Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Pós-graduação ou curso de extensão: qual a diferença?

por Caroline Sassatelli em 18/09/19 460 visualizações

Terminar uma graduação não é mais visto como garantia de sucesso no mercado de trabalho. Em busca de melhores oportunidades, muitas pessoas continuam estudando depois que se formam e optam por fazer um curso de extensão ou, ainda, uma pós-graduação.

estudante com livros
Afinal, você deve escolher fazer uma pós-graduação ou um curso de extensão?

Ambas alternativas são vantajosas e trazem conhecimentos mais aprofundados sobre determinado tema ou, ainda, uma nova visão e habilidades a respeito de certo assunto. Apesar das semelhanças - inclusive em sua importância - é necessário dizer que esses cursos têm grandes diferenças que podem ser essenciais para o aluno decidir qual caminho seguir. 

Leia também:
10 motivos para começar já sua pós-graduação
9 ferramentas indispensáveis para quem faz pós-graduação

Cursos de extensão

Fazendo um curso de extensão, o aluno ganhará mais conhecimento, mas não receberá nenhum título profissional ou diploma. Na verdade, esses cursos têm o propósito de mostrarem que o estudante está atualizado sobre determinado assunto ou, então, para traçar seus interesses profissionais ao longo da carreira. 

Atualmente existem três tipos de cursos de extensão: os cursos livres, cursos de 1º ou 2º grau e, por  fim, os cursos universitários. A primeira categoria não exige escolaridade prévia e está aberta para quem se interessar pelo assunto abordado nas aulas. Já o segundo tipo exige que o estudante seja formado no ensino fundamental ou médio, respectivamente. 

Por fim, os cursos universitários são voltados para quem completou o nível superior. Esse tipo é o mais procurado por universitários e pessoas que já atuam profissionalmente, até porque, normalmente, eles trazem conhecimentos práticos importantes para a carreira. 

Além disso, o tempo de duração de um curso de extensão costuma ser bastante curto. Seu período pode variar entre algumas horas, dias, ou poucos meses, por exemplo, e são oferecidos tanto na modalidade presencial, quanto a distância.

Ao final das aulas o aluno receberá um certificado de participação com a comprovação do número de horas estudadas. 

Pós-graduação

A pós-graduação pode ser lato sensu ou stricto sensu. No primeiro tipo se inserem as especializações e o MBA (Master in Business Administration) e, no segundo, os programas de mestrado e doutorado. Vale dizer que, independentemente da categoria, para cursar uma pós é necessário, obrigatoriamente, ter ensino superior completo.

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Os cursos lato sensu oferecem, na conclusão, um certificado de participação. Sua duração geralmente é maior do que uma extensão, pois devem ter, no mínimo, 360 horas de duração (sendo presenciais ou a distância). As aulas são ideais para quem deseja se tornar um especialista ou, ainda, se aprofundar a respeito de certo assunto. O MBA, por sua vez, é voltado para quem já tem experiência no mercado de trabalho e quer ganhar conhecimento na área de gestão e administração de negócios. 

Já a pós stricto sensu fornece um diploma ao final do curso e os alunos que a finalizaram recebem um título, como o de mestre ou doutorO mestrado costuma durar entre um e dois anos e, o doutorado, de dois a quatro. Esses programas são indicados para quem deseja atuar na área acadêmica ou, então, dedicar sua carreira à docência. 

Como são cursos longos, é importante que o profissional tenha certeza sobre a área em que deseja estudar. Isso porque se investe muito tempo (e, por vezes, bastante dinheiro) para realizar uma pós-graduação.

Qual escolher?

gif faça sua escolha
Faça sua escolha!

Para chegar a essa resposta é necessário fazer uma análise prévia de quais são os seus objetivos ao fazer o curso e também qual o seu momento atual (tanto financeiro, quanto de tempo disponível). 

Faça uma boa pesquisa entre todas as opções de cursos disponíveis e liste as que mais chamarem a sua atenção. Quem ainda não tem certeza sobre sua área de interesse na profissão, por exemplo, pode optar por cursos de extensão para expandir seus conhecimentos.

A extensão também é uma ótima alternativa para quem já fez uma pós-graduação, mas está buscando atualizar seus conhecimentos. 

A pós-graduação é mais indicada para quem já tem uma maior noção sobre a área que deseja atuar. O aluno, nesse curso, precisará de um tempo maior para estudar, fazer trabalhos, seminários e provas, por exemplo, bem como também tem que ter consciência que fará um investimento financeiro maior para realizar o curso. Apesar disso, ao final, ele será reconhecido como especialista, mestre ou doutor - o que agrega muito valor ao seu currículo. 

Decidiu por uma pós-graduação?

Se depois de analisar bastante as opções, você chegou à conclusão que uma pós-graduação será perfeita para o seu momento e para sua carreira, eu tenho uma boa notícia. Afinal, nada melhor do que estudar em uma instituição reconhecida e pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, não é mesmo?

Então está na hora de conhecer o Quero Bolsa, o site onde você pode garantir sua vaga e começar o curso dos seus sonhos - seja presencial, a distância, intensivo ou com uma duração maior. São diversas opções de especializações, MBA, doutorado e mestrado - inclusive no Direito. Não deixe passar a oportunidade de se tornar uma profissional mais qualificado na área jurídica. 

Dê uma olhada no link abaixo:

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54