Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Prouni: como a segunda chamada e a lista de espera funcionam?

Confira como funciona a segunda chamada do Prouni e como se inscrever na lista de espera do programa; saiba também outras formas de entrar na faculdade.

Atualizado em 23 de junho de 2023

No dia 27 de junho começam as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2023. A etapa vai até o dia 30 de junho.

O Prouni é o programa do governo que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior particulares de todo o Brasil.

Confira: Simulador de notas de corte grátis
Encontre bolsas de estudo de até 80%

lista de espera e segunda chamada prouni

Leia mais: Prouni Vagas Remanescentes: o que são?
Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Se você tem interesse no programa, saiba que ele possui duas chamadas, além de uma lista de espera. Cada fase do Prouni tem suas próprias características e é importante que o candidato esteja por dentro de tudo.

Como funciona a segunda chamada do Prouni?

Diferentemente do Sisu, no Prouni os futuros universitários concorrem à segunda chamada automaticamente. Isso porque, segundo o MEC, o programa realiza duas chamadas sucessivas.

Somente após a segunda chamada é preciso manifestar interesse na participação da lista de espera. A partir desse momento, as instituições de ensino que ainda possuem bolsas de estudo não ocupadas utilizam a lista de espera para convocar alunos.

Na edição de meio de ano de 2023, o Prouni realizará a segunda chamada no dia 24 de julho e os selecionados terão até o dia 3 de agosto para comprovarem suas informações.

Teste vocacional gratuito

Como funciona a lista de espera do Prouni?

Após a divulgação da primeira e da segunda chamada, alguns candidatos selecionados desistem da vaga ou não conseguem apresentar os documentos exigidos em tempo hábil. Assim, os estudantes que se inscrevem na lista de espera são beneficiados.

De acordo com informações do MEC, para participar da lista de espera do Prouni o candidato precisa, obrigatoriamente, confirmar na página do Prouni o interesse na bolsa de estudo.

É importante destacar que isso precisa ser feito dentro do prazo estabelecido no calendário do programa. Na edição do segundo semestre de 2023, a inscrição na lista de espera deve acontecer entre os dias 14 e 15 de agosto.

Ainda conforme o MEC, é possível participar da lista de espera de duas formas:

  • Exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção: no caso dos candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares; ou pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma;

  • Exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção: no caso dos candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares por falta de formação de turma na primeira opção de curso; não pré-selecionados nas chamadas regulares, por falta de bolsas disponíveis na primeira opção de curso; ou pré-selecionados na primeira opção de curso, mas que não conseguiram se matricular por falta de formação de turma.

Veja também: Prouni: cursos para fazer com 600 pontos no Enem
Não passei no Sisu, Prouni e Fies, e agora?

    Entenda o Prouni

    O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Para isso, o programa oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%).

    A participação no Prouni se dá por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso que o estudante tenha atingido a pontuação mínima de 450 pontos, sem zerar a redação. Além disso, o estudante interessado em concorrer a uma bolsa de estudo pelo Prouni tem que cumprir outros requisitos, tais como:

    • Não ter diploma de ensino superior;

    • Ser pessoa com deficiência;

    • Ser professor da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas de estudo em cursos de licenciatura.

    Veja também: Prouni e Fies devem acabar? Entenda a polêmica
    Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

    Simulador de notas de corte

    Para saber suas chances de passar no Prouni, Sisu ou Fies a melhor indicação é utilizar um simulador de notas de corte. A Quero Bolsa oferece um sem custo nenhum. Confira:

    Simule sua nota

    Não consegui uma vaga pelo Prouni, e agora?

    Se você não conseguiu sua vaga na faculdade pelo Prouni, não desista de ingressar no ensino superior. Há outros meios de realizar isso. Pela Quero Bolsa, por exemplo, é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos e em diversas instituições. 

    Encontre bolsas de estudo

    A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino superior. Confira abaixo algumas bem avaliadas pelo MEC:

    As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

    Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

    Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

    Gostando dessa matéria?

    Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

    Personagem segurando um sino de notificações