Quem tem direito a vaga remanescente?
Para concorrer a uma vaga remanescente, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:
Ser brasileiro e não ter diploma de curso superior;
Professor da rede pública de ensino que não tenha participado do Enem (para cursos de licenciatura);
Ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com nota acima de 450 pontos nas áreas do conhecimento e acima de zero na redação;
Ter renda de até três salários mínimos por pessoa.
Os alunos selecionados deverão comprovar a situação econômica com a apresentação de toda a documentação exigida no processo seletivo regular, na instituição de ensino escolhida.
É importante ressaltar que a bolsa passa a ser válida a partir da data de emissão do Termo de Concessão da Bolsa. Portanto, as mensalidades que já foram pagas pelo estudante não serão devolvidas.
Veja também: Prouni: documentos necessários para matrícula
+ Mudanças no Prouni: entenda tudo sobre a nova lei
Como se candidatar para vagas remanescentes?
As vagas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas por candidatos da primeira, segunda fase e da lista de espera. Por esse motivo, é comum que elas sejam disponibilizadas depois que o período letivo nas faculdades já começou.
Normalmente, as vagas remanescentes do primeiro semestre são ofertadas no mês de março e as do segundo semestre, no mês de agosto.
O edital para vagas remanescentes é divulgado na página do Prouni, site em que as inscrições devem ser feitas. Por isso, fique atento!