da prova.
A segunda fase segue o mesmo padrão de tempo, sendo dividida em dois dias, com cinco horas de duração cada.
Vale lembrar que, nesta edição, a prova da Unicamp mudou de horário e irá começar pontualmente às 9 horas da manhã (horário de Brasília), assim, o candidato deve chegar ao local com pelo menos uma hora de antecedência para evitar problemas.
Saiba também: Quais são as obras cobradas no vestibular da Unicamp 2026?
Unicamp 2026: posso mudar a opção de curso ou cidade depois de inscrito?
Local de prova da Unicamp 2026 é divulgado; veja como acessar
Se você pretende fazer faculdade, saiba que a Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudos do país e pode te ajudar a entrar no curso superior que você sempre quis com muito desconto.
A Quero Bolsa oferece descontos de até 80% em milhares de faculdades brasileiras parceiras, em diversos cursos. Para ver as ofertas disponíveis, é só acessar o botão abaixo:
A Quero Bolsa, por exemplo, tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, incluindo: