Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Existe pós-graduação de 6 meses?

por Patrícia Carvalho em 27/08/21

O número de pós-graduações cresceu 48% na última década, conforme apontam os dados divulgados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mas será que a pós-graduação de 6 meses faz parte desse volume?

Mais de cinco milhões de brasileiros possuem um diploma de especialização, segundo um levantamento do Instituto Semesp de 2019. A formação, que sucede os cursos de graduações, tem se consolidado como uma forma de aprimorar a carreira, aprofundar os conhecimentos ou até mesmo mudar de área.

Porém, sua dinâmica se distingue das demais do Ensino Superior, o que pode levar a algumas dúvidas acerca de seu funcionamento, como a do período de duração de uma pós.

Para muitas pessoas que possuem o tempo livre mais limitado, ou que dependem da formação para dar um passo adiante na vida profissional, optar por uma formação mais rápida pode parecer a alternativa mais viável. Descubra a seguir se isso é possível.

calendário e relógio sobre a mesa - existe pós graduação de 6 meses? - revista quero

Existe pós-graduação de 6 meses?

O Ministério da Educação (MEC) não determina um período exato de duração para a pós-graduação. O que existe é uma carga horária mínima que deve ser respeitada pelas instituições de ensino que oferecem o curso. 

O tempo mínimo exigido pelo órgão é de 360 horas-aula. Essas horas podem ser distribuídas no período em que a instituição julgar mais adequado, inclusive 6 meses.

É importante ressaltar que as pós-graduações de 6 meses são do tipo lato sensu, isto é, focadas na especialização em uma determinada área do mercado de trabalho. MBA (Master Business Administration) e especializações fazem parte dessa categoria.

Já os cursos de pós stricto sensu, voltados para a carreira acadêmica, como o mestrado e o doutorado, possuem em média dois e quatro anos de duração, respectivamente.

Leia também: Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Quantas horas tem uma pós-graduação de 6 meses?

A carga horária mínima determinada pelo MEC é de 360 horas-aula. Portanto, esse é o mínimo de horas que uma pós-graduação de 6 meses pode ter.

Contudo, as instituições podem ultrapassar a quantidade mínima de horas se assim o desejarem. Nesse caso, o tempo de formação pode variar para cada universidade.

Leia mais: Vale a pena fazer uma pós-graduação de 6 meses?

O que é pós intensiva?

A pós-graduação intensiva é aquela em que o conteúdo da formação é passado em um curto período de tempo.

Para tanto, há um volume maior de atividades, avaliações e aulas quando comparada às pós-graduações com mais de um ano de duração. 

Isso é feito para que a carga-horária mínima seja cumprida em poucos meses. Por esse motivo, ela é chamada de pós intensiva. A pós-graduação de 6 meses é um exemplo de pós intensiva.

Leia mais: 
+Por que fazer uma pós-graduação de curta duração?
+Tire suas dúvidas sobre uma pós-graduação de curta duração

E pós-graduação de 6 meses EaD, existe?

Sim. É possível encontrar pós-graduação a distância com qualquer período de duração, até mesmo as com tempo de duração inferior a seis meses.

Assim como nas graduações, as pós-graduações funcionam com atividades, avaliações, aulas ao vivo e gravadas em uma plataforma online. As disciplinas são as mesmas que na modalidade presencial, com a diferença de que o aluno tem a flexibilidade para escolher os horários de estudo.

Leia mais: Qual a diferença entre uma pós-graduação presencial, semipresencial e EaD

Algumas instituições podem solicitar atividades presenciais, mesmo na modalidade EaD, mas como não é uma regra, é importante verificar essas informações junto à instituição de interesse antes de fazer a matrícula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Pós-graduação gratuita: como e onde fazer?

O Brasil conta com programas de pós-graduação que oferecem bolsas de estudo para a formação, como é o caso da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo). 

Para garanti-las, os candidatos devem passar por um processo seletivo que inclui entrevista, análise de currículo e apresentação de um projeto de pesquisa.

Veja também: Como conseguir uma bolsa para pós-graduação?

Além das bolsas, existe a possibilidade de conseguir descontos nas mensalidades dos cursos de pós-graduação. 

O Quero Bolsa, por exemplo, oferece descontos em todas as mensalidades dos cursos de pós a partir de uma parceria feita com instituições de ensino.

Nesse caso, o aluno não precisa passar por um processo seletivo. O único pré-requisito para obter o desconto é ter o diploma de graduação.

Com ele em mãos, basta acessar a lista de vagas com desconto para pós no site do Quero Bolsa, selecionar uma opção e efetuar a pré-matrícula. Veja a lista abaixo com alguns exemplos de instituições parceiras:


Encontrar bolsas de estudo para pós

Já escolheu um curso de pós-graduação? Compartilhe sua opção com a gente nos comentários abaixo.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54